[gicom] RES: Campanha para ampliação das comunidades

Hélio Leite Teixeira heliolteixeira em gmail.com
Terça Junho 2 20:26:03 BRT 2009


Então vamos sugerir as duas abordagens, pois uma completa a outra.

Grande abraço,

Hélio Teixeira
ALE/AL

2009/6/2 Angelo Marcondes de Oliveira Neto <angelomarcondes em gmail.com>:
> Exatamente Hélio,
>
> Concordo plenamente,
> Mas ainda insisto que devemos valorizar nossos faróis, nossos nortes, assim
> transformaremos o viral em epidemia.
>
> Abraços
>
> Angelo Marcondes de Oliveira Neto.
> Assessor de informática. - Câmara Municipal de Carneirinho.
> www.cmcarneirinho.mg.gov.br  - uaigeek.blogspot.com
> angelomarcondes em gmail.com - (34) 91414287 e 9978-5076
> "Não existe inseticida para filosofia barata"
>
>
> 2009/6/2 Hélio Leite Teixeira <heliolteixeira em gmail.com>
>>
>> Isso mesmo Angelo, acho que as pequenas ações quando bem conduzidas e
>> planejadas, podem trazer grande e maravilhosos benefícios a todos.
>>
>> Mas acredito também que não podemos desperdiçar alguns "canhões de
>> comunicação" que nós temos à nossa disposição.
>>
>> Vou citar dois exemplos destes canhões aos quais estou me referindo:
>>
>> CANHÃO 1 - O portal do Interlegis. Para quem não sabe, o Portal do
>> Interlegis recebe quase 10 mil visitas por dia. Isso mesmo, 10 mil
>> visita por dia. E isso é muita coisa. Se bem utilizado, pode ser uma
>> fantástica para o fortalecimento das nossas comunidades.
>>
>> CANHÃO 2 - Todos os anos o Interlegis promove uma série de eventos
>> muito legais em todo o país. Recentemente participei de um aqui em
>> Maceió que, de tão bom e útil, até hoje as pessoas comentam algumas
>> das palestrar que assisti, sobretudo uma delas que falou sobre
>> nepotismo. Uma palestra excelente.
>> Mais aí cabe uma pergunta: Por que não utilizarmos estes eventos
>> TAMBÉM para o fortalecimento das nossas Comunidades? Por que não
>> utilizarmos estes eventos para trazer mais gente para as nossas
>> comunidades? Por que não definirmos desde já como uma "cláusula
>> pétrea" da nossa política comunicação algo do tipo: "Todo evento do
>> Interlegis deve ter como objetivo PRINCIPAL ou SECUNDÁRIO o
>> fortalecimento das nossas comunidades"?
>>
>> São questões como estas que desejo discutir dentro do Plano de
>> Comunicação do Interlegis II, daí a minha sugestão de abrir o debate
>> aqui no GICOM.
>>
>> Grande abraço querido Felpudinho,
>>
>> Hélio Teixeira
>> ALE/AL
>>
>> 2009/6/2 Angelo Marcondes de Oliveira Neto <angelomarcondes em gmail.com>:
>> > Senhores,
>> >
>> > Observem,
>> > O que tem mais trazido usuários as listas?
>> > Algo impessável até anos atrás, a propaganda viral!
>> > Portanto, ao invés de focar todo o planejamento e energia em projetos de
>> > enorme envergadura, temos que observar que as listas tem se erguido a
>> > partir
>> > de ações de promoção da mesma, por gente de dentro da mesma.
>> > Vide isso o exemplo do Gicom, com o Hélio
>> > Gial, com o professor Arno
>> > Gitec, com a ação Jedis.
>> > Observerm, são ações deste tipo que atraem intelectos e pseudo intelecos
>> > pra
>> > lista.
>> > Observem...
>> >
>> > Abraços
>> >
>> > Angelo Marcondes de Oliveira Neto.
>> > Assessor de informática. - Câmara Municipal de Carneirinho.
>> > www.cmcarneirinho.mg.gov.br  - uaigeek.blogspot.com
>> > angelomarcondes em gmail.com - (34) 91414287 e 9978-5076
>> > "Não existe inseticida para filosofia barata"
>> >
>> >
>> > 2009/6/2 James R. Menezes de Carvalho <jamescarvalho em interlegis.gov.br>
>> >>
>> >> Prezado Helio, antes de mais nada um grande abraço.
>> >> Como sempre muito didático e competente.
>> >> Concordo plenamente com as suas observações.
