[gicom] Campanha para ampliao das comunidades

Angelo Marcondes de Oliveira Neto angelomarcondes em gmail.com
Quarta Junho 3 13:52:58 BRT 2009


James,

    Agora, somos 4 a discutir. O Gicom é uma comunidade nova, e sendo que a
grande maioria de ouvintes. Sendo assim, mais falamos do que discutimos.
    Mesmo assim, é uma semente que tente a virar arvore, portanto,
precisamos sempre de regadas diárias de entusiamos, afim de promover novas
discussões.
    Isto, por certo é complexo, já que a grande maioria das câmaras não
possuem profissionais dedicados a comunicação e quando o tem, estes ou estão
sobrecarregados ou tem um certo desdém por comunidades.
    Quanto a minha proposta de utilizarmos a mecadologia viral, como método
de amplicação de nossas comunidades, não se preocupe, porque já o estamos
fazendo. Isto pode ser observado através dos blogs, listas e eventos que
cooexistem paralelos aos métodos institucionais do Interlegis. É claro que
não podemos deixar de lembrar que o próprio Interlegis de uma maneira ou de
outra já faz o seu Marketing Viral, através da grande rede, utilizando o seu
portal, colab e saberes.
   Quanto ao nome colab, bem acho interessante o fato de você não gostar do
nome, mas creio que isto seja um estigma da internet, com seus nomes
esquisitos e complexos, vide google, yahoo, msn, uol, g1, ubuntu e tudo
mais.
   Mas o que acontece com estes nomes em si, é que estes são mais do que
marcas são bons produtos. Acho que o mesmo acontece com o colab, mesmo que
não seja um bom nome, este é um bom produto, e acho que o mesmo acontece,
com outros produtos, com SAPL, SAAP, que tem nomes esquisitões, mas que nem
por isso são desprezados.
   Sendo assim finalizo com algumas indagações.
   Se ja que já temos um bom produto e temos um bom nicho de mercado, o que
fazer para aumentar nosso grupo de clientes?
Valorizar nossa marca?
Valorizar nossos vendedores?
Ou um mix de tudo isso?

Bem, já falei demais. Abraços fraternos!
Sim, antes que me esqueça, segue um bom link do que se trata o conceito de
mercadologia viral, http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_viral



Angelo Marcondes de Oliveira Neto.
Assessor de informática. - Câmara Municipal de Carneirinho.
www.cmcarneirinho.mg.gov.br  - uaigeek.blogspot.com
angelomarcondes em gmail.com - (34) 91414287 e 9978-5076
"Não existe inseticida para filosofia barata"


