[gicom] RES: RES: Campanha para ampliação das comunidades

Hélio Leite Teixeira heliolteixeira em gmail.com
Quarta Junho 3 14:31:22 BRT 2009


Amigo James,

Como eu já havia mencionado na mensagem anterior, ao contrário da
lista GITEC que sempre foi prestigiada pelo pessoal de TI do
Interlegis. Sendo consultada sobre os rumos e a estratégia de
atualização dos os produtos de TI, a Comunidade Gicom foi
completamente ignorada pelo próprio Programa.

Para você ter uma idéia, durante quase 6 meses a lista ficou
literalmente parada por falta de um moderador. Vários colegas meus
profissionais de comunicação solicitaram a adesão a lista e ficaram
esperando por inacreditáveis 6 meses pelo "aceite" do moderador. Se
não fosse o esforço do amigo Rodrigo Luz que assumiu mais essa tarefa
(ele já modera o Gitec, Gial e Interlegis) até hoje ela estaria
literalmente parada.

Se você analisar o histórico da lista Gicom, você vai poder constatar
o que estou querendo dizer quando falo que a lista foi completamente
ignorada pelo pessoal de comunicação do Programa. Com exceção de
algumas raríssimas exceções (e você é uma delas) quase ninguém
diretamente envolvido no Setor de Comunicação do Interlegis postou
sequer uma única mensagem na lista. Nem pra dizer um gracioso Feliz
Natal! rsrsrsrs

O resultado não poderia ser outro, a lista Gicom vive hoje da
contribuição de um grupo muito reduzido de pessoas.

Portanto, antes de se fazer qualquer campanha para o "crescimento" do
Gicom é preciso antes de mais nada, que o Interlegis, sobretudo o
pessoal de comunicação da Casa, abrace a idéia. Transforme ela num
fórum de debates e discussões.

Não estou pedindo que sejamos a instância decisória máxima de nada,
até porque isso seria impossível nos dias de hoje. O que estou
reivindicando é que vocês envolvam os interessados (as comunidades)
nas discussões sobre os destinos  da Comunicação do Interlegis.
Acredite, nós temos informações que vocês, sozinhos, jamais terão,
pois estamos na ponta do processo e temos uma visão privilegiada dos
resultados (positivos e negativos) do trabalho de vocês, a nossa
opinião (da Comunidade) pode ser de grande valia para vocês executores
do Programa.

O mundo da Comunicação público e privado (eu atuo nos dois) está
trilhando por um caminho de construção coletiva do conhecimento. E
podem ter certeza de uma coisa, eles não estão fazendo isso pelo fato
disso ser uma decisão "politicamente correta" não. Eles estão fazendo
isso porque isso traz melhores resultados!!!!!!!

Para concluir, quando você afirma "Agora... Vocês repararam que somo
apenas três a discutir???????" vejo aqui o MAIS FORTE argumento para
fazermos essa discussão aqui mesmo, pois entendo que, primeiro,
qualidade e quantidade nem sempre são grandezas diretamente
proporcionais e segundo, de acordo com a nossa experiência no Gitec, é
justamente este tipo de debate que proporcionam o crescimento
qualitativo e quantitativo de uma lista de discussão.

Quanto as ostras, você está certíssimo rsrsrsrsrsrs

Grande abraço,
-- 
Hélio Leite Teixeira
Assembléia Legislativa de Alagoas
Acesse o http://ChapaBranca.com



