[gicom] RES: RES: RES: Campanha para ampliação das comunidades

Davi Lima de Medeiros davimedeiros em interlegis.gov.br
Quarta Junho 3 15:21:48 BRT 2009


Concordo plenamente! Debates como este - e o proposto pelo Jean no último email "Desafio Design Livre" são hiper salutares ao crescimento do GICOM. Assim como uma (ainda) maior integração com o Chapa Branca, veículo que rapidamente conquistou (por absoluto esforço e mérito) peso maior ou igual ao do GICOM - como braço de Comunicação do Interlegis.

Imagino até que quando forem estipuladas metas de crescimento no PE, deva-se considerar a sustentabilidade, isto é, limites - bem como fluxos de trabalho, coleta, filtragem, reciclagem -, pois é bem possível que logo logo o GICOM se torne um fórum ímpar no Brasil para a discussão de políticas de comunicação pública e não queremos perder o foco floodar a lista. Estou falando isso tudo com medo das balas de canhão mencionadas =)

Abraço!
Davi Lima


-----Mensagem original-----
De:	gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br em nome de Hélio Leite Teixeira
Enviada:	qua 3/6/2009 14:31
Para:	Grupo Interlegis de Comunicação
Cc:	
Assunto:	Re: [gicom]RES: RES: Campanha para ampliação das comunidades

Para concluir, quando você afirma "Agora... Vocês repararam que somo
apenas três a discutir???????" vejo aqui o MAIS FORTE argumento para
fazermos essa discussão aqui mesmo, pois entendo que, primeiro,
qualidade e quantidade nem sempre são grandezas diretamente
proporcionais e segundo, de acordo com a nossa experiência no Gitec, é
justamente este tipo de debate que proporcionam o crescimento
qualitativo e quantitativo de uma lista de discussão.

-- 
Hélio Leite Teixeira
Assembléia Legislativa de Alagoas
Acesse o http://ChapaBranca.com



