[gicom] Campanha para ampliaÁ„o das comunidades

Angelo Marcondes de Oliveira Neto angelomarcondes em gmail.com
Quarta Junho 3 13:52:58 BRT 2009


James,

    Agora, somos 4 a discutir. O Gicom é uma comunidade nova, e sendo que a
grande maioria de ouvintes. Sendo assim, mais falamos do que discutimos.
    Mesmo assim, é uma semente que tente a virar arvore, portanto,
precisamos sempre de regadas di√°rias de entusiamos, afim de promover novas
discuss√Ķes.
    Isto, por certo √© complexo, j√° que a grande maioria das c√Ęmaras n√£o
possuem profissionais dedicados a comunicação e quando o tem, estes ou estão
sobrecarregados ou tem um certo desdém por comunidades.
    Quanto a minha proposta de utilizarmos a mecadologia viral, como método
de amplicação de nossas comunidades, não se preocupe, porque já o estamos
fazendo. Isto pode ser observado através dos blogs, listas e eventos que
cooexistem paralelos aos m√©todos institucionais do Interlegis. √Č claro que
não podemos deixar de lembrar que o próprio Interlegis de uma maneira ou de
outra já faz o seu Marketing Viral, através da grande rede, utilizando o seu
portal, colab e saberes.
   Quanto ao nome colab, bem acho interessante o fato de você não gostar do
nome, mas creio que isto seja um estigma da internet, com seus nomes
esquisitos e complexos, vide google, yahoo, msn, uol, g1, ubuntu e tudo
mais.
   Mas o que acontece com estes nomes em si, é que estes são mais do que
marcas s√£o bons produtos. Acho que o mesmo acontece com o colab, mesmo que
não seja um bom nome, este é um bom produto, e acho que o mesmo acontece,
com outros produtos, com SAPL, SAAP, que tem nomes esquisit√Ķes, mas que nem
por isso s√£o desprezados.
   Sendo assim finalizo com algumas indaga√ß√Ķes.
   Se ja que j√° temos um bom produto e temos um bom nicho de mercado, o que
fazer para aumentar nosso grupo de clientes?
Valorizar nossa marca?
Valorizar nossos vendedores?
Ou um mix de tudo isso?

Bem, já falei demais. Abraços fraternos!
Sim, antes que me esqueça, segue um bom link do que se trata o conceito de
mercadologia viral, http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_viral



Angelo Marcondes de Oliveira Neto.
Assessor de inform√°tica. - C√Ęmara Municipal de Carneirinho.
www.cmcarneirinho.mg.gov.br  - uaigeek.blogspot.com
angelomarcondes em gmail.com - (34) 91414287 e 9978-5076
"N√£o existe inseticida para filosofia barata"


