[gicom] Planalto apresenta no FISL estratégia para redes sociais

Hélio Leite Teixeira heliolteixeira em gmail.com
Segunda Junho 15 13:52:11 BRT 2009

Angelo,

A resposta para a sua pergunta é: depende.

Quando falamos de "conversas" em um ambiente de web social, dois
fatores atuam de maneira decisiva para determinar "o como", "o quando"
e em "quais condições" acontece ou não o diálogo.

O primeiro aspecto é a relevância e/ou interesse comum. Se uma rede
social estiver tratando de um assunto que seja relevante e/ou
interessante aos membros de outra rede social, as duas redes sociais
podem empreender uma conversa (ou diálogo, como queiram). E isso já
acontece com muita frequência nos dias de hoje.

O segundo aspecto que conspira a favor desse diálogo, é a mudança
radical que já está acontecendo no consumo de mídia. Estamos vendo a
substituição do consumo individualizado e personalizado pelo consumo
como prática interligada em rede. Na verdade, em vez de falar de mídia
pessoal, talvez devêssemos falar de mídia comunitária - uma mídia que
se torna parte de nossas vidas enquanto membros de uma comunidade,
seja pessoalmente, em nível local, seja pela internet. E toda essa
transformação está sendo construída em torno da COLABORAÇÃO entre
comunidades.

Para concluir, acredito que ainda é muito cedo para entendermos ou
fornecermos todas as respostas que pipocam em nossas cabeças quando
falamos em mídias sociais. As mudanças e os efeitos destas mudanças
não se restringem apenas à produção e circulação de novas idéias, mas
também pelo acesso a novas estruturas sociais (inteligência coletiva)
e a novos e inovadores modelos de produção cultural (cultura
participativa). Portanto, para aqueles que desejam entender e/ou
encontrar respostas para os desafios pessoais e organizacionais
impostos pela revolução em curso, meu único conselho é PARTICIPEM DO
DIÁLOGO!!!!

ALE/AL

Hélio Leite Teixeira
Assembléia Legislativa de Alagoas