Com certeza, Wesley, abraços, Luis Fernando<br><br><div class="gmail_quote">Em 18 de março de 2010 14:11, wesley dias santos <span dir="ltr"><<a href="mailto:wes.ds@hotmail.com">wes.ds@hotmail.com</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote class="gmail_quote" style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;">



<div>
Olá Luís, assim que você tiver a data desse curso por favor me avise, pois interesse em fazê-lo.<br><br><hr>Date: Wed, 17 Mar 2010 19:46:18 -0300<div class="im"><br>From: <a href="mailto:neranto@gmail.com" target="_blank">neranto@gmail.com</a><br>
To: <a href="mailto:gial@listas.interlegis.gov.br" target="_blank">gial@listas.interlegis.gov.br</a><br>Subject: Re: [gial] discussão sobre Legística<br><br></div><div><div></div><div class="h5">Olá André, boa tarde,<br>É com grande prazer que o recepcionamos, principalmente por tratar do tema legística - essa nova ciência que se ocupa da qualidade das leis.  A propósito está formatado um curso a ser ministrado por mim no ILB/Senado nos próximos meses com a seguinte programa:<br>




        
        
        
        

<p style="margin-bottom: 0cm;" align="CENTER"><font face="Arial, sans-serif"><font style="font-size: 16pt;" size="4"><b>PROGRAMAÇÃO
DO CURSO:  LEGÍSTICA BÁSICA</b></font></font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="CENTER"><font face="Arial, sans-serif"><b>Instrutor:
Luís Fernando Pires Machado</b></font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif"><b>Chefe
do Serviço de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico/Interlegis e
doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del
Museo Social Argentino - UMSA</b></font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="CENTER"><br>
</p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif"><b>I
– FINALIDADE:</b></font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">Aprimorar
conhecimentos básicos sobre o método e a elaboração de uma norma
jurídica de qualidade refletindo-se nos conceitos elementares da
hermenêutica jurídica e da ciência da legislação, além de
analisar os modos de concepção e de redação dos atos legislativos
sem criar incerteza jurídica.</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><br>
</p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif"><b>II
– OBJETIVO</b></font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">Proporcionar
o conhecimento da legística como subsídio na elaboração de normas
jurídicas qualitativas buscando sua análise no processo
legislativo.</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><br>
</p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif"><b>III
– PÚBLICO-ALVO</b></font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">Destina-se
às pessoas que buscam capacitação profissional e que exercem
atividades na elaboração, consolidação e avaliação das normas
jurídicas.</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><br>
</p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif"><b>IV
– CARGA HORÁRIA</b></font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">30
horas/aula</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><br>
</p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif"><b>V
– CONTEÚDO PROGRAMÁTICO</b></font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif"><b>1
– Iniciativa legislativa</b></font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">1.1
– O impulso normativo – decisão de legislar</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">1.2
– A demanda da legislação – as leis partem da necessidade do
povo</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">1.3
– Canais de comunicação: consultas públicas, audiências
públicas, lobbies.</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">1.4
– Politologia</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><br>
</p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif"><b>2
– Interpretação das leis</b></font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">2.1
– Exame da técnica legislativa</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">2.2
– Função da norma jurídica</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">2.3
– Implicações jurídicas</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">2.4
– Crise da lei</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><br>
</p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif"><b>3
– Processo legislativo constitucional</b></font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">3.1
– Competências para legislar</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">3.2
– Proposições legislativas</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">3.3
– Tramitação das proposições</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><br>
</p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif"><b>4
– Legística</b></font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">4.1
– Conceito</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">4.2
– Taxinomia elementar</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">4.3
– Natureza</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">4.4
– Legística Organizativa</font></p>
<p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY">
<font face="Arial, sans-serif">4.4.1 – Paradigmas institucionais e
não institucionais</font></p>
<p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY">
<font face="Arial, sans-serif">4.4.2 – Perspectivas de evolução
para um futuro modelo de governance</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">4.5
– Legística material</font></p>
<p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY">
<font face="Arial, sans-serif">4.5.1 – O papel da legística
material no circuito governamental de produção legislativa</font></p>
<p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY">
<font face="Arial, sans-serif">4.5.2 – Métodos e técnicas de
legística material</font></p>
<p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY">
<font face="Arial, sans-serif">4.5.3 – Avaliação de impacto dos
atos legislativos</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">4.6
– Legística formal</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">        4.6.1
– Legística formal e comunicação normativa</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">        4.6.2
– Diretrizes para sistematização e redação normativa</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">        4.6.3
– Simplificação reordenadora dos atos legislativos</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">        4.6.4
