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Excelente explanação Edson.<br><br><hr id="stopSpelling">From: edsonrocha@usp.br<br>To: gial@listas.interlegis.gov.br<br>Date: Thu, 25 Feb 2010 18:25:55 -0300<br>Subject: Re: [gial] Fwd: Detalhando a ação<br><br>




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<div>
<p style="" class="ecxMsoNormal"><font face="Times New Roman" size="3">Olá Wesley,</font></p>
<p style="" class="ecxMsoNormal"><font face="Times New Roman" size="3"></font> </p>
<p style="" class="ecxMsoNormal"><font face="Times New Roman" size="3">Acredito que o sentindo de publicidade exigida pela 
constituição está mais relacionado à transparência na administração pública, o 
que não depende necessariamente de grandes investimentos.</font></p>
<p style="" class="ecxMsoNormal"><font face="Times New Roman" size="3">No entanto, o que se tem com freqüência é a propaganda de 
governo e não publicação de resultados, balanços contábeis e ampla divulgação de 
demais atos públicos.</font></p>
<p style="" class="ecxMsoNormal"><font face="Times New Roman" size="3">É obvio que mais transparência exige maior 
responsabilidade e certamente provocam maiores cobranças, além de envolver 
desgaste político para próximas eleições.</font></p>
<p style="" class="ecxMsoNormal"><font face="Times New Roman" size="3">Sendo assim, entendo que a publicidade na administração 
pública está mais relacionada a estes custos do que aos econômicos.</font></p>
<p style="" class="ecxMsoNormal"><font face="Times New Roman" size="3"> </font></p>
<p style="" class="ecxMsoNormal"><font face="Times New Roman" size="3">Edson Rocha</font></p>
<p style="" class="ecxMsoNormal"><font face="Times New Roman" size="3">Gestão de Políticas Públicas.</font></p>
<p style="" class="ecxMsoNormal"><font face="Times New Roman" size="3">Escola de Artes Ciências e Humanidades</font></p></div>
<blockquote style="border-left: 2px solid rgb(0, 0, 0); padding-left: 5px; padding-right: 0px; margin-left: 5px; margin-right: 0px;">
  <div style="font-family: arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 10pt; line-height: normal; font-size-adjust: none; font-stretch: normal; -x-system-font: none;">----- Original Message ----- </div>
  <div style="background: rgb(228, 228, 228) none repeat scroll 0% 0%; font-family: arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 10pt; line-height: normal; font-size-adjust: none; font-stretch: normal; -x-system-font: none; -moz-background-clip: border; -moz-background-origin: padding; -moz-background-inline-policy: continuous;"><b>From:</b> 
  <a title="wes.ds@hotmail.com" href="mailto:wes.ds@hotmail.com">wesley dias 
  santos</a> </div>
  <div style="font-family: arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 10pt; line-height: normal; font-size-adjust: none; font-stretch: normal; -x-system-font: none;"><b>To:</b> <a title="gial@listas.interlegis.gov.br" href="mailto:gial@listas.interlegis.gov.br">Grupo Interlegis de Assessoria 
  Legislativa</a> </div>
  <div style="font-family: arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 10pt; line-height: normal; font-size-adjust: none; font-stretch: normal; -x-system-font: none;"><b>Sent:</b> Thursday, February 25, 2010 5:14 
  PM</div>
  <div style="font-family: arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 10pt; line-height: normal; font-size-adjust: none; font-stretch: normal; -x-system-font: none;"><b>Subject:</b> Re: [gial] Fwd: Detalhando a 
  ação</div>
  <div><font face="Arial"></font><font face="Arial"></font><br></div>Olá a todos, 
  entrando um pouco no assunto de vocês, na constituição federal temos dois 
  princípios interessantes, o da publicidade e também da economicidade. Sabemos 
  também que para se produzir uma publicidade de qualidade é necessário gastar 
  valores consideráveis. Neste sentido qual a opinião de vocês sobre em qual 
  desses dois princípios o Gestor público deve focar mais para uma administração 
  bem conduzida. <br><br>> Date: Wed, 24 Feb 2010 16:11:54 -0300<br>> 
  From: heliolteixeira@gmail.com<br>> To: 
  gial@listas.interlegis.gov.br<br>> Subject: [gial] Fwd: Detalhando a 
  ação<br>> <br>> Oi Mauricio,<br>> <br>> Vamos continuar o debate 
  focando mais de perto a tua realidade ao na<br>> Câmara de 
  Pedreira.<br>> <br>> Levando em consideração o seu relato, fica muito 
  claro o alto grau de<br>> correção das suas ações. Como não conheço bem a 
  sua realidade, não<br>> seria correto (nem ético) da minha parte falar de 
  algo que desconheço.<br>> Como diz o ditado popular, "cada um sabe onde o 
  seu calo aperta".<br>> Assim, você seguiu os passos e a direção que achou 
  mais conveniente,<br>> de acordo com a realidade (além dos recursos 
  materiais e humanos<br>> disponíveis) que só você conhece.<br>> <br>> 