2009/6/3 James R. Menezes de Carvalho <jamescarvalho em interlegis.gov.br>:
> Amigos Helio e Angelo.
> Concordo com tudo o que foi "dito" até agora.
> A discussão sempre leva a novas idéias e soluções.
> Agora... Vocês repararam que somo apenas três a discutir???????
> Olha que isso é um tema fundamental para a comunidade de comunicação. Como essa comunidade pode auxiliar para convencer outros a virem efetivamente participar... Esse trabalho seja de que forma for... Viral, epidemia, tosse, espirro, espasmo... Sei lá... É um trabalho de comunicação, relacionamento forte e até agora somos apenas três a discutir...
> Se vocês entraram na nossa página hoje, na manchete tem um pequeno texto sobre o COLAB (nome que não me agrada acho que devemos reforçar a COMUNIDADE) na tentativa de começarmos pelo PORTAL a chamar / divulgar as COMUNIDADES.
> Quanto à metas ou caminhos, vocês já acessaram o projeto completo no site do BID? Lá vocês terão todo o projeto e as metas a serem alcançadas (quadro que começa na página 37). A partir daquelas informações / metas a serem alcançadas que pretendemos que seja definido o PE de Marketing.
> Leiam e vamos discutir.
> Helio, quanto às ostras tô fora... Rsrsrsrs
> Saudações a todos.
>
> James R. M. de Carvalho
> Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo - SSFAC
> (061) 3311.2634
>
> -----Mensagem original-----
> De: gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br [mailto:gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br] Em nome de Hélio Leite Teixeira
> Enviada em: terça-feira, 2 de junho de 2009 20:26
> Para: Grupo Interlegis de Comunicação
> Assunto: Re: [gicom]RES: Campanha para ampliação das comunidades
>
> Então vamos sugerir as duas abordagens, pois uma completa a outra.
>
> Grande abraço,
>
> Hélio Teixeira
> ALE/AL
>
> 2009/6/2 Angelo Marcondes de Oliveira Neto <angelomarcondes em gmail.com>:
>> Exatamente Hélio,
>>
>> Concordo plenamente,
>> Mas ainda insisto que devemos valorizar nossos faróis, nossos nortes,
>> assim transformaremos o viral em epidemia.
>>
>> Abraços
>>
>> Angelo Marcondes de Oliveira Neto.
>> Assessor de informática. - Câmara Municipal de Carneirinho.
>> www.cmcarneirinho.mg.gov.br  - uaigeek.blogspot.com
>> angelomarcondes em gmail.com - (34) 91414287 e 9978-5076 "Não existe
>> inseticida para filosofia barata"
>>
>>
>> 2009/6/2 Hélio Leite Teixeira <heliolteixeira em gmail.com>
>>>
>>> Isso mesmo Angelo, acho que as pequenas ações quando bem conduzidas e
>>> planejadas, podem trazer grande e maravilhosos benefícios a todos.
>>>
>>> Mas acredito também que não podemos desperdiçar alguns "canhões de
>>> comunicação" que nós temos à nossa disposição.
>>>
>>> Vou citar dois exemplos destes canhões aos quais estou me referindo:
>>>
>>> CANHÃO 1 - O portal do Interlegis. Para quem não sabe, o Portal do
>>> Interlegis recebe quase 10 mil visitas por dia. Isso mesmo, 10 mil
>>> visita por dia. E isso é muita coisa. Se bem utilizado, pode ser uma
>>> fantástica para o fortalecimento das nossas comunidades.
>>>
>>> CANHÃO 2 - Todos os anos o Interlegis promove uma série de eventos
>>> muito legais em todo o país. Recentemente participei de um aqui em
>>> Maceió que, de tão bom e útil, até hoje as pessoas comentam algumas
>>> das palestrar que assisti, sobretudo uma delas que falou sobre
>>> nepotismo. Uma palestra excelente.
>>> Mais aí cabe uma pergunta: Por que não utilizarmos estes eventos
>>> TAMBÉM para o fortalecimento das nossas Comunidades? Por que não
>>> utilizarmos estes eventos para trazer mais gente para as nossas
>>> comunidades? Por que não definirmos desde já como uma "cláusula
>>> pétrea" da nossa política comunicação algo do tipo: "Todo evento do
>>> Interlegis deve ter como objetivo PRINCIPAL ou SECUNDÁRIO o
>>> fortalecimento das nossas comunidades"?
>>>
>>> São questões como estas que desejo discutir dentro do Plano de