2009/6/3 James R. Menezes de Carvalho <jamescarvalho em interlegis.gov.br>:
> Amigos Helio e Angelo.
> Concordo com tudo o que foi "dito" até agora.
> A discussão sempre leva a novas idéias e soluções.
> Agora... Vocês repararam que somo apenas três a discutir???????
> Olha que isso é um tema fundamental para a comunidade de comunicação. Como essa comunidade pode auxiliar para convencer outros a virem efetivamente participar... Esse trabalho seja de que forma for... Viral, epidemia, tosse, espirro, espasmo... Sei lá... É um trabalho de comunicação, relacionamento forte e até agora somos apenas três a discutir...
> Se vocês entraram na nossa página hoje, na manchete tem um pequeno texto sobre o COLAB (nome que não me agrada acho que devemos reforçar a COMUNIDADE) na tentativa de começarmos pelo PORTAL a chamar / divulgar as COMUNIDADES.
> Quanto à metas ou caminhos, vocês já acessaram o projeto completo no site do BID? Lá vocês terão todo o projeto e as metas a serem alcançadas (quadro que começa na página 37). A partir daquelas informações / metas a serem alcançadas que pretendemos que seja definido o PE de Marketing.
> Leiam e vamos discutir.
> Helio, quanto às ostras tô fora... Rsrsrsrs
> Saudações a todos.
>
> James R. M. de Carvalho
> Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo - SSFAC
> (061) 3311.2634
>
> -----Mensagem original-----
> De: gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br [mailto:gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br] Em nome de Hélio Leite Teixeira
> Enviada em: terça-feira, 2 de junho de 2009 20:26
> Para: Grupo Interlegis de Comunicação
> Assunto: Re: [gicom]RES: Campanha para ampliação das comunidades
>
> Então vamos sugerir as duas abordagens, pois uma completa a outra.
>
> Grande abraço,
>
> Hélio Teixeira
> ALE/AL
>
> 2009/6/2 Angelo Marcondes de Oliveira Neto <angelomarcondes em gmail.com>:
>> Exatamente Hélio,
>>
>> Concordo plenamente,
>> Mas ainda insisto que devemos valorizar nossos faróis, nossos nortes,
>> assim transformaremos o viral em epidemia.
>>
>> Abraços
>>
>> Angelo Marcondes de Oliveira Neto.
>> Assessor de informática. - Câmara Municipal de Carneirinho.
>> www.cmcarneirinho.mg.gov.br  - uaigeek.blogspot.com
>> angelomarcondes em gmail.com - (34) 91414287 e 9978-5076 "Não existe
>> inseticida para filosofia barata"
>>
>>
>> 2009/6/2 Hélio Leite Teixeira <heliolteixeira em gmail.com>
>>>
>>> Isso mesmo Angelo, acho que as pequenas ações quando bem conduzidas e
>>> planejadas, podem trazer grande e maravilhosos benefícios a todos.
>>>
>>> Mas acredito também que não podemos desperdiçar alguns "canhões de
>>> comunicação" que nós temos à nossa disposição.
>>>
>>> Vou citar dois exemplos destes canhões aos quais estou me referindo:
>>>
>>> CANHÃO 1 - O portal do Interlegis. Para quem não sabe, o Portal do
>>> Interlegis recebe quase 10 mil visitas por dia. Isso mesmo, 10 mil
>>> visita por dia. E isso é muita coisa. Se bem utilizado, pode ser uma
>>> fantástica para o fortalecimento das nossas comunidades.
>>>
>>> CANHÃO 2 - Todos os anos o Interlegis promove uma série de eventos
>>> muito legais em todo o país. Recentemente participei de um aqui em
>>> Maceió que, de tão bom e útil, até hoje as pessoas comentam algumas
>>> das palestrar que assisti, sobretudo uma delas que falou sobre
>>> nepotismo. Uma palestra excelente.
>>> Mais aí cabe uma pergunta: Por que não utilizarmos estes eventos
>>> TAMBÉM para o fortalecimento das nossas Comunidades? Por que não
>>> utilizarmos estes eventos para trazer mais gente para as nossas
>>> comunidades? Por que não definirmos desde já como uma "cláusula
>>> pétrea" da nossa política comunicação algo do tipo: "Todo evento do
