<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial">Vereador
Ino Lucas</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial">Boa
Noite</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial">Primeiramente,
quero cumprimenta-lo pelo seu interesse em desempenhar, da melhor forma possível,
o mandato que lhe foi outorgado pela população de Juripiranga/PB. <br></span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial">Acompanhei
o desenrolar de seu questionamento. Possível desencontro nas manifestações dos
colegas do Gial, que poderia deixá-lo em dúvida sobre a legalidade <span style="mso-spacerun:yes"></span>dos denominados Projeto de Indicação, não
estabelecem a sua legalidade. Primeiro, pela forma da propositura, segundo,
pelo seu conteúdo. Com sua licença, seguindo seus tópicos, segue o contraponto:</span></p>

<p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial;
color:#FF6666">Venho solicitar dos senhores (as), esclarecimentos sobre as
prerrogativas ou não de um VEREADOR apresentar em Plenário para discussão,
análise e aprovação de um <b>Projeto de Indicação que sugere a criação de uma
Corporação de Guarda Municipa</b>l ou outra sugestão qualqu</span><span style="font-family:Arial">er;</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial">Nobre
Vereador, sua Câmara como as demais Câmaras do Brasil desenvolve o processo
legislativo em simetria ao que é estabelecido na Constituição Federal, na conformidade
preconizada pelo seu art. 59:</span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin-left:135.0pt;text-align:justify"><span style="font-family:Arial">Art. 59. O processo legislativo compreende a
elaboração de: </span></p>

<p style="margin-top:0cm;margin-right:0cm;margin-bottom:0cm;margin-left:135.0pt;
margin-bottom:.0001pt;text-align:justify"><a name="art59i"></a><span style="font-family:Arial">     I - emendas à Constituição;</span></p>

<p style="margin-top:0cm;margin-right:0cm;margin-bottom:0cm;margin-left:135.0pt;
margin-bottom:.0001pt;text-align:justify"><a name="art59ii"></a><span style="font-family:Arial">     II - leis complementares;</span></p>

<p style="margin-top:0cm;margin-right:0cm;margin-bottom:0cm;margin-left:135.0pt;
margin-bottom:.0001pt;text-align:justify"><a name="art59iii"></a><span style="font-family:Arial">     III - leis ordinárias;</span></p>

<p style="margin-top:0cm;margin-right:0cm;margin-bottom:0cm;margin-left:135.0pt;
margin-bottom:.0001pt;text-align:justify"><a name="art59iv"></a><span style="font-family:Arial">      IV - leis delegadas;</span></p>

<p style="margin-top:0cm;margin-right:0cm;margin-bottom:0cm;margin-left:135.0pt;
margin-bottom:.0001pt;text-align:justify"><a name="art59v"></a><span style="font-family:Arial">      V - medidas
provisórias;</span></p>

<p style="margin-top:0cm;margin-right:0cm;margin-bottom:0cm;margin-left:135.0pt;
margin-bottom:.0001pt;text-align:justify"><a name="art59vi"></a><span style="font-family:Arial">     VI - decretos legislativos;</span></p>

