[gicom] RES: Campanha para ampliação das comunidades
Angelo Marcondes de Oliveira Neto
angelomarcondes em gmail.com
Terça Junho 2 16:03:44 BRT 2009
Senhores,
Observem,
O que tem mais trazido usuários as listas?
Algo impessável até anos atrás, a propaganda viral!
Portanto, ao invés de focar todo o planejamento e energia em projetos de
enorme envergadura, temos que observar que as listas tem se erguido a partir
de ações de promoção da mesma, por gente de dentro da mesma.
Vide isso o exemplo do Gicom, com o Hélio
Gial, com o professor Arno
Gitec, com a ação Jedis.
Observerm, são ações deste tipo que atraem intelectos e pseudo intelecos pra
lista.
Observem...
Abraços
Angelo Marcondes de Oliveira Neto.
Assessor de informática. - Câmara Municipal de Carneirinho.
www.cmcarneirinho.mg.gov.br - uaigeek.blogspot.com
angelomarcondes em gmail.com - (34) 91414287 e 9978-5076
"Não existe inseticida para filosofia barata"
2009/6/2 James R. Menezes de Carvalho <jamescarvalho em interlegis.gov.br>
> Prezado Helio, antes de mais nada um grande abraço.
> Como sempre muito didático e competente.
> Concordo plenamente com as suas observações.
> Entretanto, devemos dividir as duas situações. A primeira, diz respeito Ã
> mensagem do Jean quanto ao incentivo ao aumento e participação nas
> Comunidades e a segunda, o Plano Estratégico.
> Vou começar pela segunda.
> Desde que cheguei ao Interlegis, venho batalhando pela elaboração do PE de
> Marketing. Para informação de toda a comunidade, acho que agora vai sair. No
> planejamento do Interlegis II foi incluÃdo e no PRODOC (Documento de
> projeto) está prevista a elaboração do PE de Marketing (com recursos
> alocados) e prevendo uma série de encontros presenciais da comunidade de
> comunicação e, também, discussão pela lista.
> Já estou preparando o Termo de Referência para a contratação de uma empresa
> especializada para desenvolvimento dos trabalhos. Tenho em mente que não
> podemos desenvolver nada sem a colaboração e participação do GICOM.
> Entretanto, observamos que o GICOM (e as demais comunidades) ainda
> apresentam um número de participantes relativamente pequeno (tanto em
> quantidade quanto em participação efetiva / troca de idéias e informações)
> quando se trata de Legislativo brasileiro. AÃ, surge a primeira situação.
> Após a criação da Comunidade Interlegis, a área técnica nos procurou
> (SSFAC) para preparar uma campanha voltada para aumento da "massa crÃtica"
> nas comunidades. A Julianna está preparando uma "boneca" do projeto, com
> algumas ações de curto prazo voltadas, em um primeiro momento, para aumentar
> o número de componentes das comunidades (precisamos definir uma meta, ou
> seja, quanto queremos crescer nos próximos 03 meses? - aceitamos sugestões),
> em uma segunda fase pretendemos "cutucar" aqueles que "estão" na comunidade
> mas, no entanto, não participam "das discussões".
> Entendemos que com o aumento da "massa crÃtica" e da participação qualquer
> ação desenvolvida a partir daà passa a ter maior respaldo da comunidade e
> ressonância no legislativo, inclusive o Plano Estratégico de Marketing.
> Vamos conversar mais.
> Um forte abraço.
>
> James R. M. de Carvalho
> Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo - SSFAC
> (061) 3311.2634
>
> -----Mensagem original-----
> De: gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br [mailto:
> gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br] Em nome de Hélio Leite Teixeira
> Enviada em: terça-feira, 2 de junho de 2009 14:44
> Para: Grupo Interlegis de Comunicação
> Cc: Comunidade do Poder Legislativo
> Assunto: Re: [gicom]Campanha para ampliação das comunidades
>
> Amigo Jean,
> A sua idéia é fantástica e deve ser abraçada por todos nós com o espÃrito
> semelhante ao de mutirão. Onde todos são atores e cúmplices da ação.
