[gicom] RES: RES: Campanha para ampliação das comunidades

James R. Menezes de Carvalho jamescarvalho em interlegis.gov.br
Quarta Junho 3 12:30:00 BRT 2009


Amigos Helio e Angelo.
Concordo com tudo o que foi "dito" até agora. 
A discussão sempre leva a novas idéias e soluções.
Agora... Vocês repararam que somo apenas três a discutir???????
Olha que isso é um tema fundamental para a comunidade de comunicação. Como essa comunidade pode auxiliar para convencer outros a virem efetivamente participar... Esse trabalho seja de que forma for... Viral, epidemia, tosse, espirro, espasmo... Sei lá... É um trabalho de comunicação, relacionamento forte e até agora somos apenas três a discutir...
Se vocês entraram na nossa página hoje, na manchete tem um pequeno texto sobre o COLAB (nome que não me agrada acho que devemos reforçar a COMUNIDADE) na tentativa de começarmos pelo PORTAL a chamar / divulgar as COMUNIDADES.
Quanto à metas ou caminhos, vocês já acessaram o projeto completo no site do BID? Lá vocês terão todo o projeto e as metas a serem alcançadas (quadro que começa na página 37). A partir daquelas informações / metas a serem alcançadas que pretendemos que seja definido o PE de Marketing.
Leiam e vamos discutir.
Helio, quanto às ostras tô fora... Rsrsrsrs
Saudações a todos.

James R. M. de Carvalho
Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo - SSFAC
(061) 3311.2634

-----Mensagem original-----
De: gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br [mailto:gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br] Em nome de Hélio Leite Teixeira
Enviada em: terça-feira, 2 de junho de 2009 20:26
Para: Grupo Interlegis de Comunicação
Assunto: Re: [gicom]RES: Campanha para ampliação das comunidades

Então vamos sugerir as duas abordagens, pois uma completa a outra.

Grande abraço,

Hélio Teixeira
ALE/AL

2009/6/2 Angelo Marcondes de Oliveira Neto <angelomarcondes em gmail.com>:
> Exatamente Hélio,
>
> Concordo plenamente,
> Mas ainda insisto que devemos valorizar nossos faróis, nossos nortes, 
> assim transformaremos o viral em epidemia.
>
> Abraços
>
> Angelo Marcondes de Oliveira Neto.
> Assessor de informática. - Câmara Municipal de Carneirinho.
> www.cmcarneirinho.mg.gov.br  - uaigeek.blogspot.com 
> angelomarcondes em gmail.com - (34) 91414287 e 9978-5076 "Não existe 
> inseticida para filosofia barata"
>
>
> 2009/6/2 Hélio Leite Teixeira <heliolteixeira em gmail.com>
>>
>> Isso mesmo Angelo, acho que as pequenas ações quando bem conduzidas e 
>> planejadas, podem trazer grande e maravilhosos benefícios a todos.
>>
>> Mas acredito também que não podemos desperdiçar alguns "canhões de 
>> comunicação" que nós temos à nossa disposição.
>>
>> Vou citar dois exemplos destes canhões aos quais estou me referindo:
>>
>> CANHÃO 1 - O portal do Interlegis. Para quem não sabe, o Portal do 
>> Interlegis recebe quase 10 mil visitas por dia. Isso mesmo, 10 mil 
>> visita por dia. E isso é muita coisa. Se bem utilizado, pode ser uma 
>> fantástica para o fortalecimento das nossas comunidades.
>>
>> CANHÃO 2 - Todos os anos o Interlegis promove uma série de eventos 
>> muito legais em todo o país. Recentemente participei de um aqui em 
>> Maceió que, de tão bom e útil, até hoje as pessoas comentam algumas 
>> das palestrar que assisti, sobretudo uma delas que falou sobre 
>> nepotismo. Uma palestra excelente.
