[gicom] RES: Campanha para ampliação das comunidades

James R. Menezes de Carvalho jamescarvalho em interlegis.gov.br
Terça Junho 2 15:21:56 BRT 2009

Prezado Helio, antes de mais nada um grande abraço.
Como sempre muito didático e competente.
Concordo plenamente com as suas observações.
Entretanto, devemos dividir as duas situações. A primeira, diz respeito à mensagem do Jean quanto ao incentivo ao aumento e participação nas Comunidades e a segunda, o Plano Estratégico.
Vou começar pela segunda.
Desde que cheguei ao Interlegis, venho batalhando pela elaboração do PE de Marketing. Para informação de toda a comunidade, acho que agora vai sair. No planejamento do Interlegis II foi incluído e no PRODOC (Documento de projeto) está prevista a elaboração do PE de Marketing (com recursos alocados) e prevendo uma série de encontros presenciais da comunidade de comunicação e, também, discussão pela lista.
Já estou preparando o Termo de Referência para a contratação de uma empresa especializada para desenvolvimento dos trabalhos. Tenho em mente que não podemos desenvolver nada sem a colaboração e participação do GICOM.
Entretanto, observamos que o GICOM (e as demais comunidades) ainda apresentam um número de participantes relativamente pequeno (tanto em quantidade quanto em participação efetiva / troca de idéias e informações) quando se trata de Legislativo brasileiro. Aí, surge a primeira situação.
Após a criação da Comunidade Interlegis, a área técnica nos procurou (SSFAC) para preparar uma campanha voltada para aumento da "massa crítica" nas comunidades. A Julianna está preparando uma "boneca" do projeto, com algumas ações de curto prazo voltadas, em um primeiro momento, para aumentar o número de componentes das comunidades (precisamos definir uma meta, ou seja, quanto queremos crescer nos próximos 03 meses? - aceitamos sugestões), em uma segunda fase pretendemos "cutucar" aqueles que "estão" na comunidade mas, no entanto, não participam "das discussões".
Entendemos que com o aumento da "massa crítica" e da participação qualquer ação desenvolvida a partir daí passa a ter maior respaldo da comunidade e ressonância no legislativo, inclusive o Plano Estratégico de Marketing.
Vamos conversar mais.
Um forte abraço.

James R. M. de Carvalho
Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo - SSFAC
(061) 3311.2634

-----Mensagem original-----
De: gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br [mailto:gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br] Em nome de Hélio Leite Teixeira
Enviada em: terça-feira, 2 de junho de 2009 14:44
Para: Grupo Interlegis de Comunicação
Cc: Comunidade do Poder Legislativo
Assunto: Re: [gicom]Campanha para ampliação das comunidades

Amigo Jean,
A sua idéia é fantástica e deve ser abraçada por todos nós com o espírito semelhante ao de mutirão. Onde todos são atores e cúmplices da ação.

Vou aproveitar a sua deixa para lançar uma discussão muito importante e que deve preceder as ações sugeridas por você em sua mensagem. Antes de discutir ações e/ou campanhas de comunicação é preciso discutir o futuro da Comunicação do Interlegis. Se não sabemos aonde queremos ir não chegaremos em lugar algum.

A idéia aqui é AJUDAR os profissionais de comunicação e os gestores do Programa. Quero tratar da questão por um ponto de vista pouco abordado até aqui, a chamada visão "da ponta do processo", trazer um olhar "de fora" para a questão, apesar de me considerar uma pessoa "de dentro", pois além de ser um assíduo colaborador do Programa, sou também um usuário dos produtos e serviços do Interlegis.

Quero compartilhar com todos vocês um pouco do que penso sobre o tema e ao mesmo tempo, baseado em minha experiência como profissional de comunicação, apontar caminhos e soluções para superarmos alguns desafios que se apresentam neste momento.

O primeiro ponto que desejo abordar é a questão do Planejamento de Comunicação do programa. A ausência de um planejamento de comunicação adequado na primeira fase projeto, trouxe conseqüências negativas para o Programa como um todo. Desde o planejamento da oferta de valor até na forma como o programa é visto pelo seu target.

Você pode estar me perguntando. Por que é tão importante ter um bom planejamento de Comunicação?  Para não me estender muito em minha resposta, pois o assunto renderia mais de um livro, vou me ater apenas ao aspecto prático da questão.