<p style="margin-top:0cm;margin-right:0cm;margin-bottom:0cm;margin-left:135.0pt;
margin-bottom:.0001pt;text-align:justify"><a name="art59vii"></a><span style="font-family:Arial">     VII - resoluções.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><a name="art59p"></a><span style="font-family: Arial; color: red;">                                                  <span style="color: rgb(0, 0, 0);">Parágrafo único. Lei
complementar disporá sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das
leis.</span></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial;
color:red">Na oportunidade comunico que na Câmara onde estou Vereador em
Juripiranga, elaborei um destes <b style="mso-bidi-font-weight:normal">Projetos
de Indicação</b> e recebi <b style="mso-bidi-font-weight:normal">o parecer
negativo</b> da assessoria jurídica da "Casa" alegando que o
respectivo Projeto é Jurídicamente imperfeito, e que não cabe ao Vereador tal
prerrogativa;</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial">Vereador,
o Parecer da Assessoria Jurídica da Casa está no sentido correto, porquanto não
há em nosso ordenamento jurídico a figura de <b style="mso-bidi-font-weight:
normal">Projeto de Indicação</b>, como se pode concluir do disposto no Art. 59
da CF, que é seguido pela Constituição Estadual e pela sua Lei Orgânica e pelo
seu Regimento Interno.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial">Como
exemplo para orientá-lo vou utilizar o nosso Regimento Interno, cujo
dispositivo acredito, <span style="mso-spacerun:yes"> </span>se encontre em
outros regimentos, esta previsto que:</span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin-left:153.0pt;text-align:justify;mso-layout-grid-align:
none;text-autospace:none"><b><span style="font-family:Arial"> Art. 10. <span style="font-weight:normal">A</span><span style="font-weight:normal"> </span></span></b><b style="mso-bidi-font-weight:
normal"><span style="font-family:Arial">Câmara tem funções legislativas, exerce
atribuições de fiscalização externa, financeira, e orçamentária de controle e
de assessoramento dos atos do Executivo, e prática de Atos de administração
interna</span></b><span style="font-family:Arial">.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin-left:153.0pt;text-align:justify;mso-layout-grid-align:
none;text-autospace:none"><span style="font-family:Arial">§ 1º A <b style="mso-bidi-font-weight:normal">função legislativa</b> consiste em
deliberar por meio de emendas à Lei Orgânica, Leis, Decretos Legislativos e
Resoluções sobre todas as matérias de competência do Município.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin-left:153.0pt;text-align:justify;mso-layout-grid-align:
none;text-autospace:none"><span style="font-family:Arial">§ 2º A <b style="mso-bidi-font-weight:normal">função de fiscalização</b>, compreendendo a
contábil, financeira, orçamentária e patrimonial do Município e das entidades
da Administração Indireta, é exercida com o auxílio do Tribunal de Contas do
Estado, compreendendo:</span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin-left:153.0pt;text-align:justify;mso-layout-grid-align:
none;text-autospace:none"><span style="font-family:Arial">a) <b style="mso-bidi-font-weight:normal">apreciação das contas</b> do exercício
financeiro, apresentadas pelo Prefeito;</span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin-left:153.0pt;text-align:justify;mso-layout-grid-align:
none;text-autospace:none"><span style="font-family:Arial">b) <b style="mso-bidi-font-weight:normal">acompanhamento das atividades financeiras</b>
do Município.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin-left:153.0pt;text-align:justify;mso-layout-grid-align:
none;text-autospace:none"><span style="font-family:Arial">§ 3º A <b style="mso-bidi-font-weight:normal">função de controle</b> é de caráter
político-administrativo e se exerce sobre o Prefeito, Administradores
Regionais, Secretários Municipais, Diretores Municipais, Mesa do Legislativo e
Vereadores.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin-left:153.0pt;text-align:justify;mso-layout-grid-align:
none;text-autospace:none"><b style="mso-bidi-font-weight:normal"><span style="font-family:Arial">§ 4º </span></b><span style="font-family:Arial">A<b style="mso-bidi-font-weight:normal"> <u>função de assessoramento</u> </b>consiste
em <b style="mso-bidi-font-weight:normal"><u>sugerir </u></b>medidas de
interesse público ao Executivo mediante<b style="mso-bidi-font-weight:normal"> <u>indicação.</u></b></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin-left:153.0pt;text-align:justify;mso-layout-grid-align:
none;text-autospace:none"><span style="font-family:Arial">§ 5º A <b style="mso-bidi-font-weight:normal">função administrativa</b> é <b style="mso-bidi-font-weight:normal">restrita</b> à sua organização interna, à
regulamentação de seu funcionalismo e à estruturação e direção de seus serviços
auxiliares.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial">
<span style="color:red">Gostaria de obter subsídios de informação para que eu
possa esclarecer que esse tipo de proposição é apenas uma sugestão que o
Parlamentar mirim faz ao Prefeito <b style="mso-bidi-font-weight:normal">para
que ele transforme o Projeto de Indicação em Projeto de Lei </b>de sua própria
iniciativa e reenvie para o Poder Legislativo para nova tramitação;</span></span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial;
color:red"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial">Subsidiando
seu questionamento, o §4º do Art. 10 acima citado, se enquadra perfeitamente,