>> Mais aí cabe uma pergunta: Por que não utilizarmos estes eventos 
>> TAMBÉM para o fortalecimento das nossas Comunidades? Por que não 
>> utilizarmos estes eventos para trazer mais gente para as nossas 
>> comunidades? Por que não definirmos desde já como uma "cláusula 
>> pétrea" da nossa política comunicação algo do tipo: "Todo evento do 
>> Interlegis deve ter como objetivo PRINCIPAL ou SECUNDÁRIO o 
>> fortalecimento das nossas comunidades"?
>>
>> São questões como estas que desejo discutir dentro do Plano de 
>> Comunicação do Interlegis II, daí a minha sugestão de abrir o debate 
>> aqui no GICOM.
>>
>> Grande abraço querido Felpudinho,
>>
>> Hélio Teixeira
>> ALE/AL
>>
>> 2009/6/2 Angelo Marcondes de Oliveira Neto <angelomarcondes em gmail.com>:
>> > Senhores,
>> >
>> > Observem,
>> > O que tem mais trazido usuários as listas?
>> > Algo impessável até anos atrás, a propaganda viral!
>> > Portanto, ao invés de focar todo o planejamento e energia em 
>> > projetos de enorme envergadura, temos que observar que as listas 
>> > tem se erguido a partir de ações de promoção da mesma, por gente de 
>> > dentro da mesma.
>> > Vide isso o exemplo do Gicom, com o Hélio Gial, com o professor 
>> > Arno Gitec, com a ação Jedis.
>> > Observerm, são ações deste tipo que atraem intelectos e pseudo 
>> > intelecos pra lista.
>> > Observem...
>> >
>> > Abraços
>> >
>> > Angelo Marcondes de Oliveira Neto.
>> > Assessor de informática. - Câmara Municipal de Carneirinho.
>> > www.cmcarneirinho.mg.gov.br  - uaigeek.blogspot.com 
>> > angelomarcondes em gmail.com - (34) 91414287 e 9978-5076 "Não existe 
>> > inseticida para filosofia barata"
>> >
>> >
>> > 2009/6/2 James R. Menezes de Carvalho 
>> > <jamescarvalho em interlegis.gov.br>
>> >>
>> >> Prezado Helio, antes de mais nada um grande abraço.
>> >> Como sempre muito didático e competente.
>> >> Concordo plenamente com as suas observações.
>> >> Entretanto, devemos dividir as duas situações. A primeira, diz 
>> >> respeito à mensagem do Jean quanto ao incentivo ao aumento e 
>> >> participação nas Comunidades e a segunda, o Plano Estratégico.
>> >> Vou começar pela segunda.
>> >> Desde que cheguei ao Interlegis, venho batalhando pela elaboração 
>> >> do PE de Marketing. Para informação de toda a comunidade, acho que 
>> >> agora vai sair. No planejamento do Interlegis II foi incluído e no 
>> >> PRODOC (Documento de
>> >> projeto) está prevista a elaboração do PE de Marketing (com 
>> >> recursos
>> >> alocados) e prevendo uma série de encontros presenciais da 
>> >> comunidade de comunicação e, também, discussão pela lista.
>> >> Já estou preparando o Termo de Referência para a contratação de 
>> >> uma empresa especializada para desenvolvimento dos trabalhos. 
>> >> Tenho em mente que não podemos desenvolver nada sem a colaboração 
>> >> e participação do GICOM.
>> >> Entretanto, observamos que o GICOM (e as demais comunidades) ainda 
>> >> apresentam um número de participantes relativamente pequeno (tanto 
>> >> em quantidade quanto em participação efetiva / troca de idéias e
>> >> informações)
>> >> quando se trata de Legislativo brasileiro. Aí, surge a primeira 
>> >> situação.