>> >> Entretanto, devemos dividir as duas situações. A primeira, diz respeito
>> >> à
>> >> mensagem do Jean quanto ao incentivo ao aumento e participação nas
>> >> Comunidades e a segunda, o Plano Estratégico.
>> >> Vou começar pela segunda.
>> >> Desde que cheguei ao Interlegis, venho batalhando pela elaboração do PE
>> >> de
>> >> Marketing. Para informação de toda a comunidade, acho que agora vai
>> >> sair. No
>> >> planejamento do Interlegis II foi incluído e no PRODOC (Documento de
>> >> projeto) está prevista a elaboração do PE de Marketing (com recursos
>> >> alocados) e prevendo uma série de encontros presenciais da comunidade
>> >> de
>> >> comunicação e, também, discussão pela lista.
>> >> Já estou preparando o Termo de Referência para a contratação de uma
>> >> empresa especializada para desenvolvimento dos trabalhos. Tenho em
>> >> mente que
>> >> não podemos desenvolver nada sem a colaboração e participação do GICOM.
>> >> Entretanto, observamos que o GICOM (e as demais comunidades) ainda
>> >> apresentam um número de participantes relativamente pequeno (tanto em
>> >> quantidade quanto em participação efetiva / troca de idéias e
>> >> informações)
>> >> quando se trata de Legislativo brasileiro. Aí, surge a primeira
>> >> situação.
>> >> Após a criação da Comunidade Interlegis, a área técnica nos procurou
>> >> (SSFAC) para preparar uma campanha voltada para aumento da "massa
>> >> crítica"
>> >> nas comunidades. A Julianna está preparando uma "boneca" do projeto,
>> >> com
>> >> algumas ações de curto prazo voltadas, em um primeiro momento, para
>> >> aumentar
>> >> o número de componentes das comunidades (precisamos definir uma meta,
>> >> ou
>> >> seja, quanto queremos crescer nos próximos 03 meses? - aceitamos
>> >> sugestões),
>> >> em uma segunda fase pretendemos "cutucar" aqueles que "estão" na
>> >> comunidade
>> >> mas, no entanto, não participam "das discussões".
>> >> Entendemos que com o aumento da "massa crítica" e da participação
>> >> qualquer
>> >> ação desenvolvida a partir daí passa a ter maior respaldo da comunidade
>> >> e
>> >> ressonância no legislativo, inclusive o Plano Estratégico de Marketing.
>> >> Vamos conversar mais.
>> >> Um forte abraço.
>> >>
>> >> James R. M. de Carvalho
>> >> Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo -
>> >> SSFAC
>> >> (061) 3311.2634
>> >>
>> >> -----Mensagem original-----
>> >> De: gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br
>> >> [mailto:gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br] Em nome de Hélio Leite
>> >> Teixeira
>> >> Enviada em: terça-feira, 2 de junho de 2009 14:44
>> >> Para: Grupo Interlegis de Comunicação
>> >> Cc: Comunidade do Poder Legislativo
>> >> Assunto: Re: [gicom]Campanha para ampliação das comunidades
>> >>
>> >> Amigo Jean,
>> >> A sua idéia é fantástica e deve ser abraçada por todos nós com o
>> >> espírito
>> >> semelhante ao de mutirão. Onde todos são atores e cúmplices da ação.
>> >>
>> >> Vou aproveitar a sua deixa para lançar uma discussão muito importante e
>> >> que deve preceder as ações sugeridas por você em sua mensagem. Antes de
>> >> discutir ações e/ou campanhas de comunicação é preciso discutir o
>> >> futuro da
>> >> Comunicação do Interlegis. Se não sabemos aonde queremos ir não
>> >> chegaremos
>> >> em lugar algum.
>> >>
>> >> A idéia aqui é AJUDAR os profissionais de comunicação e os gestores do
>> >> Programa. Quero tratar da questão por um ponto de vista pouco abordado
>> >> até
>> >> aqui, a chamada visão "da ponta do processo", trazer um olhar "de fora"
>> >> para
>> >> a questão, apesar de me considerar uma pessoa "de dentro", pois além de
>> >> ser
>> >> um assíduo colaborador do Programa, sou também um usuário dos produtos
>> >> e
>> >> serviços do Interlegis.
>> >>
>> >> Quero compartilhar com todos vocês um pouco do que penso sobre o tema e
>> >> ao
>> >> mesmo tempo, baseado em minha experiência como profissional de
>> >> comunicação,
>> >> apontar caminhos e soluções para superarmos alguns desafios que se
>> >> apresentam neste momento.