>>> Comunicação do Interlegis II, daí a minha sugestão de abrir o debate
>>> aqui no GICOM.
>>>
>>> Grande abraço querido Felpudinho,
>>>
>>> Hélio Teixeira
>>> ALE/AL
>>>
>>> 2009/6/2 Angelo Marcondes de Oliveira Neto <angelomarcondes em gmail.com>:
>>> > Senhores,
>>> >
>>> > Observem,
>>> > O que tem mais trazido usuários as listas?
>>> > Algo impessável até anos atrás, a propaganda viral!
>>> > Portanto, ao invés de focar todo o planejamento e energia em
>>> > projetos de enorme envergadura, temos que observar que as listas
>>> > tem se erguido a partir de ações de promoção da mesma, por gente de
>>> > dentro da mesma.
>>> > Vide isso o exemplo do Gicom, com o Hélio Gial, com o professor
>>> > Arno Gitec, com a ação Jedis.
>>> > Observerm, são ações deste tipo que atraem intelectos e pseudo
>>> > intelecos pra lista.
>>> > Observem...
>>> >
>>> > Abraços
>>> >
>>> > Angelo Marcondes de Oliveira Neto.
>>> > Assessor de informática. - Câmara Municipal de Carneirinho.
>>> > www.cmcarneirinho.mg.gov.br  - uaigeek.blogspot.com
>>> > angelomarcondes em gmail.com - (34) 91414287 e 9978-5076 "Não existe
>>> > inseticida para filosofia barata"
>>> >
>>> >
>>> > 2009/6/2 James R. Menezes de Carvalho
>>> > <jamescarvalho em interlegis.gov.br>
>>> >>
>>> >> Prezado Helio, antes de mais nada um grande abraço.
>>> >> Como sempre muito didático e competente.
>>> >> Concordo plenamente com as suas observações.
>>> >> Entretanto, devemos dividir as duas situações. A primeira, diz
>>> >> respeito à mensagem do Jean quanto ao incentivo ao aumento e
>>> >> participação nas Comunidades e a segunda, o Plano Estratégico.
>>> >> Vou começar pela segunda.
>>> >> Desde que cheguei ao Interlegis, venho batalhando pela elaboração
>>> >> do PE de Marketing. Para informação de toda a comunidade, acho que
>>> >> agora vai sair. No planejamento do Interlegis II foi incluído e no
>>> >> PRODOC (Documento de
>>> >> projeto) está prevista a elaboração do PE de Marketing (com
>>> >> recursos
>>> >> alocados) e prevendo uma série de encontros presenciais da
>>> >> comunidade de comunicação e, também, discussão pela lista.
>>> >> Já estou preparando o Termo de Referência para a contratação de
>>> >> uma empresa especializada para desenvolvimento dos trabalhos.
>>> >> Tenho em mente que não podemos desenvolver nada sem a colaboração
>>> >> e participação do GICOM.
>>> >> Entretanto, observamos que o GICOM (e as demais comunidades) ainda
>>> >> apresentam um número de participantes relativamente pequeno (tanto
>>> >> em quantidade quanto em participação efetiva / troca de idéias e
>>> >> informações)
>>> >> quando se trata de Legislativo brasileiro. Aí, surge a primeira
>>> >> situação.
>>> >> Após a criação da Comunidade Interlegis, a área técnica nos
>>> >> procurou
>>> >> (SSFAC) para preparar uma campanha voltada para aumento da "massa
>>> >> crítica"
>>> >> nas comunidades. A Julianna está preparando uma "boneca" do
>>> >> projeto, com algumas ações de curto prazo voltadas, em um primeiro
>>> >> momento, para aumentar o número de componentes das comunidades
>>> >> (precisamos definir uma meta, ou seja, quanto queremos crescer nos
>>> >> próximos 03 meses? - aceitamos sugestões), em uma segunda fase
>>> >> pretendemos "cutucar" aqueles que "estão" na comunidade mas, no
>>> >> entanto, não participam "das discussões".
>>> >> Entendemos que com o aumento da "massa crítica" e da participação
>>> >> qualquer ação desenvolvida a partir daí passa a ter maior respaldo
>>> >> da comunidade e ressonância no legislativo, inclusive o Plano
>>> >> Estratégico de Marketing.
>>> >> Vamos conversar mais.
>>> >> Um forte abraço.
>>> >>
>>> >> James R. M. de Carvalho
>>> >> Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do
>>> >> Legislativo - SSFAC
>>> >> (061) 3311.2634
>>> >>
>>> >> -----Mensagem original-----
>>> >> De: gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br