– Compilação normativa</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">        4.6.5
– Consolidação legislativa</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">4.7
– Codificação legislativa</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">4.8
– Cláusulas de caducidade das normas</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">4.9
– A informática a serviço da legística: legimática</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><br>
</p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif"><b>5
– Transparência legislativa</b></font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">5.1
– Legibilidade e alcance das leis</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">5.2
– Acessibilidade da legislação: lexml</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">5.3
– Negociação legislativa</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><br>
</p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif"><b>REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS</b></font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">BASTOS,
Celso Ribeiro. Hermenêutica e interpretação constitucional. 3ª
Ed. São Paulo: Celso Bastos, 2002.</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">BRASIL.
Constituição da República Federativa do Brasil.  Brasília, 1988. 
Disponível em:
<</font><font color="#0000ff"><u><a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm" target="_blank"><font face="Arial, sans-serif">http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm</font></a></u></font><font face="Arial, sans-serif">>.
Acesso em: 31 jul. 2009.</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">_______.
Senado Federal. Regimento comum do Congresso Nacional.  Brasília,
2007. Disponível em </font><font color="#0000ff"><u><a href="http://www.senado.gov.br/" target="_blank"><font face="Arial, sans-serif">http://www.senado.gov.br</font></a></u></font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">_______.
Senado Federal. Regimento Interno. Brasília, 2007. </font>
</p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">CANOTILHO,
José Gomes. Direito Constitucional e teoria da constituição.
Coimbra: Almedina, 1988.</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">HAROCHE,
Claudine.  </font><font face="Arial, sans-serif"><i>Faire Dire,
Vouloir Dire. </i></font><font face="Arial, sans-serif">Trad. Eni
Pulcinelli Orlandi. França: Presses Universitaires de Lille, 1984.</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">MACHADO,
Luís Fernando P. Regimento Interno da Câmara dos Deputados, 1ª
Ed., Brasília: Vestcon, 2000, 232 p.</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">_________,
Luís Fernando P. Regimento Interno do Senado Federal, 1ª Ed.,
Brasília: Fortium, 2005, 219 p.</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">_________,
Luís Fernando P. Elaboração de Proposições Legislativas,
Brasília: SEEP, Senado Federal, 2008.</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">_________,
Luís Fernando P. Medidas provisórias: origem, causas e efeitos.  In
Brasil 20 anos de Constituição Cidadã, vol. 2. Brasília: ILB,
Senado Federal, 2009.</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">_________,
Luís Fernando P. Legística aplicada às medidas provisórias. 
Monografia apresentada pelo autor. Brasília: ILB, Senado Federal,
2009.</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">MARINHO,
Josaphat. Sistemas jurídicos, processo legislativo e técnica
legislativa.  </font><font face="Arial, sans-serif"><i>In </i></font><font face="Arial, sans-serif">Poder
Legislativo – Do Projeto ao Processo – Edição comemorativa dos
15 anos da Constituição de 1988/Senado Federal, SEEP, 2003.</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">MAZZEO,
Antônio Carlos.  O vôo de Minerva: a construção da política, do
igualitarismo e da democracia no Ocidente antigo.  São Paulo:
Boitempo: Oficina Universitária UNESP, 2009.</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">MERCADANTE,
Aloizio. Observatório: Coletânea de artigos sobre a evolução do
Brasil nos últimos anos. Brasília, SEEP, 2009.</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;"><font face="Arial, sans-serif">MONTESQUIEU.
</font><font face="Arial, sans-serif">O espírito das leis</font><font face="Arial, sans-serif"><i>.
</i></font><font face="Arial, sans-serif">São Paulo: Abril Cultural,
1979</font><font face="Arial, sans-serif"><b>.</b></font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">MORAES,
Alexandre de. </font><font face="Arial, sans-serif">Direito
Constitucional</font><font face="Arial, sans-serif"><i>. </i></font><font face="Arial, sans-serif">São
Paulo: Atlas, 2004</font><font face="Arial, sans-serif"><b>.</b></font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">MORAIS.
Carlos B.  Manual de Legística.  Critérios científicos e técnicos
para legislar melhor.  Lisboa: Verbo, 2007.</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">RADAELLI</font><font face="Arial, sans-serif">,
Claudio and Fabrizio De Francesco.  </font><font face="Arial, sans-serif"><span lang="en-US"><i>Regulatory
Quality in Europe Concepts, measures and policy processes.</i></span></font><font face="Arial, sans-serif"><span lang="en-US">
</span></font><font face="Arial, sans-serif">Manchester: Manchester
University Press, 2007.</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">SOARES,
Fabiana de Menezes, BARROS, Louise Menegaz, FARAJ, Natália de Assis.
 Legimática: A tecnologia da informação aplicada à qualidade da
produção legislativa. Brasília: Revista Senatus, v. 6, nº 2, p.
18-32, out. 2008.</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">__________,
Fabiana de Menezes. Legística e desenvolvimento: a qualidade da lei
no quadro de otimização de uma melhor legislação.  Belo
Horizonte: Cadernos da Escola do Legislativo, v. 9, nº 14, p. 7-34,
jan/dez. 2007.</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">SILVA,
José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, São
Paulo: Malheiros, 2004. </font>
</p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><font face="Arial, sans-serif">SOUZA,
Carlos Fernando M de. A legística e a redação das leis.  Artigo
publicado no Correio Brasiliense, Brasília: 12/02/2007, p. 8
(Direito e Justiça).</font></p>
<p style="margin-bottom: 0cm;" align="JUSTIFY"><br>
</p>
<br><br><div>Em 17 de março de 2010 15:27, André Sathler Guimarães <span dir="ltr"><<a href="mailto:andre.sathler@gmail.com" target="_blank">andre.sathler@gmail.com</a>></span> escreveu:<br><blockquote style="padding-left: 1ex;">