>>> Interlegis deve ter como objetivo PRINCIPAL ou SECUNDÁRIO o
>>> fortalecimento das nossas comunidades"?
>>>
>>> São questões como estas que desejo discutir dentro do Plano de
>>> Comunicação do Interlegis II, daí a minha sugestão de abrir o debate
>>> aqui no GICOM.
>>>
>>> Grande abraço querido Felpudinho,
>>>
>>> Hélio Teixeira
>>> ALE/AL
>>>
>>> 2009/6/2 Angelo Marcondes de Oliveira Neto <angelomarcondes em gmail.com>:
>>> > Senhores,
>>> >
>>> > Observem,
>>> > O que tem mais trazido usuários as listas?
>>> > Algo impessável até anos atrás, a propaganda viral!
>>> > Portanto, ao invés de focar todo o planejamento e energia em
>>> > projetos de enorme envergadura, temos que observar que as listas
>>> > tem se erguido a partir de ações de promoção da mesma, por gente de
>>> > dentro da mesma.
>>> > Vide isso o exemplo do Gicom, com o Hélio Gial, com o professor
>>> > Arno Gitec, com a ação Jedis.
>>> > Observerm, são ações deste tipo que atraem intelectos e pseudo
>>> > intelecos pra lista.
>>> > Observem...
>>> >
>>> > Abraços
>>> >
>>> > Angelo Marcondes de Oliveira Neto.
>>> > Assessor de informática. - Câmara Municipal de Carneirinho.
>>> > www.cmcarneirinho.mg.gov.br  - uaigeek.blogspot.com
>>> > angelomarcondes em gmail.com - (34) 91414287 e 9978-5076 "Não existe
>>> > inseticida para filosofia barata"
>>> >
>>> >
>>> > 2009/6/2 James R. Menezes de Carvalho
>>> > <jamescarvalho em interlegis.gov.br>
>>> >>
>>> >> Prezado Helio, antes de mais nada um grande abraço.
>>> >> Como sempre muito didático e competente.
>>> >> Concordo plenamente com as suas observações.
>>> >> Entretanto, devemos dividir as duas situações. A primeira, diz
>>> >> respeito à mensagem do Jean quanto ao incentivo ao aumento e
>>> >> participação nas Comunidades e a segunda, o Plano Estratégico.
>>> >> Vou começar pela segunda.
>>> >> Desde que cheguei ao Interlegis, venho batalhando pela elaboração
>>> >> do PE de Marketing. Para informação de toda a comunidade, acho que
>>> >> agora vai sair. No planejamento do Interlegis II foi incluído e no
>>> >> PRODOC (Documento de
>>> >> projeto) está prevista a elaboração do PE de Marketing (com
>>> >> recursos
>>> >> alocados) e prevendo uma série de encontros presenciais da
>>> >> comunidade de comunicação e, também, discussão pela lista.
>>> >> Já estou preparando o Termo de Referência para a contratação de
>>> >> uma empresa especializada para desenvolvimento dos trabalhos.
>>> >> Tenho em mente que não podemos desenvolver nada sem a colaboração
>>> >> e participação do GICOM.
>>> >> Entretanto, observamos que o GICOM (e as demais comunidades) ainda
>>> >> apresentam um número de participantes relativamente pequeno (tanto
>>> >> em quantidade quanto em participação efetiva / troca de idéias e
>>> >> informações)
>>> >> quando se trata de Legislativo brasileiro. Aí, surge a primeira
>>> >> situação.
>>> >> Após a criação da Comunidade Interlegis, a área técnica nos
>>> >> procurou
>>> >> (SSFAC) para preparar uma campanha voltada para aumento da "massa
>>> >> crítica"
>>> >> nas comunidades. A Julianna está preparando uma "boneca" do
>>> >> projeto, com algumas ações de curto prazo voltadas, em um primeiro
>>> >> momento, para aumentar o número de componentes das comunidades
>>> >> (precisamos definir uma meta, ou seja, quanto queremos crescer nos
>>> >> próximos 03 meses? - aceitamos sugestões), em uma segunda fase
>>> >> pretendemos "cutucar" aqueles que "estão" na comunidade mas, no
>>> >> entanto, não participam "das discussões".
>>> >> Entendemos que com o aumento da "massa crítica" e da participação
>>> >> qualquer ação desenvolvida a partir daí passa a ter maior respaldo
>>> >> da comunidade e ressonância no legislativo, inclusive o Plano