2009/6/3 Claudio Morale <claudiomorale em interlegis.gov.br>

> Caro Hélio, entendo que as proposições, de um modo geral, quando
> apresentadas, quaisquer que sejam elas, devam ter a atenção de todos
> pois a troca de idéias e experiências quase sempre trazem como
> resultados melhores práticas e senso comum sobre opiniões e, também, a
> otimização dos recursos que são disponibilizados. Como participei do
> Programa Interlegis (fase I) me vejo impelido a fazer algumas
> ponderações ao que escreveu:
>
> - O Programa Interlegis tem claro os seus objetivos, metas e, sabe aonde
> quer chegar.
>
> - Tudo o que conquistou, na sua primeira fase, não teria sido possível
> sem planejamento.
>
> - No que tange à Comunicação, o Programa criou infraestrutura necessária
> com a implantação da RNI, interligando as Assembléias Legislativas;
> promoveu n+kapa eventos, não saberia precisar, nesse momento, mas creio
> que mais de uma centena, comunicando e promovendo ações de modernização
> e de fomento para o uso de tecnologias como a videoconferência, não
> somente no âmbito do legislativo, e a internet; incentivou o uso de
> computadores e a melhorias de processos com o uso da tecnologia da
> informação, distribuindo kit mínimo de equipamentos e de produtos para
> mais de 3500 câmaras. Nesse ponto discordo da sua visão, porque de fato
> não foram adesões compradas - houve um trabalho de conscientização da
> necessidade delas se reestruturarem introduzindo a tecnologia como fator
> indispensável para a modernização;
>
> - A área de capacitação com os cursos à distância, apoiada que foi pelas
> áreas de tecnologia e de comunicação, teve desempenho fantástico
> atingindo milhares de alunos, algo como 7k/ano.
>
> - Desde o início, fez uso da internet e por meio de seu portal publicou
> matérias e assuntos relevantes para o Legislativo, atendeu as Casas
> aderidas, tendo, para isso, criado espaço próprio a cada uma delas para
> que publicassem suas próprias informações e as administrassem de modo
> independente sem a interferência do Interlegis. Para isso, cada casa
> tinha um administrador de seu espaço no portal Interlegis. O portal
> modelo veio como uma evolução do processo de comunicação permitindo
> descentralizar não somente o conteúdo, mas também a forma. Havia o
> entendimento de que não cabia ao Interlegis ficar mantendo as
> informações de todas as Casas em seu portal. Ou seja, além de
> disponibilizar os meios para que as casas legislativas aderidas
> publicassem suas informações, incentivou (e vem incentivando) o uso da
> tecnologia da informação e atuação independente. Para aquelas, como vc
> citou, que não têm condições mínimas, o Interlegis está se dispondo a
> suprir também a hospedagem. As atividades de campo permitiram ao
> Interlegis entender as realidades das Casas e, como isso, reorientar a
> sua atuação, segundo os níveis de maturidade em que se apresentam.
>
> - Discordo de que existam promessas ou mensagens irreais, apenas como
> todos sabemos, o legislativo é por si um ambiente político e, nem
> sempre, se tem a tempo e a hora todos os instrumentos necessários para
> voar em céu de brigadeiro.
>
> - Por fim, continuo acreditando que as Comunidades também têm papel
> fundamental de indução do processo de modernização.
>
> []'s
> Morale
> SPDT/Interlegis
>
> Hélio Leite Teixeira escreveu:
> > Amigo Jean,
> > A sua idéia é fantástica e deve ser abraçada por todos nós com o
> > espírito semelhante ao de mutirão. Onde todos são atores e cúmplices
> > da ação.
> >
> > Vou aproveitar a sua deixa para lançar uma discussão muito importante
> > e que deve preceder as ações sugeridas por você em sua mensagem. Antes
> > de discutir ações e/ou campanhas de comunicação é preciso discutir o
> > futuro da Comunicação do Interlegis. Se não sabemos aonde queremos ir
> > não chegaremos em lugar algum.
> >
> > A idéia aqui é AJUDAR os profissionais de comunicação e os gestores do
> > Programa. Quero tratar da questão por um ponto de vista pouco abordado
> > até aqui, a chamada visão “da ponta do processo”, trazer um olhar “de
> > fora” para a questão, apesar de me considerar uma pessoa “de dentro”,
> > pois além de ser um assíduo colaborador do Programa, sou também um
> > usuário dos produtos e serviços do Interlegis.
> >
> > Quero compartilhar com todos vocês um pouco do que penso sobre o tema
> > e ao mesmo tempo, baseado em minha experiência como profissional de
> > comunicação, apontar caminhos e soluções para superarmos alguns
> > desafios que se apresentam neste momento.
> >
> > O primeiro ponto que desejo abordar é a questão do Planejamento de
> > Comunicação do programa. A ausência de um planejamento de comunicação
> > adequado na primeira fase projeto, trouxe conseqüências negativas para
> > o Programa como um todo. Desde o planejamento da oferta de valor até
> > na forma como o programa é visto pelo seu target.
> >
> > Você pode estar me perguntando. Por que é tão importante ter um bom
> > planejamento de Comunicação?  Para não me estender muito em minha