>> >>
>> >> O primeiro ponto que desejo abordar é a questão do Planejamento de
>> >> Comunicação do programa. A ausência de um planejamento de comunicação
>> >> adequado na primeira fase projeto, trouxe conseqüências negativas para
>> >> o
>> >> Programa como um todo. Desde o planejamento da oferta de valor até na
>> >> forma
>> >> como o programa é visto pelo seu target.
>> >>
>> >> Você pode estar me perguntando. Por que é tão importante ter um bom
>> >> planejamento de Comunicação?  Para não me estender muito em minha
>> >> resposta,
>> >> pois o assunto renderia mais de um livro, vou me ater apenas ao aspecto
>> >> prático da questão.
>> >>
>> >> É através do Planejamento de Comunicação que qualquer organização
>> >> planeja
>> >> a sua oferta de valor - materializada nos seus produtos e serviços -
>> >> para os
>> >> seus públicos. É através do Planejamento de Comunicação que geramos as
>> >> expectativas (a promessa de valor) na cabeça do nosso target. E aqui
>> >> está um
>> >> ponto crucial, se gerarmos as expectativas erradas nas cabeças dos
>> >> nossos
>> >> clientes, expectativas que não podemos atender, fatalmente iremos
>> >> frustrá-los, e conseqüentemente, não alcançaremos os nossos objetivos
>> >> organizacionais.
>> >>
>> >> No caso do Interlegis, essa mensagem errada trouxe conseqüências
>> >> nefastas
>> >> para a própria marca Interlegis. O conceito mais moderno de marca
>> >> aponta
>> >> para três aspectos ou processos que acontecem na cabeça dos clientes, e
>> >> que
>> >> resultam na imagem de uma marca. O primeiro aspecto é o do diálogo, uma
>> >> marca é um diálogo constante, portanto, é preciso saber o que dizer. O
>> >> segundo aspecto é o da promessa de valor, é preciso planejar e
>> >> comunicar
>> >> cuidadosamente a oferta de valor da organização, evitando promessas
>> >> e/ou
>> >> mensagens irreais. O terceiro aspecto é o da experiência, a imagem que
>> >> os
>> >> clientes constroem em nossas cabeças sobre determinada marca, é fruto
>> >> das
>> >> experiências que eles têm temos com os produtos e serviços oferecidos
>> >> (ou
>> >> prometidos) pela marca.
>> >>
>> >> Pois bem, o Interlegis precisa planejar a sua Comunicação. Para com
>> >> isso,
>> >> gerenciar e reposicionar a sua marca na cabeça dos seus clientes.
>> >> Apagar a
>> >> imagem paternalista construída pelas adesões "compradas" das casas
>> >> legislativas na fase Um, para uma imagem de fomentador da modernização,
>> >> de
>> >> parceiro do Legislativo no seu caminho da modernização. (Ouçam o
>> >> Podcast que
>> >> publicamos sobre o tema:
>> >> http://comunicacaochapabranca.com.br/?p=6033)
>> >>
>> >> O bom de tudo isso é que o Interlegis já dispõe de todas (ou quase
>> >> todas) as informações e recursos necessários para a realização de um
>> >> Plano
>> >> de Comunicação, todas as informações já estão disponíveis nos dados
>> >> apurados
>> >> no I CENSO DO LEGISLATIVO.
>> >>
>> >> Explico, de forma resumida e direta, para se comunicar eficazmente, é
>> >> preciso identificar uma necessidade; priorizar o que for mais
>> >> importante;
>> >> decidir o que deseja comunicar; torná-lo pertinente para a audiência e
>> >> depois repetir, repetir...
>> >>
>> >> Normalmente a fase mais difícil é a primeira, a identificação da
>> >> necessidade. No mundo privado as empresas gastam fortunas com pesquisas
>> >> e
>> >> mais pesquisas para entenderem o que se passa na cabeça dos seus
>> >> clientes. O
>> >> Interlegis não tem esse problema, pois a resposta para todos (ou quase
>> >> todos) os questionamentos necessários à execução do Plano de
>> >> Comunicação, já
>> >> estão disponíveis no I Censo do Legislativo, conduzido com maestria
>> >> pela
>> >> querida Telma Veturelli e pelo competentíssimo José Dantas (diretor do
>> >> Interlegis).
>> >>
>> >> Isso mesmo, o Interlegis possui algo que nenhuma outra organização tem.
>> >> O
>> >> Interlegis tem em suas mãos, um raio-x completíssimo de toda a
>> >> estrutura de
>> >> organizacional, estrutural, política e material de todos os seus
>> >> clientes.