>>> >> [mailto:gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br] Em nome de Hélio
>>> >> Leite Teixeira Enviada em: terça-feira, 2 de junho de 2009 14:44
>>> >> Para: Grupo Interlegis de Comunicação
>>> >> Cc: Comunidade do Poder Legislativo
>>> >> Assunto: Re: [gicom]Campanha para ampliação das comunidades
>>> >>
>>> >> Amigo Jean,
>>> >> A sua idéia é fantástica e deve ser abraçada por todos nós com o
>>> >> espírito semelhante ao de mutirão. Onde todos são atores e
>>> >> cúmplices da ação.
>>> >>
>>> >> Vou aproveitar a sua deixa para lançar uma discussão muito
>>> >> importante e que deve preceder as ações sugeridas por você em sua
>>> >> mensagem. Antes de discutir ações e/ou campanhas de comunicação é
>>> >> preciso discutir o futuro da Comunicação do Interlegis. Se não
>>> >> sabemos aonde queremos ir não chegaremos em lugar algum.
>>> >>
>>> >> A idéia aqui é AJUDAR os profissionais de comunicação e os
>>> >> gestores do Programa. Quero tratar da questão por um ponto de
>>> >> vista pouco abordado até aqui, a chamada visão "da ponta do
>>> >> processo", trazer um olhar "de fora"
>>> >> para
>>> >> a questão, apesar de me considerar uma pessoa "de dentro", pois
>>> >> além de ser um assíduo colaborador do Programa, sou também um
>>> >> usuário dos produtos e serviços do Interlegis.
>>> >>
>>> >> Quero compartilhar com todos vocês um pouco do que penso sobre o
>>> >> tema e ao mesmo tempo, baseado em minha experiência como
>>> >> profissional de comunicação, apontar caminhos e soluções para
>>> >> superarmos alguns desafios que se apresentam neste momento.
>>> >>
>>> >> O primeiro ponto que desejo abordar é a questão do Planejamento de
>>> >> Comunicação do programa. A ausência de um planejamento de
>>> >> comunicação adequado na primeira fase projeto, trouxe
>>> >> conseqüências negativas para o Programa como um todo. Desde o
>>> >> planejamento da oferta de valor até na forma como o programa é
>>> >> visto pelo seu target.
>>> >>
>>> >> Você pode estar me perguntando. Por que é tão importante ter um
>>> >> bom planejamento de Comunicação?  Para não me estender muito em
>>> >> minha resposta, pois o assunto renderia mais de um livro, vou me
>>> >> ater apenas ao aspecto prático da questão.
>>> >>
>>> >> É através do Planejamento de Comunicação que qualquer organização
>>> >> planeja a sua oferta de valor - materializada nos seus produtos e
>>> >> serviços - para os seus públicos. É através do Planejamento de
>>> >> Comunicação que geramos as expectativas (a promessa de valor) na
>>> >> cabeça do nosso target. E aqui está um ponto crucial, se gerarmos
>>> >> as expectativas erradas nas cabeças dos nossos clientes,
>>> >> expectativas que não podemos atender, fatalmente iremos
>>> >> frustrá-los, e conseqüentemente, não alcançaremos os nossos
>>> >> objetivos organizacionais.
>>> >>
>>> >> No caso do Interlegis, essa mensagem errada trouxe conseqüências
>>> >> nefastas para a própria marca Interlegis. O conceito mais moderno
>>> >> de marca aponta para três aspectos ou processos que acontecem na
>>> >> cabeça dos clientes, e que resultam na imagem de uma marca. O
>>> >> primeiro aspecto é o do diálogo, uma marca é um diálogo constante,
>>> >> portanto, é preciso saber o que dizer. O segundo aspecto é o da
>>> >> promessa de valor, é preciso planejar e comunicar cuidadosamente a
>>> >> oferta de valor da organização, evitando promessas e/ou mensagens
>>> >> irreais. O terceiro aspecto é o da experiência, a imagem que os
>>> >> clientes constroem em nossas cabeças sobre determinada marca, é
>>> >> fruto das experiências que eles têm temos com os produtos e
>>> >> serviços oferecidos (ou
>>> >> prometidos) pela marca.
>>> >>
>>> >> Pois bem, o Interlegis precisa planejar a sua Comunicação. Para
>>> >> com isso, gerenciar e reposicionar a sua marca na cabeça dos seus
>>> >> clientes.