Prezados membros da lista,<br><br>Sou novo no Poder Legislativo (apenas seis meses). Ainda estou tentando entender algumas coisas, como, por exemplo, o que seria propriamente a Legística. Rascunhei algumas ideias abaixo e gostaria de ter comentários sobre as mesmas.<br>


Atenciosamente,<br><br>André Sathler Guimarães<br>Analista Legislativo - Câmara dos Deputados <br><br>

<p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><i><span style="color: rgb(35, 31, 32);">Legística x Processo Legislativo</span></i></p>

<p style="line-height: 150%;"><span style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Garamond; color: rgb(35, 31, 32);"> </span></p>

<p style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;">A definição constitucional
de Processo Legislativo é lacônica: “O processo legislativo compreende a
elaboração de: I – emendas à Constituição; II – leis complementares; III – leis
ordinárias; IV - leis delegadas; V – medidas provisórias; VI – decretos
legislativos; VII – resoluções” (CF, art. 59). A Câmara dos Deputados define o
Processo Legislativo como “conjunto de ações realizadas pelos órgãos do poder
legislativo com o objetivo de proceder à elaboração das leis sejam elas
constitucionais, complementares e ordinárias bem como as resoluções e decretos
legislativos” (site, consultado em 20/01/2010). </p>

<p style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;">O Processo
Legislativo é axiologicamente neutro. Característica herdada do campo do
Direito, que tende a tratar tudo o que diz respeito aos valores que inspiram a
norma como metajurídico e, portanto, estranho ao campo científico do Direito. Essa
visão atém-se a lei enquanto forma, ou seja, o que faz com que algo seja lei –
no caso brasileiro, sua aprovação pelo Legislativo. Para Habermas, a suposição
básica do Processo Legislativo é que todos os resultados obtidos segundo a
forma e o procedimento correto são legítimos. “O direito não consegue o seu
sentido normativo pleno <i>per se</i>
através de sua <i>forma</i>, ou através de
um <i>conteúdo </i>moral dado <i>a priori</i>, mas através de um <i>procedimento</i> que instaura o direito,
gerando legitimidade” (Habermas, 2003, p. 172).</p>

<p style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;">Prepondera o procedimento
para a formação das leis, não se prestando atenção à matéria legal. Para
Ferreira Filho, (p. 76) </p>

<p style="margin-left: 117.1pt; text-align: justify;"><span style="font-size: 11pt;">em termos de Direito
positivo, a caracterização de um ato como lei passou a depender exclusivamente
da forma de sua elaboração. A definição formal da lei se tornou a única possível,
embora tautológica. De fato, que é a lei, à luz do sistema constitucional
clássico, senão um ato elaborado de acordo com o procedimento que a
Constituição prevê para a elaboração de leis? </span></p>

<p style="text-align: justify; line-height: 150%;"> </p>

<p style="text-align: justify; line-height: 150%;">A legitimidade resolve-se com a legalidade, uma
legalidade meramente formal, uma vez que todas as outras questões correlatas
são tidas como metajurídicas. </p>