2009/6/3 Claudio Morale <claudiomorale em interlegis.gov.br>

> Caro H√©lio, entendo que as proposi√ß√Ķes, de um modo geral, quando
> apresentadas, quaisquer que sejam elas, devam ter a atenção de todos
> pois a troca de idéias e experiências quase sempre trazem como
> resultados melhores pr√°ticas e senso comum sobre opini√Ķes e, tamb√©m, a
> otimização dos recursos que são disponibilizados. Como participei do
> Programa Interlegis (fase I) me vejo impelido a fazer algumas
> pondera√ß√Ķes ao que escreveu:
>
> - O Programa Interlegis tem claro os seus objetivos, metas e, sabe aonde
> quer chegar.
>
> - Tudo o que conquistou, na sua primeira fase, não teria sido possível
> sem planejamento.
>
> - No que tange à Comunicação, o Programa criou infraestrutura necessária
> com a implantação da RNI, interligando as Assembléias Legislativas;
> promoveu n+kapa eventos, n√£o saberia precisar, nesse momento, mas creio
> que mais de uma centena, comunicando e promovendo a√ß√Ķes de moderniza√ß√£o
> e de fomento para o uso de tecnologias como a videoconferência, não
> somente no √Ęmbito do legislativo, e a internet; incentivou o uso de
> computadores e a melhorias de processos com o uso da tecnologia da
> informação, distribuindo kit mínimo de equipamentos e de produtos para
> mais de 3500 c√Ęmaras. Nesse ponto discordo da sua vis√£o, porque de fato
> n√£o foram ades√Ķes compradas - houve um trabalho de conscientiza√ß√£o da
> necessidade delas se reestruturarem introduzindo a tecnologia como fator
> indispensável para a modernização;
>
> - A √°rea de capacita√ß√£o com os cursos √† dist√Ęncia, apoiada que foi pelas
> áreas de tecnologia e de comunicação, teve desempenho fantástico
> atingindo milhares de alunos, algo como 7k/ano.
>
> - Desde o início, fez uso da internet e por meio de seu portal publicou
> matérias e assuntos relevantes para o Legislativo, atendeu as Casas
> aderidas, tendo, para isso, criado espaço próprio a cada uma delas para
> que publicassem suas pr√≥prias informa√ß√Ķes e as administrassem de modo
> independente sem a interferência do Interlegis. Para isso, cada casa
> tinha um administrador de seu espaço no portal Interlegis. O portal
> modelo veio como uma evolução do processo de comunicação permitindo
> descentralizar n√£o somente o conte√ļdo, mas tamb√©m a forma. Havia o
> entendimento de que n√£o cabia ao Interlegis ficar mantendo as
> informa√ß√Ķes de todas as Casas em seu portal. Ou seja, al√©m de
> disponibilizar os meios para que as casas legislativas aderidas
> publicassem suas informa√ß√Ķes, incentivou (e vem incentivando) o uso da
> tecnologia da informação e atuação independente. Para aquelas, como vc
> citou, que n√£o t√™m condi√ß√Ķes m√≠nimas, o Interlegis est√° se dispondo a
> suprir também a hospedagem. As atividades de campo permitiram ao
> Interlegis entender as realidades das Casas e, como isso, reorientar a
> sua atuação, segundo os níveis de maturidade em que se apresentam.
>
> - Discordo de que existam promessas ou mensagens irreais, apenas como
> todos sabemos, o legislativo é por si um ambiente político e, nem
> sempre, se tem a tempo e a hora todos os instrumentos necess√°rios para
> voar em céu de brigadeiro.
>
> - Por fim, continuo acreditando que as Comunidades também têm papel
> fundamental de indução do processo de modernização.
>
> []'s
> Morale
> SPDT/Interlegis
>
> Hélio Leite Teixeira escreveu:
> > Amigo Jean,
> > A sua idéia é fantástica e deve ser abraçada por todos nós com o
> > esp√≠rito semelhante ao de mutir√£o. Onde todos s√£o atores e c√ļmplices
> > da ação.
> >
> > Vou aproveitar a sua deixa para lançar uma discussão muito importante
> > e que deve preceder as a√ß√Ķes sugeridas por voc√™ em sua mensagem. Antes
> > de discutir a√ß√Ķes e/ou campanhas de comunica√ß√£o √© preciso discutir o
> > futuro da Comunicação do Interlegis. Se não sabemos aonde queremos ir
> > n√£o chegaremos em lugar algum.
> >
> > A idéia aqui é AJUDAR os profissionais de comunicação e os gestores do
> > Programa. Quero tratar da quest√£o por um ponto de vista pouco abordado
> > at√© aqui, a chamada vis√£o ‚Äúda ponta do processo‚ÄĚ, trazer um olhar ‚Äúde
> > fora‚ÄĚ para a quest√£o, apesar de me considerar uma pessoa ‚Äúde dentro‚ÄĚ,
> > pois além de ser um assíduo colaborador do Programa, sou também um
> > usuário dos produtos e serviços do Interlegis.
> >
> > Quero compartilhar com todos vocês um pouco do que penso sobre o tema
> > e ao mesmo tempo, baseado em minha experiência como profissional de
> > comunica√ß√£o, apontar caminhos e solu√ß√Ķes para superarmos alguns
> > desafios que se apresentam neste momento.
> >
> > O primeiro ponto que desejo abordar é a questão do Planejamento de
> > Comunicação do programa. A ausência de um planejamento de comunicação
> > adequado na primeira fase projeto, trouxe conseq√ľ√™ncias negativas para
> > o Programa como um todo. Desde o planejamento da oferta de valor até
> > na forma como o programa é visto pelo seu target.
> >
> > Você pode estar me perguntando. Por que é tão importante ter um bom