>> >> Após a criação da Comunidade Interlegis, a área técnica nos 
>> >> procurou
>> >> (SSFAC) para preparar uma campanha voltada para aumento da "massa 
>> >> crítica"
>> >> nas comunidades. A Julianna está preparando uma "boneca" do 
>> >> projeto, com algumas ações de curto prazo voltadas, em um primeiro 
>> >> momento, para aumentar o número de componentes das comunidades 
>> >> (precisamos definir uma meta, ou seja, quanto queremos crescer nos 
>> >> próximos 03 meses? - aceitamos sugestões), em uma segunda fase 
>> >> pretendemos "cutucar" aqueles que "estão" na comunidade mas, no 
>> >> entanto, não participam "das discussões".
>> >> Entendemos que com o aumento da "massa crítica" e da participação 
>> >> qualquer ação desenvolvida a partir daí passa a ter maior respaldo 
>> >> da comunidade e ressonância no legislativo, inclusive o Plano 
>> >> Estratégico de Marketing.
>> >> Vamos conversar mais.
>> >> Um forte abraço.
>> >>
>> >> James R. M. de Carvalho
>> >> Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do 
>> >> Legislativo - SSFAC
>> >> (061) 3311.2634
>> >>
>> >> -----Mensagem original-----
>> >> De: gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br
>> >> [mailto:gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br] Em nome de Hélio 
>> >> Leite Teixeira Enviada em: terça-feira, 2 de junho de 2009 14:44
>> >> Para: Grupo Interlegis de Comunicação
>> >> Cc: Comunidade do Poder Legislativo
>> >> Assunto: Re: [gicom]Campanha para ampliação das comunidades
>> >>
>> >> Amigo Jean,
>> >> A sua idéia é fantástica e deve ser abraçada por todos nós com o 
>> >> espírito semelhante ao de mutirão. Onde todos são atores e 
>> >> cúmplices da ação.
>> >>
>> >> Vou aproveitar a sua deixa para lançar uma discussão muito 
>> >> importante e que deve preceder as ações sugeridas por você em sua 
>> >> mensagem. Antes de discutir ações e/ou campanhas de comunicação é 
>> >> preciso discutir o futuro da Comunicação do Interlegis. Se não 
>> >> sabemos aonde queremos ir não chegaremos em lugar algum.
>> >>
>> >> A idéia aqui é AJUDAR os profissionais de comunicação e os 
>> >> gestores do Programa. Quero tratar da questão por um ponto de 
>> >> vista pouco abordado até aqui, a chamada visão "da ponta do 
>> >> processo", trazer um olhar "de fora"
>> >> para
>> >> a questão, apesar de me considerar uma pessoa "de dentro", pois 
>> >> além de ser um assíduo colaborador do Programa, sou também um 
>> >> usuário dos produtos e serviços do Interlegis.
>> >>
>> >> Quero compartilhar com todos vocês um pouco do que penso sobre o 
>> >> tema e ao mesmo tempo, baseado em minha experiência como 
>> >> profissional de comunicação, apontar caminhos e soluções para 
>> >> superarmos alguns desafios que se apresentam neste momento.
>> >>
>> >> O primeiro ponto que desejo abordar é a questão do Planejamento de 
>> >> Comunicação do programa. A ausência de um planejamento de 
>> >> comunicação adequado na primeira fase projeto, trouxe 
>> >> conseqüências negativas para o Programa como um todo. Desde o 
>> >> planejamento da oferta de valor até na forma como o programa é 
>> >> visto pelo seu target.
>> >>
>> >> Você pode estar me perguntando. Por que é tão importante ter um 
>> >> bom planejamento de Comunicação?  Para não me estender muito em 
>> >> minha resposta, pois o assunto renderia mais de um livro, vou me 
>> >> ater apenas ao aspecto prático da questão.
>> >>
>> >> É através do Planejamento de Comunicação que qualquer organização 
>> >> planeja a sua oferta de valor - materializada nos seus produtos e 
>> >> serviços - para os seus públicos. É através do Planejamento de 
>> >> Comunicação que geramos as expectativas (a promessa de valor) na 
>> >> cabeça do nosso target. E aqui está um ponto crucial, se gerarmos 
>> >> as expectativas erradas nas cabeças dos nossos clientes, 
>> >> expectativas que não podemos atender, fatalmente iremos 
>> >> frustrá-los, e conseqüentemente, não alcançaremos os nossos 
>> >> objetivos organizacionais.