<p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span>            </span>Ressalte-se
que, diferentemente do que a legística, que se propõe como campo de estudos, o
processo legislativo restringe-se a um método, a uma forma de fazer, por
princípio. Processo tem as acepções de método, técnica, forma de realização de
alguma operação, bem como as acepções de sucessão de fases ou estados.<span>  </span>Legislativo é o que se refere às leis.
Acertam os intérpretes clássicos ao expurgarem do processo legislativo tudo o
que se relacione ao conteúdo ou à aplicabilidade das leis, pois o mesmo
adstringe-se ao procedimento necessário para o surgimento de uma lei. </p>

<p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span>            </span>Assim
considerado, a legística está para além do processo legislativo e o engloba. O
engloba no sentido de que a forma como a lei é produzida, a qualidade de sua
redação, a clareza na sua interpretação – que vai afetar sua aplicabilidade,
são elementos importantes para a legística, enquanto que alguns elementos da
legística (avaliação ex ante e ex post da lei, análise semântica das lei) são
estranhos ao processo legislativo. </p>

<p style="text-align: justify; line-height: 150%;"> </p>

<p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><i>Legística: um
esforço de delimitação de território</i></p>

<p style="text-align: justify; line-height: 150%;"> </p>

<p style="text-align: justify; line-height: 150%;"> </p>

<p style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;">As discussões sobre
legística mencionam sistematicamente dois esforços na área: um da<span>  </span>Organização para a Cooperação Econômica e o
Desenvolvimento (OCDE) e outro da União Européia. Em 1995, a OCDE aprovou oficialmente um
documento intitulado “Recomendação do Conselho da OCDE sobre o aperfeiçoamento
da qualidade da regulamentação governamental”<a href="#127728073dfcf35b_1276d666b65536b1__ftn1" name="127728073dfcf35b_1276d666b65536b1__ftnref1" title=""><span><span><span><span style="font-size: 12pt; font-family: 'Times New Roman';">[1]</span></span></span></span></a>,
que inclui uma proposta de checklist de referência para a tomada de decisões
sobre regulamentação. Em 2005, a
OCDE aprovou outro documento, os “Princípios Orientadores para a Qualidade e
Performance da Regulamentação”<a href="#127728073dfcf35b_1276d666b65536b1__ftn2" name="127728073dfcf35b_1276d666b65536b1__ftnref2" title=""><span><span><span><span style="font-size: 12pt; font-family: 'Times New Roman';">[2]</span></span></span></span></a></p>




<p style="text-align: justify; line-height: 150%;"> </p><br><p style="text-align: justify; line-height: 150%;"> </p>

<p style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;">O Conselho da União Européia
lançou um Plano de Ação para aperfeiçoar o ambiente regulatório no âmbito dos
países-membros. Esse Plano de Ação foi delineado a partir do relatório de um
grupo de trabalho criado especificamente com essa finalidade, o “Relatório
Final do Grupo Mandelkern sobre Melhor Regulamentação”<a href="#127728073dfcf35b_1276d666b65536b1__ftn3" name="127728073dfcf35b_1276d666b65536b1__ftnref3" title=""><span><span><span><span style="font-size: 12pt; font-family: 'Times New Roman';">[3]</span></span></span></span></a>,
de 2001.Esse relatório introduz como prática recomendada a execução de
avaliações ex ante e ex post dos atos normativos. A partir dessa proposta,
considerando-se o argumento do item anterior de que a legística engloba o processo
legislativo, chega-se à proposta abaixo de abrangência para a legística:</p>

<p style="text-align: justify; line-height: 150%;"> </p>

<p style="text-align: justify; line-height: 150%;"> </p>

<p style="text-align: justify; line-height: 150%;"> </p>

<p style="text-align: justify; line-height: 150%;"> </p>

<p style="text-align: center; line-height: 150%;" align="center"><b>Tabela 1</b></p>

<p style="text-align: center; line-height: 150%;" align="center"><b>Uma possível abrangência para a Legística</b></p>

