<p dir="ltr">Rafael,</p>
<p dir="ltr">1. Os poderes são independentes. A regra de mesma data e mesmo índice deve ser aplicada no âmbito de cada poder.</p>
<p dir="ltr">2. Até o dia 3 de julho ainda pode ser publicada Lei concedendo revisão geral (no âmbito do poder), no limite da recomposição DESTE ANO, de 1o de Janeiro até a data concessão.</p>
<p dir="ltr">Veja jurisprudência no site TSE.</p>
<p dir="ltr">Bom são João para todos.</p>
<p dir="ltr">Atenciosamente,</p>
<p dir="ltr">Ednézio Santiago.<br>
(75)99969-3000<br>
    </p>
<div class="gmail_quote">Em 23 de jun de 2016 8:58 AM, "Rafael Paladine Vieira" <<a href="mailto:rafael_advocacia@yahoo.com.br">rafael_advocacia@yahoo.com.br</a>> escreveu:<br type="attribution"><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div><div style="color:#000;background-color:#fff;font-family:times new roman,new york,times,serif;font-size:16px"><div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif"">Bom dia
Nobres colegas.</span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif""> </span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif"">Farei um
breve relato dos fatos, e preço a ajuda dos colegas.</span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif""> </span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif"">Nosso
Município não possui uma data-base para concessão de reajuste e recomposição,
sendo que em cada ano é utilizado um mês.</span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif""> </span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif"">No início
deste ano, e por ser período eleitoral, entramos em contato com o Executivo
para que este enviasse o anteprojeto de lei concedendo o reajuste (se fosse o
caso) e a recomposição (obrigatória), porém este se manifestou no sentido que
faria somente em julho.</span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif""> </span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif"">Desta
forma, a Câmara Municipal elaborou seu projeto de lei, referente somente ao
Poder Legislativo (servidores e eletivos), onde concedeu o percentual de 10 %
(reajuste + recomposição), sendo o mesmo aprovado e encaminhado ao Executivo.
Este de forma desmotivada vetou o projeto na integra. Veto este que fora
derrubado, e que não foi sancionado pelo Executivo, competindo à Presidência
promulgá-lo, tudo isso antes da vedação eleitoral.</span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif""> </span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif"">Até aí
tudo bem.</span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif""> </span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif"">Ocorre
que esta semana recebemos o Anteprojeto do Executivo, propondo a concessão de
recomposição ao Prefeito e Vice, secretários e servidores da Administração
Direta e Indireta (SAMAE - autarquia).</span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif""> </span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif"">Analisando
o Projeto à luz do inciso VIII do art. 73 da Lei Eleitoral (mencionado pelo
colega na mensagem abaixo), por se tratar de recomposição inflacionária, não
teria óbice a aprovação do projeto, sendo este o fundamento do jurídico do
executivo.</span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif""> </span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif"">Contudo
quando analisamos o artigo 37, inciso X da CF, vemos que o mesmo é taxativo em
afirmar que a revisão deve ocorrer na mesma data, ou seja, em data-baxe fixada
(ou forçando o entendimento data costumeiramente utilizada), veja-se:</span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif""> </span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><i><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif"">"Art. 37</span></i></div><i>

</i><div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><i><span style="font-size:10.0pt;font-family:"Arial","sans-serif"">X - a
remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39
somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a
iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na
mesma data e sem distinção de índices;</span><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif""></span>"</i></div><i>

</i><div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif""><br>
</span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif"">Anota-se
que o TCE/PR editou um Manual de Encerramento de Mandato (tentarei anexa-lo -
mas é facilmente encontrado no site do TCE), neste assunto faz a seguinte
orientação, às fls. 13:</span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><i><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif""><br>
</span></i></div><i>

</i><div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><i><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif"">"REVISÃO
GERAL<br>
Desde os 180 dias que antecedem as eleições até a posse dos eleitos, a revisão
geral da remuneração dos servidores públicos (art.37, inciso X, da Constituição
Federal - CF) somente poderá ser realizada se obedecidas as seguintes
condições:</span></i></div><i>

</i><div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif""><i>a. A
revisão geral não pode exceder a recomposição da perda de seu poder aquisitivo
ao longo do ano da eleição;<br>
b.
Aplicação da revisão geral indistintamente a todos os servidores, na data base
fixada, abrangendo os doze meses precedentes, com efeitos financeiros
imediatos."</i><br>
<br>
</span></div>



<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif"">Verifiquei
que eu comungo do mesmo entendimento do TCE, ao interpretar o dispositivo constitucional.</span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif""><br>
</span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif"">Assim,
por se tratar de correção salarial, onde mais de 500 servidores estão esperando
tal recomposição, consigo sustentar um parecer pautado exclusivamente na norma
eleitoral?</span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif""><br>
E ainda,
se sustento tal posicionamento, e na análise do ato, após sanção pelo
executivo, o TCE aponta a irregularidade temporal do mesmo, poderá respingar
alguma responsabilidade sob a Câmara ?</span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif""><br>
</span></div>

<div style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif"">att</span></div>

<div> </div>

<div> </div><div><span style="font-size:medium;font-family:'bookman old style','new york',times,serif"><i><b>Rafael Paladine Vieira</b> .'.</i><br>  OAB/PR n.º 36.243<br>Fone: <a href="tel:%2843%29%203272-2150" value="+554332722150" target="_blank">(43) 3272-2150</a><br>Cel. <a href="tel:%2843%29%208809-3794" value="+554388093794" target="_blank">(43) 8809-3794</a><br>Av. São Paulo, n. 400A<br>Centro - CEP n. 86.610-000<br>Jaguapitã - Paraná</span></div></div></div><br>--<br>
Histórico do grupo:<br>
<a href="http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=thread&order=latest&list=gial" rel="noreferrer" target="_blank">http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=thread&order=latest&list=gial</a><br>
<br>
Regras de participação:<br>
<a href="http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ComoParticiparComunidade" rel="noreferrer" target="_blank">http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ComoParticiparComunidade</a><br>
<br>
Para administrar ou excluir sua conta visite:<br>
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