>
> Vou aproveitar a sua deixa para lançar uma discussão muito importante e que
> deve preceder as ações sugeridas por você em sua mensagem. Antes de discutir
> ações e/ou campanhas de comunicação é preciso discutir o futuro da
> Comunicação do Interlegis. Se não sabemos aonde queremos ir não chegaremos
> em lugar algum.
>
> A idéia aqui é AJUDAR os profissionais de comunicação e os gestores do
> Programa. Quero tratar da questão por um ponto de vista pouco abordado até
> aqui, a chamada visão "da ponta do processo", trazer um olhar "de fora" para
> a questão, apesar de me considerar uma pessoa "de dentro", pois além de ser
> um assÃduo colaborador do Programa, sou também um usuário dos produtos e
> serviços do Interlegis.
>
> Quero compartilhar com todos vocês um pouco do que penso sobre o tema e ao
> mesmo tempo, baseado em minha experiência como profissional de comunicação,
> apontar caminhos e soluções para superarmos alguns desafios que se
> apresentam neste momento.
>
> O primeiro ponto que desejo abordar é a questão do Planejamento de
> Comunicação do programa. A ausência de um planejamento de comunicação
> adequado na primeira fase projeto, trouxe conseqüências negativas para o
> Programa como um todo. Desde o planejamento da oferta de valor até na forma
> como o programa é visto pelo seu target.
>
> Você pode estar me perguntando. Por que é tão importante ter um bom
> planejamento de Comunicação? Para não me estender muito em minha resposta,
> pois o assunto renderia mais de um livro, vou me ater apenas ao aspecto
> prático da questão.
>
> É através do Planejamento de Comunicação que qualquer organização planeja a
> sua oferta de valor - materializada nos seus produtos e serviços - para os
> seus públicos. É através do Planejamento de Comunicação que geramos as
> expectativas (a promessa de valor) na cabeça do nosso target. E aqui está um
> ponto crucial, se gerarmos as expectativas erradas nas cabeças dos nossos
> clientes, expectativas que não podemos atender, fatalmente iremos
> frustrá-los, e conseqüentemente, não alcançaremos os nossos objetivos
> organizacionais.
>
> No caso do Interlegis, essa mensagem errada trouxe conseqüências nefastas
> para a própria marca Interlegis. O conceito mais moderno de marca aponta
> para três aspectos ou processos que acontecem na cabeça dos clientes, e que
> resultam na imagem de uma marca. O primeiro aspecto é o do diálogo, uma
> marca é um diálogo constante, portanto, é preciso saber o que dizer. O
> segundo aspecto é o da promessa de valor, é preciso planejar e comunicar
> cuidadosamente a oferta de valor da organização, evitando promessas e/ou
> mensagens irreais. O terceiro aspecto é o da experiência, a imagem que os
> clientes constroem em nossas cabeças sobre determinada marca, é fruto das
> experiências que eles têm temos com os produtos e serviços oferecidos (ou
> prometidos) pela marca.
>
> Pois bem, o Interlegis precisa planejar a sua Comunicação. Para com isso,
> gerenciar e reposicionar a sua marca na cabeça dos seus clientes. Apagar a
> imagem paternalista construÃda pelas adesões "compradas" das casas
> legislativas na fase Um, para uma imagem de fomentador da modernização, de
> parceiro do Legislativo no seu caminho da modernização. (Ouçam o Podcast que
> publicamos sobre o tema:
> http://comunicacaochapabranca.com.br/?p=6033)
>
> O bom de tudo isso é que o Interlegis já dispõe de todas (ou quase
> todas) as informações e recursos necessários para a realização de um Plano
> de Comunicação, todas as informações já estão disponÃveis nos dados apurados
> no I CENSO DO LEGISLATIVO.
>
> Explico, de forma resumida e direta, para se comunicar eficazmente, é
> preciso identificar uma necessidade; priorizar o que for mais importante;
> decidir o que deseja comunicar; torná-lo pertinente para a audiência e
> depois repetir, repetir...
