[gicom] As melhores políticas públicas de social media e de moderação de comentários para portais públicos

Quinta Dezembro 10 21:59:24 BRST 2009

Pessoal,

O João Lima, o "pai" do LexML, me perguntou se eu tinha [já compilada]
uma lista com as melhores políticas e/ou regras para a moderação de
comentários em portais públicos em todo o mundo.

Como todos já sabem, estou trabalhando em uma pesquisa sobre esse tema
que deverá se transforma num livro no primeiro semestre do próximo
ano. E, justamente por isso, já reuni um volume considerável de
informações.

Como a idéia (e o meu propósito!) é que todos possam se beneficiar das
discussões e debates em torno desse material, quero compartilhar com
todos vocês essa lista que, espero, sirva de inspiração no
gerenciamento dos portais de suas casas legislativas:

Vamos lá:

Webcontent.gov hosts this 'Social Media and Web 2.0 in Government' page:
http://www.usa.gov/webcontent/technology/other_tech.shtml

USA.gov - Government and Social Media:
http://www.usa.gov/webcontent/documents/Government_and_Social_Media.pdf

Plaxo's Communication/Blogging Policy:
http://blog.plaxoed.com/2005/03/29/plaxos-communication-policy/

BBC use of social networking and other third party websites:
http://www.bbc.co.uk/guidelines/editorialguidelines/assets/advice/bbcweb.pdf

Mashable's compilation of social media in action (corporate sector):
http://mashable.com/2008/07/23/corporate-social-media/

Article - "Government 2.0: How Social Media Could Transform Gov PR"
http://www.pbs.org/mediashift/2009/01/government-20-how-social-media-could-transform-gov-pr005.html

Dept of Navy policy http://www.doncio.navy.mil/PolicyView.aspx?ID=789

New Media and the Air Force - thanks for the tip USDA Andrew K -
http://www.webinknow.com/2009/04/free-social-media-ebook-and-video-new-media-and-the-air-force-.html

Thomas Nelson Publishers - Corporate Blogging Guidelines:
http://michaelhyatt.blogs.com/workingsmart/2005/03/corporate_blogg_1.html

"Link to NIST discussion group policies.
http://code.google.com/p/fds-smv/wiki/FDSSMV_Group_Policies
.

NIST Project Home Page:
http://fire.nist.gov/fds

NIST Discussion Group:
http://groups.google.com/group/fds-smv

NIST Blog:
http://blog.fds-smv.net/

NIST RSS Feeds of Development Activity:
http://code.google.com/p/fds-smv/feeds

NIST Twitter (new and not very active yet):
http://twitter.com/fds_smv