<p style="text-align: center; line-height: 150%;" align="center"><b> </b></p>

<table style="border: medium none ; border-collapse: collapse;" border="1" cellpadding="0" cellspacing="0">
 <tbody><tr>
  <td style="border: 1pt solid windowtext; padding: 0cm 5.4pt; width: 149.6pt;" valign="top" width="199">
  <p style="text-align: justify; line-height: 150%;">Avaliação Anterior à Produção Legal</p>
  </td>
  <td style="border-style: solid solid solid none; border-color: windowtext windowtext windowtext -moz-use-text-color; border-width: 1pt 1pt 1pt medium; padding: 0cm 5.4pt; width: 149.65pt;" valign="top" width="200">
  <p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="text-transform: uppercase;">A</span>valiação
  do Procedimento de Produção Legal</p>
  </td>
  <td style="border-style: solid solid solid none; border-color: windowtext windowtext windowtext -moz-use-text-color; border-width: 1pt 1pt 1pt medium; padding: 0cm 5.4pt; width: 149.65pt;" valign="top" width="200">
  <p style="text-align: justify; line-height: 150%;">Avaliação Posterior à Produção Legal</p>
  </td>
 </tr>
 <tr>
  <td style="border-style: none solid solid; border-color: -moz-use-text-color windowtext windowtext; border-width: medium 1pt 1pt; padding: 0cm 5.4pt; width: 149.6pt;" valign="top" width="199">
  <p style="text-align: justify; line-height: 150%;">Reflexão quanto à opções para implementação da
  política pública (para verificar se a lei é realmente necessária), estudos
  prévios de avaliação dos impactos da legislação; realização de consultas.</p>
  </td>
  <td style="border-style: none solid solid none; border-color: -moz-use-text-color windowtext windowtext -moz-use-text-color; border-width: medium 1pt 1pt medium; padding: 0cm 5.4pt; width: 149.65pt;" valign="top" width="200">



  <p style="text-align: justify; line-height: 150%;">Processo Legislativo</p>
  </td>
  <td style="border-style: none solid solid none; border-color: -moz-use-text-color windowtext windowtext -moz-use-text-color; border-width: medium 1pt 1pt medium; padding: 0cm 5.4pt; width: 149.65pt;" valign="top" width="200">



  <p style="text-align: justify; line-height: 150%;">Reflexão quanto à efetividade da legislação, se a
  legislação implantada foi apropriada, identificação de lacunas e deficiências
  na legislação, estudos ex post de impactos da legislação.</p>
  </td>
 </tr>
</tbody></table>

<p style="text-align: justify; line-height: 150%;"> </p>

<p style="text-align: justify; line-height: 150%;">Ou seja, transcendendo a lei propriamente dita, a
legística abrange uma reflexão anterior à lei, uma avaliação do procedimento de
feitura da lei em si, e uma avaliação posterior à lei. </p>

<p style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;">Para o Grupo Mandelkern, a
produção legal deve ser antecedida por uma avaliação abrangente, a qual deve
referenciar-se em alguns princípios comuns. São esses: </p>

<ul type="disc"><li style="text-align: justify; line-height: 150%;">a
     necessidade: avaliação abrangente da necessidade de produção de uma lei,
     que deve abranger a verificação de possibilidades diferenciadas de
     implementação da política pública desejada, como, por exemplo, a concessão
     de estímulos econômicos;</li><li style="text-align: justify; line-height: 150%;">a
     proporcionalidade: avaliação quanto às vantagens geradas por uma nova lei
     em comparação às restrições que ela cria, abrangendo a verificação de
     possibilidades alternativas de materialização da orientação de conduta,
     como a fixação de diretrizes, o incentivo à auto-regulação, etc.;</li><li style="text-align: justify; line-height: 150%;">a subsidiariedade:
     avaliação do nível adequado de produção legislativa, privilegiando-se a
     tomada de decisões em um nível o mais próximo possível ao das partes
     afetadas pela nova lei;</li><li style="text-align: justify; line-height: 150%;">a
     transparência: possibilitar a participação mais ampla possível ao longo do
     processo de produção legal, com consultas envolvendo as partes
     interesadas;</li><li style="text-align: justify; line-height: 150%;">a
     imputabilidade<a href="#127728073dfcf35b_1276d666b65536b1__ftn4" name="127728073dfcf35b_1276d666b65536b1__ftnref4" title=""><span><span><span><span style="font-size: 12pt; font-family: 'Times New Roman';">[4]</span></span></span></span></a>:
     capacidade de identificar as autoridades responsáveis pela origem da lei;</li><li style="text-align: justify; line-height: 150%;">a
     acessibilidade: avaliação quanto ao nível em que as pessoas terão acesso à
     lei, destacando-se uma reflexão específica sobre aquelas pessoas ou grupos
     que, em virtude de situações específicas, terão dificuldades em conhecer
     seus direitos; </li><li style="text-align: justify; line-height: 150%;">a
     simplicidade: esforço permanente para que as leis e normas sejam
     detalhadas somente ao nível necessário e que sejam tão simples quanto
     possível.</li></ul>