>
> Normalmente a fase mais difÃcil é a primeira, a identificação da
> necessidade. No mundo privado as empresas gastam fortunas com pesquisas e
> mais pesquisas para entenderem o que se passa na cabeça dos seus clientes. O
> Interlegis não tem esse problema, pois a resposta para todos (ou quase
> todos) os questionamentos necessários à execução do Plano de Comunicação, já
> estão disponÃveis no I Censo do Legislativo, conduzido com maestria pela
> querida Telma Veturelli e pelo competentÃssimo José Dantas (diretor do
> Interlegis).
>
> Isso mesmo, o Interlegis possui algo que nenhuma outra organização tem. O
> Interlegis tem em suas mãos, um raio-x completÃssimo de toda a estrutura de
> organizacional, estrutural, polÃtica e material de todos os seus clientes.
>
> Através dos dados do Censo é possÃvel identificar até quantos e quais
> clientes estão distribuÃdos dentro do que chamamos de espectro do
> relacionamento. Explico, toda a Organização (o Interlegis inclusive) tem os
> seus clientes distribuÃdos ao longo de um espectro, que vai desde aqueles
> clientes potenciais que não conhecem os nossos produtos e serviços (as vezes
> até desconhecem a existência da Organização), passa por aqueles que conhecem
> e não utilizam, e vai até o outro extremo povoado por aqueles que conhecem,
> utilizam e são "evangelizadores" dos produtos da Organização. Para cada
> posição neste espectro é necessário enviar uma mensagem distinta, e vocês
> sabem onde definimos todas essas questões? No Plano de Comunicação.
>
> Para concluir, repito, é preciso elaborar um Plano de Comunicação para o
> Interlegis, um Plano de Comunicação que tenha como foco principal o
> fortalecimento daquilo que nós temos de mais valioso, as nossas comunidades.
> E tenho certeza, não existe lugar melhor para discutir isso, do que aqui no
> GICOM. Como a maioria aqui, eu tenho um monte de idéias e sugestões que
> podem ser úteis neste processo. Mas antes mais nada é preciso iniciarmos o
> debate e, em minha opinião, este é o momento ideal para fazermos isso.
>
> Grande abraço,
> --
> Hélio Leite Teixeira
> Assembléia Legislativa de Alagoas
> Acesse o http://ChapaBranca.com
>
>
>
> 2009/6/2 Jean Rodrigo Ferri <jeanferri em interlegis.gov.br>:
> > Olá pessoal,
> >
> > Nos últimos dias estamos discutindo sobre a ampliação das Comunidades
> > Interlegis. A comunicação do Interlegis está começando a esboçar um
> > projeto cujo objetivo é trazer novos participantes para as 4 listas
> > atuais (GICOM, GITEC, GIAL e Interlegis), e nós, da tecnologia, estamos
> > trabalhando nos ambientes wiki para apoiar as práticas dessas
> comunidades.
> >
> > Nesta lista GICOM estão presentes todos os membros do setor de
> > comunicação do Interlegis, membros de várias Casas Legislativas, além de
> > cidadãos interessados. Por esse motivo gostarÃamos de trazer esta
> > discussão para cá, para que o GICOM possa ajudar o Interlegis a planejar
> > como atingir esse objetivo de ampliação das comunidades.
> >
> > A Julianna Silva poderá dar mais detalhes sobre algumas ferramentas que
> > o Interlegis dispõem para essa ampliação, mas gostarÃamos de saber quais
> > as estratégias de comunicação que vocês acham importantes para
> > atingirmos esse objetivo?
> >
> > Abraço,
> >
> > --
> > Jean Ferri
> > Analista de Sistemas
> > Programa Interlegis - BrasÃlia (DF)
> > *Esta mensagem foi enviada pelo software livre Mozilla Thunderbird*
> > --
> > Site da Comunidade GICOM
> > http://colab.interlegis.gov.br
> >
> > Para pesquisar o histórico da lista visite:
> > http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
> >
> > Para administrar sua conta visite:
> > http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
> >
> --
> Site da Comunidade GICOM
> http://colab.interlegis.gov.br
>
> Para pesquisar o histórico da lista visite:
> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>
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>
>
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