>>> >> Apagar a
>>> >> imagem paternalista construída pelas adesões "compradas" das casas
>>> >> legislativas na fase Um, para uma imagem de fomentador da
>>> >> modernização, de parceiro do Legislativo no seu caminho da
>>> >> modernização. (Ouçam o Podcast que publicamos sobre o tema:
>>> >> http://comunicacaochapabranca.com.br/?p=6033)
>>> >>
>>> >> O bom de tudo isso é que o Interlegis já dispõe de todas (ou quase
>>> >> todas) as informações e recursos necessários para a realização de
>>> >> um Plano de Comunicação, todas as informações já estão disponíveis
>>> >> nos dados apurados no I CENSO DO LEGISLATIVO.
>>> >>
>>> >> Explico, de forma resumida e direta, para se comunicar
>>> >> eficazmente, é preciso identificar uma necessidade; priorizar o
>>> >> que for mais importante; decidir o que deseja comunicar; torná-lo
>>> >> pertinente para a audiência e depois repetir, repetir...
>>> >>
>>> >> Normalmente a fase mais difícil é a primeira, a identificação da
>>> >> necessidade. No mundo privado as empresas gastam fortunas com
>>> >> pesquisas e mais pesquisas para entenderem o que se passa na
>>> >> cabeça dos seus clientes. O Interlegis não tem esse problema, pois
>>> >> a resposta para todos (ou quase
>>> >> todos) os questionamentos necessários à execução do Plano de
>>> >> Comunicação, já estão disponíveis no I Censo do Legislativo,
>>> >> conduzido com maestria pela querida Telma Veturelli e pelo
>>> >> competentíssimo José Dantas (diretor do Interlegis).
>>> >>
>>> >> Isso mesmo, o Interlegis possui algo que nenhuma outra organização tem.
>>> >> O
>>> >> Interlegis tem em suas mãos, um raio-x completíssimo de toda a
>>> >> estrutura de organizacional, estrutural, política e material de
>>> >> todos os seus clientes.
>>> >>
>>> >> Através dos dados do Censo é possível identificar até quantos e
>>> >> quais clientes estão distribuídos dentro do que chamamos de
>>> >> espectro do relacionamento.  Explico, toda a Organização (o
>>> >> Interlegis inclusive) tem os seus clientes distribuídos ao longo
>>> >> de um espectro, que vai desde aqueles clientes potenciais que não
>>> >> conhecem os nossos produtos e serviços (as vezes até desconhecem a
>>> >> existência da Organização), passa por aqueles que conhecem e não
>>> >> utilizam, e vai até o outro extremo povoado por aqueles que
>>> >> conhecem, utilizam e são "evangelizadores" dos produtos da
>>> >> Organização. Para cada posição neste espectro é necessário enviar
>>> >> uma mensagem distinta, e vocês sabem onde definimos todas essas
>>> >> questões? No Plano de Comunicação.
>>> >>
>>> >> Para concluir, repito, é preciso elaborar um Plano de Comunicação
>>> >> para o Interlegis, um Plano de Comunicação que tenha como foco
>>> >> principal o fortalecimento daquilo que nós temos de mais valioso,
>>> >> as nossas comunidades.
>>> >> E tenho certeza, não existe lugar melhor para discutir isso, do
>>> >> que aqui no GICOM.  Como a maioria aqui, eu tenho um monte de
>>> >> idéias e sugestões que podem ser úteis neste processo. Mas antes
>>> >> mais nada é preciso iniciarmos o debate e, em minha opinião, este
>>> >> é o momento ideal para fazermos isso.
>>> >>
>>> >> Grande abraço,
>>> >> --
>>> >> Hélio Leite Teixeira
>>> >> Assembléia Legislativa de Alagoas
>>> >> Acesse o http://ChapaBranca.com
>>> >>
>>> >>
>>> >>
>>> >> 2009/6/2 Jean Rodrigo Ferri <jeanferri em interlegis.gov.br>:
>>> >> > Olá pessoal,
>>> >> >
>>> >> > Nos últimos dias estamos discutindo sobre a ampliação das
>>> >> > Comunidades Interlegis. A comunicação do Interlegis está
>>> >> > começando a esboçar um projeto cujo objetivo é trazer novos
>>> >> > participantes para as 4 listas atuais (GICOM, GITEC, GIAL e
>>> >> > Interlegis), e nós, da tecnologia, estamos trabalhando nos
>>> >> > ambientes wiki para apoiar as práticas dessas comunidades.
>>> >> >
>>> >> > Nesta lista GICOM estão presentes todos os membros do setor de