<p style="text-align: justify; text-indent: 18pt; line-height: 150%;"> </p>

<p style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;">Para se realizar uma
avaliação anterior à lei, a legística precisa dialogar e utilizar métodos de
outras disciplinas, tais como a Economia (análises do tipo custo-benefício),
Sociologia (análises de impacto social); Ciências Políticas (procedimentos para
realização de consultas, envolvimento de atores da sociedade civil), Gestão
Pública (identificação de alternativas de implementação da política pública que
não envolvam legislação). Para realizar uma avaliação posterior, igualmente
será necessário invocar essas disciplinas, minimamente. </p>

<p style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;">O Processo Legislativo em
si, embora comumente seja tratado como restrito ao campo do Direito, envolve
diversas perspectivas disciplinares. A área de Letras, por exemplo, tem um
papel fundamental, abrangendo todas as técnicas redacionais aplicadas à
elaboração de uma lei. O Processo Legislativo também inclui questões próprias
do funcionamento das corporações parlamentares que dão origem às leis, que
afetam de modo importante a produção legislativa. Nesse campo inserem-se, por
exemplo, as reflexões quanto à possibilidade de tramitação em caráter
conclusivo em comissões menores, ao invés de no plenário, como é o caso
brasileiro. Além disso, nesse campo estão abarcadas as preocupações quanto a
procedimentos das casas legislativas (análise dos regimentos internos); formas
de atuação das casas legislativas (se somente revisoras ou não); competência
para iniciativa; poder de veto e formas de contraposição ao poder de veto;
regimes de tramitação; etc. </p>

<div><br clear="all">

<hr size="1" width="33%" align="left">



<div>

<a href="#127728073dfcf35b_1276d666b65536b1__ftnref1" name="127728073dfcf35b_1276d666b65536b1__ftn1" title=""><span><span><span><span style="font-size: 10pt; font-family: 'Times New Roman';">[1]</span></span></span></span></a><span lang="EN-US"> Recommendation of the Council of
the OECD on improving the quality of government regulation, tradução do autor.</span><br>

</div>

<div>

<a href="#127728073dfcf35b_1276d666b65536b1__ftnref2" name="127728073dfcf35b_1276d666b65536b1__ftn2" title=""><span><span><span><span style="font-size: 10pt; font-family: 'Times New Roman';">[2]</span></span></span></span></a><span lang="EN-US"> OECD Guiding Principles for
Regulatory Quality and Performance, tradução do autor. </span><br>

</div>

<div>

<a href="#127728073dfcf35b_1276d666b65536b1__ftnref3" name="127728073dfcf35b_1276d666b65536b1__ftn3" title=""><span><span><span><span style="font-size: 10pt; font-family: 'Times New Roman';">[3]</span></span></span></span></a><span lang="EN-US"> Mandelkern Group on Better
Regulation Final Report, tradução do autor. </span><br>

</div>

<div>

<a href="#127728073dfcf35b_1276d666b65536b1__ftnref4" name="127728073dfcf35b_1276d666b65536b1__ftn4" title=""><span><span><span><span style="font-size: 10pt; font-family: 'Times New Roman';">[4]</span></span></span></span></a> O termo
em inglês é <i>accountability</i>, muitas
vezes traduzido como responsabilidade. <br>

</div>

</div>

<br>
<br>--<br>
Site da Comunidade GIAL<br>
<a href="http://colab.interlegis.gov.br" target="_blank">http://colab.interlegis.gov.br</a><br>
<br>
Para pesquisar o histórico da lista visite:<br>
<a href="http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas" target="_blank">http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas</a><br>
<br>
Para administrar sua conta visite:<br>
<a href="http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gial" target="_blank">http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gial</a><br></blockquote></div><br>                                      <br></div></div><hr>Coloque sua foto num tema anos 60, 70 e 80. <a href="http://ilm.windowslive.com.br/?ocid=ILM:ILM:Hotmail:Tagline:1x1:Tagline" target="_blank">Conheça o novo site de I Love Messenger.</a></div>

<br>--<br>
Site da Comunidade GIAL<br>
<a href="http://colab.interlegis.gov.br" target="_blank">http://colab.interlegis.gov.br</a><br>
<br>
Para pesquisar o histórico da lista visite:<br>
<a href="http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas" target="_blank">http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas</a><br>
<br>
Para administrar sua conta visite:<br>
<a href="http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gial" target="_blank">http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gial</a><br></blockquote></div><br>