>> >>
>> >> Através dos dados do Censo é possível identificar até quantos e quais
>> >> clientes estão distribuídos dentro do que chamamos de espectro do
>> >> relacionamento.  Explico, toda a Organização (o Interlegis inclusive)
>> >> tem os
>> >> seus clientes distribuídos ao longo de um espectro, que vai desde
>> >> aqueles
>> >> clientes potenciais que não conhecem os nossos produtos e serviços (as
>> >> vezes
>> >> até desconhecem a existência da Organização), passa por aqueles que
>> >> conhecem
>> >> e não utilizam, e vai até o outro extremo povoado por aqueles que
>> >> conhecem,
>> >> utilizam e são "evangelizadores" dos produtos da Organização. Para cada
>> >> posição neste espectro é necessário enviar uma mensagem distinta, e
>> >> vocês
>> >> sabem onde definimos todas essas questões? No Plano de Comunicação.
>> >>
>> >> Para concluir, repito, é preciso elaborar um Plano de Comunicação para
>> >> o
>> >> Interlegis, um Plano de Comunicação que tenha como foco principal o
>> >> fortalecimento daquilo que nós temos de mais valioso, as nossas
>> >> comunidades.
>> >> E tenho certeza, não existe lugar melhor para discutir isso, do que
>> >> aqui no
>> >> GICOM.  Como a maioria aqui, eu tenho um monte de idéias e sugestões
>> >> que
>> >> podem ser úteis neste processo. Mas antes mais nada é preciso
>> >> iniciarmos o
>> >> debate e, em minha opinião, este é o momento ideal para fazermos isso.
>> >>
>> >> Grande abraço,
>> >> --
>> >> Hélio Leite Teixeira
>> >> Assembléia Legislativa de Alagoas
>> >> Acesse o http://ChapaBranca.com
>> >>
>> >>
>> >>
>> >> 2009/6/2 Jean Rodrigo Ferri <jeanferri em interlegis.gov.br>:
>> >> > Olá pessoal,
>> >> >
>> >> > Nos últimos dias estamos discutindo sobre a ampliação das Comunidades
>> >> > Interlegis. A comunicação do Interlegis está começando a esboçar um
>> >> > projeto cujo objetivo é trazer novos participantes para as 4 listas
>> >> > atuais (GICOM, GITEC, GIAL e Interlegis), e nós, da tecnologia,
>> >> > estamos
>> >> > trabalhando nos ambientes wiki para apoiar as práticas dessas
>> >> > comunidades.
>> >> >
>> >> > Nesta lista GICOM estão presentes todos os membros do setor de
>> >> > comunicação do Interlegis, membros de várias Casas Legislativas, além
>> >> > de
>> >> > cidadãos interessados. Por esse motivo gostaríamos de trazer esta
>> >> > discussão para cá, para que o GICOM possa ajudar o Interlegis a
>> >> > planejar
>> >> > como atingir esse objetivo de ampliação das comunidades.
>> >> >
>> >> > A Julianna Silva poderá dar mais detalhes sobre algumas ferramentas
>> >> > que
>> >> > o Interlegis dispõem para essa ampliação, mas gostaríamos de saber
>> >> > quais
>> >> > as estratégias de comunicação que vocês acham importantes para
>> >> > atingirmos esse objetivo?
>> >> >
>> >> > Abraço,
>> >> >
>> >> > --
>> >> > Jean Ferri
>> >> > Analista de Sistemas
>> >> > Programa Interlegis - Brasília (DF)
>> >> > *Esta mensagem foi enviada pelo software livre Mozilla Thunderbird*
>> >> > --
>> >> > Site da Comunidade GICOM
>> >> > http://colab.interlegis.gov.br
>> >> >
>> >> > Para pesquisar o histórico da lista visite:
>> >> > http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>> >> >
>> >> > Para administrar sua conta visite:
>> >> > http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>> >> >
>> >> --
>> >> Site da Comunidade GICOM
>> >> http://colab.interlegis.gov.br
>> >>
>> >> Para pesquisar o histórico da lista visite:
>> >> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>> >>
>> >> Para administrar sua conta visite:
>> >> http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>> >>
>> >>
>> >> --
>> >> Site da Comunidade GICOM
>> >> http://colab.interlegis.gov.br
>> >>
>> >> Para pesquisar o histórico da lista visite:
>> >> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>> >>
>> >> Para administrar sua conta visite:
>> >> http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>> >
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>> > Site da Comunidade GICOM
>> > http://colab.interlegis.gov.br
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>> > Para pesquisar o histórico da lista visite:
>> > http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
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>> > Para administrar sua conta visite:
>> > http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
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>>
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