>>> >> Estratégico de Marketing.
>>> >> Vamos conversar mais.
>>> >> Um forte abraço.
>>> >>
>>> >> James R. M. de Carvalho
>>> >> Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do
>>> >> Legislativo - SSFAC
>>> >> (061) 3311.2634
>>> >>
>>> >> -----Mensagem original-----
>>> >> De: gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br
>>> >> [mailto:gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br] Em nome de Hélio
>>> >> Leite Teixeira Enviada em: terça-feira, 2 de junho de 2009 14:44
>>> >> Para: Grupo Interlegis de Comunicação
>>> >> Cc: Comunidade do Poder Legislativo
>>> >> Assunto: Re: [gicom]Campanha para ampliação das comunidades
>>> >>
>>> >> Amigo Jean,
>>> >> A sua idéia é fantástica e deve ser abraçada por todos nós com o
>>> >> espírito semelhante ao de mutirão. Onde todos são atores e
>>> >> cúmplices da ação.
>>> >>
>>> >> Vou aproveitar a sua deixa para lançar uma discussão muito
>>> >> importante e que deve preceder as ações sugeridas por você em sua
>>> >> mensagem. Antes de discutir ações e/ou campanhas de comunicação é
>>> >> preciso discutir o futuro da Comunicação do Interlegis. Se não
>>> >> sabemos aonde queremos ir não chegaremos em lugar algum.
>>> >>
>>> >> A idéia aqui é AJUDAR os profissionais de comunicação e os
>>> >> gestores do Programa. Quero tratar da questão por um ponto de
>>> >> vista pouco abordado até aqui, a chamada visão "da ponta do
>>> >> processo", trazer um olhar "de fora"
>>> >> para
>>> >> a questão, apesar de me considerar uma pessoa "de dentro", pois
>>> >> além de ser um assíduo colaborador do Programa, sou também um
>>> >> usuário dos produtos e serviços do Interlegis.
>>> >>
>>> >> Quero compartilhar com todos vocês um pouco do que penso sobre o
>>> >> tema e ao mesmo tempo, baseado em minha experiência como
>>> >> profissional de comunicação, apontar caminhos e soluções para
>>> >> superarmos alguns desafios que se apresentam neste momento.
>>> >>
>>> >> O primeiro ponto que desejo abordar é a questão do Planejamento de
>>> >> Comunicação do programa. A ausência de um planejamento de
>>> >> comunicação adequado na primeira fase projeto, trouxe
>>> >> conseqüências negativas para o Programa como um todo. Desde o
>>> >> planejamento da oferta de valor até na forma como o programa é
>>> >> visto pelo seu target.
>>> >>
>>> >> Você pode estar me perguntando. Por que é tão importante ter um
>>> >> bom planejamento de Comunicação?  Para não me estender muito em
>>> >> minha resposta, pois o assunto renderia mais de um livro, vou me
>>> >> ater apenas ao aspecto prático da questão.
>>> >>
>>> >> É através do Planejamento de Comunicação que qualquer organização
>>> >> planeja a sua oferta de valor - materializada nos seus produtos e
>>> >> serviços - para os seus públicos. É através do Planejamento de
>>> >> Comunicação que geramos as expectativas (a promessa de valor) na
>>> >> cabeça do nosso target. E aqui está um ponto crucial, se gerarmos
>>> >> as expectativas erradas nas cabeças dos nossos clientes,
>>> >> expectativas que não podemos atender, fatalmente iremos
>>> >> frustrá-los, e conseqüentemente, não alcançaremos os nossos
>>> >> objetivos organizacionais.
>>> >>
>>> >> No caso do Interlegis, essa mensagem errada trouxe conseqüências
>>> >> nefastas para a própria marca Interlegis. O conceito mais moderno
>>> >> de marca aponta para três aspectos ou processos que acontecem na
>>> >> cabeça dos clientes, e que resultam na imagem de uma marca. O
>>> >> primeiro aspecto é o do diálogo, uma marca é um diálogo constante,
>>> >> portanto, é preciso saber o que dizer. O segundo aspecto é o da
>>> >> promessa de valor, é preciso planejar e comunicar cuidadosamente a
>>> >> oferta de valor da organização, evitando promessas e/ou mensagens