>>> >> > comunicação do Interlegis, membros de várias Casas Legislativas,
>>> >> > além de cidadãos interessados. Por esse motivo gostaríamos de
>>> >> > trazer esta discussão para cá, para que o GICOM possa ajudar o
>>> >> > Interlegis a planejar como atingir esse objetivo de ampliação
>>> >> > das comunidades.
>>> >> >
>>> >> > A Julianna Silva poderá dar mais detalhes sobre algumas
>>> >> > ferramentas que o Interlegis dispõem para essa ampliação, mas
>>> >> > gostaríamos de saber quais as estratégias de comunicação que
>>> >> > vocês acham importantes para atingirmos esse objetivo?
>>> >> >
>>> >> > Abraço,
>>> >> >
>>> >> > --
>>> >> > Jean Ferri
>>> >> > Analista de Sistemas
>>> >> > Programa Interlegis - Brasília (DF) *Esta mensagem foi enviada
>>> >> > pelo software livre Mozilla Thunderbird*
>>> >> > --
>>> >> > Site da Comunidade GICOM
>>> >> > http://colab.interlegis.gov.br
>>> >> >
>>> >> > Para pesquisar o histórico da lista visite:
>>> >> > http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>>> >> >
>>> >> > Para administrar sua conta visite:
>>> >> > http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>>> >> >
>>> >> --
>>> >> Site da Comunidade GICOM
>>> >> http://colab.interlegis.gov.br
>>> >>
>>> >> Para pesquisar o histórico da lista visite:
>>> >> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>>> >>
>>> >> Para administrar sua conta visite:
>>> >> http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>>> >>
>>> >>
>>> >> --
>>> >> Site da Comunidade GICOM
>>> >> http://colab.interlegis.gov.br
>>> >>
>>> >> Para pesquisar o histórico da lista visite:
>>> >> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>>> >>
>>> >> Para administrar sua conta visite:
>>> >> http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>>> >
>>> >
>>> > --
>>> > Site da Comunidade GICOM
>>> > http://colab.interlegis.gov.br
>>> >
>>> > Para pesquisar o histórico da lista visite:
>>> > http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>>> >
>>> > Para administrar sua conta visite:
>>> > http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>>> >
>>>
>>>
>>>
>>> --
>>> Hélio Leite Teixeira
>>> Assembléia Legislativa de Alagoas
>>> Acesse o http://ChapaBranca.com
>>> --
>>> Site da Comunidade GICOM
>>> http://colab.interlegis.gov.br
>>>
>>> Para pesquisar o histórico da lista visite:
>>> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>>>
>>> Para administrar sua conta visite:
>>> http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>>
>>
>> --
>> Site da Comunidade GICOM
>> http://colab.interlegis.gov.br
>>
>> Para pesquisar o histórico da lista visite:
>> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>>
>> Para administrar sua conta visite:
>> http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>>
>
>
>
> --
> Hélio Leite Teixeira
> Assembléia Legislativa de Alagoas
> Acesse o http://ChapaBranca.com
> --
> Site da Comunidade GICOM
> http://colab.interlegis.gov.br
>
> Para pesquisar o histórico da lista visite:
> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>
> Para administrar sua conta visite:
> http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>
>
> --
> Site da Comunidade GICOM
> http://colab.interlegis.gov.br
>
> Para pesquisar o histórico da lista visite:
> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>
> Para administrar sua conta visite:
> http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>
-- 
Site da Comunidade GICOM
http://colab.interlegis.gov.br

Para pesquisar o histórico da lista visite:
http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas

Para administrar sua conta visite:
http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom



-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gicom/attachments/20090603/78a9df38/attachment.htm 


Mais detalhes sobre a lista de discussão GICOM