>> >>
>> >> No caso do Interlegis, essa mensagem errada trouxe conseqüências 
>> >> nefastas para a própria marca Interlegis. O conceito mais moderno 
>> >> de marca aponta para três aspectos ou processos que acontecem na 
>> >> cabeça dos clientes, e que resultam na imagem de uma marca. O 
>> >> primeiro aspecto é o do diálogo, uma marca é um diálogo constante, 
>> >> portanto, é preciso saber o que dizer. O segundo aspecto é o da 
>> >> promessa de valor, é preciso planejar e comunicar cuidadosamente a 
>> >> oferta de valor da organização, evitando promessas e/ou mensagens 
>> >> irreais. O terceiro aspecto é o da experiência, a imagem que os 
>> >> clientes constroem em nossas cabeças sobre determinada marca, é 
>> >> fruto das experiências que eles têm temos com os produtos e 
>> >> serviços oferecidos (ou
>> >> prometidos) pela marca.
>> >>
>> >> Pois bem, o Interlegis precisa planejar a sua Comunicação. Para 
>> >> com isso, gerenciar e reposicionar a sua marca na cabeça dos seus 
>> >> clientes.
>> >> Apagar a
>> >> imagem paternalista construída pelas adesões "compradas" das casas 
>> >> legislativas na fase Um, para uma imagem de fomentador da 
>> >> modernização, de parceiro do Legislativo no seu caminho da 
>> >> modernização. (Ouçam o Podcast que publicamos sobre o tema:
>> >> http://comunicacaochapabranca.com.br/?p=6033)
>> >>
>> >> O bom de tudo isso é que o Interlegis já dispõe de todas (ou quase
>> >> todas) as informações e recursos necessários para a realização de 
>> >> um Plano de Comunicação, todas as informações já estão disponíveis 
>> >> nos dados apurados no I CENSO DO LEGISLATIVO.
>> >>
>> >> Explico, de forma resumida e direta, para se comunicar 
>> >> eficazmente, é preciso identificar uma necessidade; priorizar o 
>> >> que for mais importante; decidir o que deseja comunicar; torná-lo 
>> >> pertinente para a audiência e depois repetir, repetir...
>> >>
>> >> Normalmente a fase mais difícil é a primeira, a identificação da 
>> >> necessidade. No mundo privado as empresas gastam fortunas com 
>> >> pesquisas e mais pesquisas para entenderem o que se passa na 
>> >> cabeça dos seus clientes. O Interlegis não tem esse problema, pois 
>> >> a resposta para todos (ou quase
>> >> todos) os questionamentos necessários à execução do Plano de 
>> >> Comunicação, já estão disponíveis no I Censo do Legislativo, 
>> >> conduzido com maestria pela querida Telma Veturelli e pelo 
>> >> competentíssimo José Dantas (diretor do Interlegis).
>> >>
>> >> Isso mesmo, o Interlegis possui algo que nenhuma outra organização tem.
>> >> O
>> >> Interlegis tem em suas mãos, um raio-x completíssimo de toda a 
>> >> estrutura de organizacional, estrutural, política e material de 
>> >> todos os seus clientes.
>> >>
>> >> Através dos dados do Censo é possível identificar até quantos e 
>> >> quais clientes estão distribuídos dentro do que chamamos de 
>> >> espectro do relacionamento.  Explico, toda a Organização (o 
>> >> Interlegis inclusive) tem os seus clientes distribuídos ao longo 
>> >> de um espectro, que vai desde aqueles clientes potenciais que não 
>> >> conhecem os nossos produtos e serviços (as vezes até desconhecem a 
>> >> existência da Organização), passa por aqueles que conhecem e não 
>> >> utilizam, e vai até o outro extremo povoado por aqueles que 
>> >> conhecem, utilizam e são "evangelizadores" dos produtos da 
>> >> Organização. Para cada posição neste espectro é necessário enviar 
>> >> uma mensagem distinta, e vocês sabem onde definimos todas essas 
>> >> questões? No Plano de Comunicação.