É através do Planejamento de Comunicação que qualquer organização planeja a sua oferta de valor - materializada nos seus produtos e serviços - para os seus públicos. É através do Planejamento de Comunicação que geramos as expectativas (a promessa de valor) na cabeça do nosso target. E aqui está um ponto crucial, se gerarmos as expectativas erradas nas cabeças dos nossos clientes, expectativas que não podemos atender, fatalmente iremos frustrá-los, e conseqüentemente, não alcançaremos os nossos objetivos organizacionais.

No caso do Interlegis, essa mensagem errada trouxe conseqüências nefastas para a própria marca Interlegis. O conceito mais moderno de marca aponta para três aspectos ou processos que acontecem na cabeça dos clientes, e que resultam na imagem de uma marca. O primeiro aspecto é o do diálogo, uma marca é um diálogo constante, portanto, é preciso saber o que dizer. O segundo aspecto é o da promessa de valor, é preciso planejar e comunicar cuidadosamente a oferta de valor da organização, evitando promessas e/ou mensagens irreais. O terceiro aspecto é o da experiência, a imagem que os clientes constroem em nossas cabeças sobre determinada marca, é fruto das experiências que eles têm temos com os produtos e serviços oferecidos (ou prometidos) pela marca.

Pois bem, o Interlegis precisa planejar a sua Comunicação. Para com isso, gerenciar e reposicionar a sua marca na cabeça dos seus clientes. Apagar a imagem paternalista construída pelas adesões "compradas" das casas legislativas na fase Um, para uma imagem de fomentador da modernização, de parceiro do Legislativo no seu caminho da modernização. (Ouçam o Podcast que publicamos sobre o tema:
http://comunicacaochapabranca.com.br/?p=6033)

O bom de tudo isso é que o Interlegis já dispõe de todas (ou quase
todas) as informações e recursos necessários para a realização de um Plano de Comunicação, todas as informações já estão disponíveis nos dados apurados no I CENSO DO LEGISLATIVO.

Explico, de forma resumida e direta, para se comunicar eficazmente, é preciso identificar uma necessidade; priorizar o que for mais importante; decidir o que deseja comunicar; torná-lo pertinente para a audiência e depois repetir, repetir...

Normalmente a fase mais difícil é a primeira, a identificação da necessidade. No mundo privado as empresas gastam fortunas com pesquisas e mais pesquisas para entenderem o que se passa na cabeça dos seus clientes. O Interlegis não tem esse problema, pois a resposta para todos (ou quase todos) os questionamentos necessários à execução do Plano de Comunicação, já estão disponíveis no I Censo do Legislativo, conduzido com maestria pela querida Telma Veturelli e pelo competentíssimo José Dantas (diretor do Interlegis).

Isso mesmo, o Interlegis possui algo que nenhuma outra organização tem. O Interlegis tem em suas mãos, um raio-x completíssimo de toda a estrutura de organizacional, estrutural, política e material de todos os seus clientes.

Através dos dados do Censo é possível identificar até quantos e quais clientes estão distribuídos dentro do que chamamos de espectro do relacionamento.  Explico, toda a Organização (o Interlegis inclusive) tem os seus clientes distribuídos ao longo de um espectro, que vai desde aqueles clientes potenciais que não conhecem os nossos produtos e serviços (as vezes até desconhecem a existência da Organização), passa por aqueles que conhecem e não utilizam, e vai até o outro extremo povoado por aqueles que conhecem, utilizam e são "evangelizadores" dos produtos da Organização. Para cada posição neste espectro é necessário enviar uma mensagem distinta, e vocês sabem onde definimos todas essas questões? No Plano de Comunicação.

Para concluir, repito, é preciso elaborar um Plano de Comunicação para o Interlegis, um Plano de Comunicação que tenha como foco principal o fortalecimento daquilo que nós temos de mais valioso, as nossas comunidades. E tenho certeza, não existe lugar melhor para discutir isso, do que aqui no GICOM.  Como a maioria aqui, eu tenho um monte de idéias e sugestões que podem ser úteis neste processo. Mas antes mais nada é preciso iniciarmos o debate e, em minha opinião, este é o momento ideal para fazermos isso.

Hélio Leite Teixeira
Assembléia Legislativa de Alagoas
Acesse o http://ChapaBranca.com

Site da Comunidade GICOM