>>> >> irreais. O terceiro aspecto é o da experiência, a imagem que os
>>> >> clientes constroem em nossas cabeças sobre determinada marca, é
>>> >> fruto das experiências que eles têm temos com os produtos e
>>> >> serviços oferecidos (ou
>>> >> prometidos) pela marca.
>>> >>
>>> >> Pois bem, o Interlegis precisa planejar a sua Comunicação. Para
>>> >> com isso, gerenciar e reposicionar a sua marca na cabeça dos seus
>>> >> clientes.
>>> >> Apagar a
>>> >> imagem paternalista construída pelas adesões "compradas" das casas
>>> >> legislativas na fase Um, para uma imagem de fomentador da
>>> >> modernização, de parceiro do Legislativo no seu caminho da
>>> >> modernização. (Ouçam o Podcast que publicamos sobre o tema:
>>> >> http://comunicacaochapabranca.com.br/?p=6033)
>>> >>
>>> >> O bom de tudo isso é que o Interlegis já dispõe de todas (ou quase
>>> >> todas) as informações e recursos necessários para a realização de
>>> >> um Plano de Comunicação, todas as informações já estão disponíveis
>>> >> nos dados apurados no I CENSO DO LEGISLATIVO.
>>> >>
>>> >> Explico, de forma resumida e direta, para se comunicar
>>> >> eficazmente, é preciso identificar uma necessidade; priorizar o
>>> >> que for mais importante; decidir o que deseja comunicar; torná-lo
>>> >> pertinente para a audiência e depois repetir, repetir...
>>> >>
>>> >> Normalmente a fase mais difícil é a primeira, a identificação da
>>> >> necessidade. No mundo privado as empresas gastam fortunas com
>>> >> pesquisas e mais pesquisas para entenderem o que se passa na
>>> >> cabeça dos seus clientes. O Interlegis não tem esse problema, pois
>>> >> a resposta para todos (ou quase
>>> >> todos) os questionamentos necessários à execução do Plano de
>>> >> Comunicação, já estão disponíveis no I Censo do Legislativo,
>>> >> conduzido com maestria pela querida Telma Veturelli e pelo
>>> >> competentíssimo José Dantas (diretor do Interlegis).
>>> >>
>>> >> Isso mesmo, o Interlegis possui algo que nenhuma outra organização tem.
>>> >> O
>>> >> Interlegis tem em suas mãos, um raio-x completíssimo de toda a
>>> >> estrutura de organizacional, estrutural, política e material de
>>> >> todos os seus clientes.
>>> >>
>>> >> Através dos dados do Censo é possível identificar até quantos e
>>> >> quais clientes estão distribuídos dentro do que chamamos de
>>> >> espectro do relacionamento.  Explico, toda a Organização (o
>>> >> Interlegis inclusive) tem os seus clientes distribuídos ao longo
>>> >> de um espectro, que vai desde aqueles clientes potenciais que não
>>> >> conhecem os nossos produtos e serviços (as vezes até desconhecem a
>>> >> existência da Organização), passa por aqueles que conhecem e não
>>> >> utilizam, e vai até o outro extremo povoado por aqueles que
>>> >> conhecem, utilizam e são "evangelizadores" dos produtos da
>>> >> Organização. Para cada posição neste espectro é necessário enviar
>>> >> uma mensagem distinta, e vocês sabem onde definimos todas essas
>>> >> questões? No Plano de Comunicação.
>>> >>
>>> >> Para concluir, repito, é preciso elaborar um Plano de Comunicação
>>> >> para o Interlegis, um Plano de Comunicação que tenha como foco
>>> >> principal o fortalecimento daquilo que nós temos de mais valioso,
>>> >> as nossas comunidades.
>>> >> E tenho certeza, não existe lugar melhor para discutir isso, do
>>> >> que aqui no GICOM.  Como a maioria aqui, eu tenho um monte de
>>> >> idéias e sugestões que podem ser úteis neste processo. Mas antes
>>> >> mais nada é preciso iniciarmos o debate e, em minha opinião, este
>>> >> é o momento ideal para fazermos isso.
>>> >>
>>> >> Grande abraço,
>>> >> --
>>> >> Hélio Leite Teixeira
>>> >> Assembléia Legislativa de Alagoas