>> >>
>> >> Para concluir, repito, é preciso elaborar um Plano de Comunicação 
>> >> para o Interlegis, um Plano de Comunicação que tenha como foco 
>> >> principal o fortalecimento daquilo que nós temos de mais valioso, 
>> >> as nossas comunidades.
>> >> E tenho certeza, não existe lugar melhor para discutir isso, do 
>> >> que aqui no GICOM.  Como a maioria aqui, eu tenho um monte de 
>> >> idéias e sugestões que podem ser úteis neste processo. Mas antes 
>> >> mais nada é preciso iniciarmos o debate e, em minha opinião, este 
>> >> é o momento ideal para fazermos isso.
>> >>
>> >> Grande abraço,
>> >> --
>> >> Hélio Leite Teixeira
>> >> Assembléia Legislativa de Alagoas
>> >> Acesse o http://ChapaBranca.com
>> >>
>> >>
>> >>
>> >> 2009/6/2 Jean Rodrigo Ferri <jeanferri em interlegis.gov.br>:
>> >> > Olá pessoal,
>> >> >
>> >> > Nos últimos dias estamos discutindo sobre a ampliação das 
>> >> > Comunidades Interlegis. A comunicação do Interlegis está 
>> >> > começando a esboçar um projeto cujo objetivo é trazer novos 
>> >> > participantes para as 4 listas atuais (GICOM, GITEC, GIAL e 
>> >> > Interlegis), e nós, da tecnologia, estamos trabalhando nos 
>> >> > ambientes wiki para apoiar as práticas dessas comunidades.
>> >> >
>> >> > Nesta lista GICOM estão presentes todos os membros do setor de 
>> >> > comunicação do Interlegis, membros de várias Casas Legislativas, 
>> >> > além de cidadãos interessados. Por esse motivo gostaríamos de 
>> >> > trazer esta discussão para cá, para que o GICOM possa ajudar o 
>> >> > Interlegis a planejar como atingir esse objetivo de ampliação 
>> >> > das comunidades.
>> >> >
>> >> > A Julianna Silva poderá dar mais detalhes sobre algumas 
>> >> > ferramentas que o Interlegis dispõem para essa ampliação, mas 
>> >> > gostaríamos de saber quais as estratégias de comunicação que 
>> >> > vocês acham importantes para atingirmos esse objetivo?
>> >> >
>> >> > Abraço,
>> >> >
>> >> > --
>> >> > Jean Ferri
>> >> > Analista de Sistemas
>> >> > Programa Interlegis - Brasília (DF) *Esta mensagem foi enviada 
>> >> > pelo software livre Mozilla Thunderbird*
>> >> > --
>> >> > Site da Comunidade GICOM
>> >> > http://colab.interlegis.gov.br
>> >> >
>> >> > Para pesquisar o histórico da lista visite:
>> >> > http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>> >> >
>> >> > Para administrar sua conta visite:
>> >> > http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>> >> >
>> >> --
>> >> Site da Comunidade GICOM
>> >> http://colab.interlegis.gov.br
>> >>
>> >> Para pesquisar o histórico da lista visite:
>> >> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>> >>
>> >> Para administrar sua conta visite:
>> >> http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>> >>
>> >>
>> >> --
>> >> Site da Comunidade GICOM
>> >> http://colab.interlegis.gov.br
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>> >> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
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>> >
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>> > http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>> >
>>
>>
>>
>> --
>> Hélio Leite Teixeira
>> Assembléia Legislativa de Alagoas
>> Acesse o http://ChapaBranca.com
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