> > resposta, pois o assunto renderia mais de um livro, vou me ater apenas
> > ao aspecto prático da questão.
> >
> > É através do Planejamento de Comunicação que qualquer organização
> > planeja a sua oferta de valor - materializada nos seus produtos e
> > serviços - para os seus públicos. É através do Planejamento de
> > Comunicação que geramos as expectativas (a promessa de valor) na
> > cabeça do nosso target. E aqui está um ponto crucial, se gerarmos as
> > expectativas erradas nas cabeças dos nossos clientes, expectativas que
> > não podemos atender, fatalmente iremos frustrá-los, e
> > conseqüentemente, não alcançaremos os nossos objetivos
> > organizacionais.
> >
> > No caso do Interlegis, essa mensagem errada trouxe conseqüências
> > nefastas para a própria marca Interlegis. O conceito mais moderno de
> > marca aponta para três aspectos ou processos que acontecem na cabeça
> > dos clientes, e que resultam na imagem de uma marca. O primeiro
> > aspecto é o do diálogo, uma marca é um diálogo constante, portanto, é
> > preciso saber o que dizer. O segundo aspecto é o da promessa de valor,
> > é preciso planejar e comunicar cuidadosamente a oferta de valor da
> > organização, evitando promessas e/ou mensagens irreais. O terceiro
> > aspecto é o da experiência, a imagem que os clientes constroem em
> > nossas cabeças sobre determinada marca, é fruto das experiências que
> > eles têm temos com os produtos e serviços oferecidos (ou prometidos)
> > pela marca.
> >
> > Pois bem, o Interlegis precisa planejar a sua Comunicação. Para com
> > isso, gerenciar e reposicionar a sua marca na cabeça dos seus
> > clientes. Apagar a imagem paternalista construída pelas adesões
> > “compradas” das casas legislativas na fase Um, para uma imagem de
> > fomentador da modernização, de parceiro do Legislativo no seu caminho
> > da modernização. (Ouçam o Podcast que publicamos sobre o tema:
> > http://comunicacaochapabranca.com.br/?p=6033)
> >
> > O bom de tudo isso é que o Interlegis já dispõe de todas (ou quase
> > todas) as informações e recursos necessários para a realização de um
> > Plano de Comunicação, todas as informações já estão disponíveis nos
> > dados apurados no I CENSO DO LEGISLATIVO.
> >
> > Explico, de forma resumida e direta, para se comunicar eficazmente, é
> > preciso identificar uma necessidade; priorizar o que for mais
> > importante; decidir o que deseja comunicar; torná-lo pertinente para a
> > audiência e depois repetir, repetir...
> >
> > Normalmente a fase mais difícil é a primeira, a identificação da
> > necessidade. No mundo privado as empresas gastam fortunas com
> > pesquisas e mais pesquisas para entenderem o que se passa na cabeça
> > dos seus clientes. O Interlegis não tem esse problema, pois a resposta
> > para todos (ou quase todos) os questionamentos necessários à execução
> > do Plano de Comunicação, já estão disponíveis no I Censo do
> > Legislativo, conduzido com maestria pela querida Telma Veturelli e
> > pelo competentíssimo José Dantas (diretor do Interlegis).
> >
> > Isso mesmo, o Interlegis possui algo que nenhuma outra organização
> > tem. O Interlegis tem em suas mãos, um raio-x completíssimo de toda a
> > estrutura de organizacional, estrutural, política e material de todos
> > os seus clientes.
> >
> > Através dos dados do Censo é possível identificar até quantos e quais
> > clientes estão distribuídos dentro do que chamamos de espectro do
> > relacionamento.  Explico, toda a Organização (o Interlegis inclusive)
> > tem os seus clientes distribuídos ao longo de um espectro, que vai
> > desde aqueles clientes potenciais que não conhecem os nossos produtos
> > e serviços (as vezes até desconhecem a existência da Organização),
> > passa por aqueles que conhecem e não utilizam, e vai até o outro
> > extremo povoado por aqueles que conhecem, utilizam e são
> > “evangelizadores” dos produtos da Organização. Para cada posição neste
> > espectro é necessário enviar uma mensagem distinta, e vocês sabem onde
> > definimos todas essas questões? No Plano de Comunicação.
> >
> > Para concluir, repito, é preciso elaborar um Plano de Comunicação para
> > o Interlegis, um Plano de Comunicação que tenha como foco principal o
> > fortalecimento daquilo que nós temos de mais valioso, as nossas
> > comunidades. E tenho certeza, não existe lugar melhor para discutir
> > isso, do que aqui no GICOM.  Como a maioria aqui, eu tenho um monte de
> > idéias e sugestões que podem ser úteis neste processo. Mas antes mais
> > nada é preciso iniciarmos o debate e, em minha opinião, este é o
> > momento ideal para fazermos isso.
> >
> > Grande abraço,
>
>
>
>
> --
> Site da Comunidade GICOM
> http://colab.interlegis.gov.br
>
> Para pesquisar o histórico da lista visite:
> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>
> Para administrar sua conta visite:
> http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>
-------------- Prxima Parte ----------
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