>>> >> Acesse o http://ChapaBranca.com
>>> >>
>>> >>
>>> >>
>>> >> 2009/6/2 Jean Rodrigo Ferri <jeanferri em interlegis.gov.br>:
>>> >> > Olá pessoal,
>>> >> >
>>> >> > Nos últimos dias estamos discutindo sobre a ampliação das
>>> >> > Comunidades Interlegis. A comunicação do Interlegis está
>>> >> > começando a esboçar um projeto cujo objetivo é trazer novos
>>> >> > participantes para as 4 listas atuais (GICOM, GITEC, GIAL e
>>> >> > Interlegis), e nós, da tecnologia, estamos trabalhando nos
>>> >> > ambientes wiki para apoiar as práticas dessas comunidades.
>>> >> >
>>> >> > Nesta lista GICOM estão presentes todos os membros do setor de
>>> >> > comunicação do Interlegis, membros de várias Casas Legislativas,
>>> >> > além de cidadãos interessados. Por esse motivo gostaríamos de
>>> >> > trazer esta discussão para cá, para que o GICOM possa ajudar o
>>> >> > Interlegis a planejar como atingir esse objetivo de ampliação
>>> >> > das comunidades.
>>> >> >
>>> >> > A Julianna Silva poderá dar mais detalhes sobre algumas
>>> >> > ferramentas que o Interlegis dispõem para essa ampliação, mas
>>> >> > gostaríamos de saber quais as estratégias de comunicação que
>>> >> > vocês acham importantes para atingirmos esse objetivo?
>>> >> >
>>> >> > Abraço,
>>> >> >
>>> >> > --
>>> >> > Jean Ferri
>>> >> > Analista de Sistemas
>>> >> > Programa Interlegis - Brasília (DF) *Esta mensagem foi enviada
>>> >> > pelo software livre Mozilla Thunderbird*
>>> >> > --
>>> >> > Site da Comunidade GICOM
>>> >> > http://colab.interlegis.gov.br
>>> >> >
>>> >> > Para pesquisar o histórico da lista visite:
>>> >> > http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>>> >> >
>>> >> > Para administrar sua conta visite:
>>> >> > http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>>> >> >
>>> >> --
>>> >> Site da Comunidade GICOM
>>> >> http://colab.interlegis.gov.br
>>> >>
>>> >> Para pesquisar o histórico da lista visite:
>>> >> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>>> >>
>>> >> Para administrar sua conta visite:
>>> >> http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>>> >>
>>> >>
>>> >> --
>>> >> Site da Comunidade GICOM
>>> >> http://colab.interlegis.gov.br
>>> >>
>>> >> Para pesquisar o histórico da lista visite:
>>> >> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>>> >>
>>> >> Para administrar sua conta visite:
>>> >> http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>>> >
>>> >
>>> > --
>>> > Site da Comunidade GICOM
>>> > http://colab.interlegis.gov.br
>>> >
>>> > Para pesquisar o histórico da lista visite:
>>> > http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>>> >
>>> > Para administrar sua conta visite:
>>> > http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>>> >
>>>
>>>
>>>
>>> --
>>> Hélio Leite Teixeira
>>> Assembléia Legislativa de Alagoas
>>> Acesse o http://ChapaBranca.com
>>> --
>>> Site da Comunidade GICOM
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>>> Para pesquisar o histórico da lista visite:
>>> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
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>>> Para administrar sua conta visite:
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>>
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>> --
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>> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
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>> Para administrar sua conta visite:
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> Acesse o http://ChapaBranca.com
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> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
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