na medida em que, você pode desenvolver a<b style="mso-bidi-font-weight:normal">
função de assessoramento </b>sugerindo medidas de interesse público ao
Executivo, mediante<b style="mso-bidi-font-weight:normal"> Indicação.<span style="mso-spacerun:yes">  </span>Veja bem, o problema de sua propositura é na
nomenclatura.</b></span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><b style="mso-bidi-font-weight:
normal"><span style="font-family:Arial"></span></b></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial">Todavia,
também não é o caso de se adotar, ainda que por analogia, o <b>princípio da
fungibilidade</b>, que também é uma característica do sistema recursal,
significando que se no caso concreto deveria ser interposto um tipo de <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Recurso_%28direito%29" title="Recurso (direito)">recurso</a> mas se escolhe outro, esse último pode
ser aceito, desde que haja dúvida, na <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina" title="Doutrina">doutrina</a> ou <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Jurisprud%C3%AAncia" title="Jurisprudência">jurisprudência</a>,
quanto a qual o tipo correto do recurso a ser utilizado no caso. Fungibilidade
significa, no conceito jurídico, a substituição de uma coisa por outra (Silva,
1993:336). Por sua vez, o princípio da fungibilidade indica que um recurso,
mesmo sendo incabível para atacar determinado tipo de decisão, pode ser
considerado válido, desde que exista dúvida, na doutrina ou jurisprudência,
quanto ao recurso apto a reformar certa decisão judicial. Em outras palavras, <b style="mso-bidi-font-weight:normal">ressalvados as hipóteses de erro grosseiro</b>,
a parte não poderá ser prejudicada pela interposição de um recurso por outro,
devendo o processo ser conhecido pelo Tribunal ad quem (Código de Processo
Civil de 1939, art. 810 Diogo Simione).</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial;
color:red"><span style="mso-spacerun:yes"></span>Trocando em miúdos, gostaria que alguém me <b style="mso-bidi-font-weight:
normal">enviasse alguma informação</b> falando da constitucionalidade de um
Vereador <b style="mso-bidi-font-weight:normal">apresentar uma propositura
deste tipo</b>.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial">Resumindo:
Não existe em nosso ordenamento a figura de <b style="mso-bidi-font-weight:
normal">Projeto de Indicação</b>. Em nossos Regimentos
 Internos, no exercício da <b style="mso-bidi-font-weight:
normal">Função de Assessoramento</b>, e não função Legislativa ou Fiscalizadora,
temos<span style="mso-spacerun:yes">  </span>a <b style="mso-bidi-font-weight:
normal">propositura Indicação</b>. Como disse, no exercício da Função de Assessoramento.<span style="mso-spacerun:yes">  </span>Também não é o caso de <b style="mso-bidi-font-weight:
normal">Requerimento</b>,<span style="mso-spacerun:yes">  </span>é que a
propositura adequada ao exercício da <b style="mso-bidi-font-weight:normal">Função
do Poder de Fiscalização</b> nas relações com o Poder Executivo.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial">As
proposituras denominadas de Projetos Indicativos, encontradas no <span style="mso-spacerun:yes"> </span>site <a href="http://www.auredirpimentel.com.br/projetosindicativos" target="_blank">http://www.auredirpimentel.com.br/projetosindicativos</a>,<span style="mso-spacerun:yes">  </span>em que pese a denominação incorreta, não
passam de indicações de minutas de projetos, portanto, não sendo possível, sua
tramitação no processo legislativo, e consequentemente, ser submetido à
deliberação do Plenário e de sanção do Poder Executivo, objetivando promulgação
dos referidos projetos em norma jurídica. Registra-se ainda, que os modelos de
projetos indicativos disponibilizados no referido site são de competência
exclusiva do Poder Executivo, assim, flagrante a inconstitucionalidade da
propositura por iniciativa de parlamentar.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial"><span style="mso-spacerun:yes"></span></span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial">Entendo
que você deveria encaminhar a sugestão do Parlamento Mirim, <span style="mso-spacerun:yes"> </span>como <b style="mso-bidi-font-weight:normal">Minuta
de Projeto de Lei</b> através de <b style="mso-bidi-font-weight:normal">Indicação</b>.
Lembrando, ainda, que <b style="mso-bidi-font-weight:normal">não existe</b> <b style="mso-bidi-font-weight:normal">obrigação</b> do Poder Executivo em <b style="mso-bidi-font-weight:normal">adotar a sua proposta</b>, ou mesmo, <b style="mso-bidi-font-weight:normal">de responder a essa Indicação</b>. </span></p>


<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial">Abraço</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial">Luiz
Fernando de Toledo</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:Arial">Assessoria
Jurídica Legislativa - CMH/SP</span></p>

skype:lftoledosp<br>Twitter:toledolf<br>nextel ID 113*9242<br>19 - 7813.8704<br><br><div class="gmail_quote"><br><br><br>Em 13 de maio de 2011 16:29, Severino Lucas Filho <span dir="ltr"><<a href="mailto:slucasfilho@gmail.com">slucasfilho@gmail.com</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;">Quero agradecer a todos que contribuíram para as informações aqui postadas e dizer que infelizmente não chegamos a um denominador comum, tendo em vista os desncontros de opiniões. É claro que essa discussão é produtiva e nós devemos mesmo nos perguntar de que maneira devemos agir ou seja buscarmos a forma correta de agir.<br>

<br><br clear="all"></blockquote></div><br>-- <br><br><br>