> > planejamento de Comunicação?  Para não me estender muito em minha
> > resposta, pois o assunto renderia mais de um livro, vou me ater apenas
> > ao aspecto pr√°tico da quest√£o.
> >
> > √Č atrav√©s do Planejamento de Comunica√ß√£o que qualquer organiza√ß√£o
> > planeja a sua oferta de valor - materializada nos seus produtos e
> > servi√ßos - para os seus p√ļblicos. √Č atrav√©s do Planejamento de
> > Comunicação que geramos as expectativas (a promessa de valor) na
> > cabeça do nosso target. E aqui está um ponto crucial, se gerarmos as
> > expectativas erradas nas cabeças dos nossos clientes, expectativas que
> > n√£o podemos atender, fatalmente iremos frustr√°-los, e
> > conseq√ľentemente, n√£o alcan√ßaremos os nossos objetivos
> > organizacionais.
> >
> > No caso do Interlegis, essa mensagem errada trouxe conseq√ľ√™ncias
> > nefastas para a própria marca Interlegis. O conceito mais moderno de
> > marca aponta para três aspectos ou processos que acontecem na cabeça
> > dos clientes, e que resultam na imagem de uma marca. O primeiro
> > aspecto é o do diálogo, uma marca é um diálogo constante, portanto, é
> > preciso saber o que dizer. O segundo aspecto é o da promessa de valor,
> > é preciso planejar e comunicar cuidadosamente a oferta de valor da
> > organização, evitando promessas e/ou mensagens irreais. O terceiro
> > aspecto é o da experiência, a imagem que os clientes constroem em
> > nossas cabeças sobre determinada marca, é fruto das experiências que
> > eles têm temos com os produtos e serviços oferecidos (ou prometidos)
> > pela marca.
> >
> > Pois bem, o Interlegis precisa planejar a sua Comunicação. Para com
> > isso, gerenciar e reposicionar a sua marca na cabeça dos seus
> > clientes. Apagar a imagem paternalista constru√≠da pelas ades√Ķes
> > ‚Äúcompradas‚ÄĚ das casas legislativas na fase Um, para uma imagem de
> > fomentador da modernização, de parceiro do Legislativo no seu caminho
> > da modernização. (Ouçam o Podcast que publicamos sobre o tema:
> > http://comunicacaochapabranca.com.br/?p=6033)
> >
> > O bom de tudo isso √© que o Interlegis j√° disp√Ķe de todas (ou quase
> > todas) as informa√ß√Ķes e recursos necess√°rios para a realiza√ß√£o de um
> > Plano de Comunica√ß√£o, todas as informa√ß√Ķes j√° est√£o dispon√≠veis nos
> > dados apurados no I CENSO DO LEGISLATIVO.
> >
> > Explico, de forma resumida e direta, para se comunicar eficazmente, é
> > preciso identificar uma necessidade; priorizar o que for mais
> > importante; decidir o que deseja comunicar; torn√°-lo pertinente para a
> > audiência e depois repetir, repetir...
> >
> > Normalmente a fase mais difícil é a primeira, a identificação da
> > necessidade. No mundo privado as empresas gastam fortunas com
> > pesquisas e mais pesquisas para entenderem o que se passa na cabeça
> > dos seus clientes. O Interlegis n√£o tem esse problema, pois a resposta
> > para todos (ou quase todos) os questionamentos necessários à execução
> > do Plano de Comunicação, já estão disponíveis no I Censo do
> > Legislativo, conduzido com maestria pela querida Telma Veturelli e
> > pelo competentíssimo José Dantas (diretor do Interlegis).
> >
> > Isso mesmo, o Interlegis possui algo que nenhuma outra organização
> > tem. O Interlegis tem em suas mãos, um raio-x completíssimo de toda a
> > estrutura de organizacional, estrutural, política e material de todos
> > os seus clientes.
> >
> > Através dos dados do Censo é possível identificar até quantos e quais
> > clientes estão distribuídos dentro do que chamamos de espectro do
> > relacionamento.  Explico, toda a Organização (o Interlegis inclusive)
> > tem os seus clientes distribuídos ao longo de um espectro, que vai
> > desde aqueles clientes potenciais que n√£o conhecem os nossos produtos
> > e serviços (as vezes até desconhecem a existência da Organização),
> > passa por aqueles que conhecem e não utilizam, e vai até o outro
> > extremo povoado por aqueles que conhecem, utilizam e s√£o
> > ‚Äúevangelizadores‚ÄĚ dos produtos da Organiza√ß√£o. Para cada posi√ß√£o neste
> > espectro é necessário enviar uma mensagem distinta, e vocês sabem onde
> > definimos todas essas quest√Ķes? No Plano de Comunica√ß√£o.
> >
> > Para concluir, repito, é preciso elaborar um Plano de Comunicação para
> > o Interlegis, um Plano de Comunicação que tenha como foco principal o
> > fortalecimento daquilo que nós temos de mais valioso, as nossas
> > comunidades. E tenho certeza, n√£o existe lugar melhor para discutir
> > isso, do que aqui no GICOM.  Como a maioria aqui, eu tenho um monte de
> > id√©ias e sugest√Ķes que podem ser √ļteis neste processo. Mas antes mais
> > nada é preciso iniciarmos o debate e, em minha opinião, este é o
> > momento ideal para fazermos isso.
> >
> > Grande abraço,
>
>
>
>
> --
> Site da Comunidade GICOM
> http://colab.interlegis.gov.br
>
> Para pesquisar o histórico da lista visite:
> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>
> Para administrar sua conta visite:
> http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>
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