  Portanto, o meu comentário terá um tom mais conceitual. Vou usar o seu<br>> 
  relato (apenas) para ilustrar o argumento e discutir algumas questões<br>> 
  de fundo dentro do contexto atual da Comunicação Organizacional.<br>> 
  <br>> Dentro das várias "teorias da administração" vigentes (e que<br>> 
  funcionavam muito bem até bem pouco tempo atrás), a tarefa de<br>> 
  "comunicar" dentro das organizações era vista dentro uma visão que<br>> 
  tinha pelo menos três pressupostos básicos: (1) A COMUNICAÇÃO É<br>> 
  PRERROGATIVA EXCLUSIVA DO SETOR OU DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO, (2) O<br>> 
  ATO DE COMUNICAR CONSISTIA ESSENCIALMENTE NUMA TAREFA TRANSACIONAL,<br>> 
  (3) A INICIATIVA E O CONTROLE DA MENSAGEM ESTAVA SEMPRE NAS MÃOS DAS<br>> 
  ORGANIZAÇÕES.<br>> <br>> Confesso que esse cenário era o melhor dos 
  mundos para nós<br>> comunicadores. Tudo ficava mais simples. Bastava 
  publicar nossos<br>> "pacotes" de informações na mídia correta (aquela onde 
  podíamos<br>> alcançar nosso target!, ou pelo menos a maior parte dele), 
  usando a<br>> linguagem certa, dentro do timing ideal, para então 
  persuadi-los com<br>> as nossas técnicas (até então quase infalíveis!) de 
  convencimento e<br>> persuasão, que diga-se de passagem, as "melhores" 
  faculdades de<br>> comunicação do mundo AINDA INSISTEM em nos 
  ensinar...<br>> <br>> Para a alegria de alguns e desespero de muitos, 
  essas teorias estão<br>> sendo (na verdade já foram!) peremptoriamente 
  devastadas pelo avanço<br>> das novas tecnologias de comunicação e 
  relacionamento. Praticamente<br>> todas as antigas práticas de planejamento 
  de comunicação, incluindo<br>> planejamento de mídia e a criação e entrega 
  de produtos e serviços,<br>> PRECISAM SER IMEDIATAMENTE REVISTAS sob a luz 
  da nova configuração<br>> político-social-econômica que essa nova realidade 
  nos impõe.<br>> <br>> O próprio conceito (e o escopo) daquilo que 
  chamamos de "Planejamento<br>> de Comunicação" mudou nesse novo mundo. A 
  razão para isso é simples:<br>> não é mais possível planejar como antes a 
  comunicação da organização,<br>> pois a comunicação organizacional está se 
  tornando cada vez menos<br>> transacional e mais relacional e social. Não 
  dá mais para produzir<br>> pílulas de informação e servi-las para o consumo 
  das pessoas e achar<br>> que estamos nos comunicando com elas. É preciso 
  construir<br>> relacionamentos abertos e democráticos com os nossos 
  públicos. E todos<br>> nós sabemos que não é possível "planejar um 
  relacionamento". Daí é<br>> preciso redefinir as bases teórico-conceituais 
  e também as práticas<br>> daquilo que costumávamos chamar de "Planejamento 
  de Comunicação".<br>> <br>> Vou explicar rapidamente o porquê desta 
  mudança em cada um dos paradigmas:<br>> <br>> 1 - A COMUNICAÇÃO É 
  PRERROGATIVA EXCLUSIVA DO SETOR OU DEPARTAMENTO DE<br>> COMUNICAÇÃO<br>> 
  Em primeiro lugar é importante ressaltar e entender que todos na<br>> 
  Organização desempenham um papel importante dentro do processo de<br>> 
  Comunicação Organizacional. Todos os colaboradores da organização, de<br>> 
  uma forma ou de outra, comunicam-se com os nossos clientes. Como já<br>> 
  falei, Comunicação hoje, é sinônimo de relacionamento e um<br>> 
  relacionamento entre os nossos clientes e a organização onde<br>> 
  trabalhamos é construído e edificado levando-se em consideração TODOS<br>> 
  os contatos entre eles (clientes) e a nossa organização. É muita<br>> 
  ingenuidade acreditar que a imagem que os nossos clientes tem da nossa<br>> 
  organização e dos produtos e serviços ofertados por ela, é construída<br>> 
  apenas pelo "consumo" do material produzido por nossas assessorias de<br>> 
  comunicação. Todos os contatos entre os nossos clientes e a nossa<br>> 
  organização somam-se para formar a imagem da organização em suas<br>> 
  cabeças.<br>> <br>> Portanto é muito importante que pelo menos duas 
  mudanças sejam<br>> operadas na prática: (1)a política de comunicação se 
  transforme numa<br>> política de relacionamento baseada nos valores 
  VERDADEIRAMENTE<br>> compartilhados pelo grupo de colaboradores e (2) que 
  esta política<br>> seja internalizada em todos os procedimentos e rotinas 
  administrativas<br>> da organização. E o mais importante, todos precisam 
  entender (todos<br>> mesmo!!!) e respeitar essa política.<br>> <br>> 
  2 - O ATO DE COMUNICAR CONSISTIA ESSENCIALMENTE NUMA TAREFA<br>> 
  TRANSACIONAL - Já falei sobre isso mais acima. Comunicação deve ser<br>> 
  entendida como relacionamento. Não como uma transação do tipo "start<br>> 
  and stop".<br>> <br>> 3 -  A INICIATIVA E O CONTROLE DA MENSAGEM 
  ESTAVA SEMPRE NAS MÃOS DAS<br>> ORGANIZAÇÕES - Essa mudança de paradigma 
  também poder ser explicada<br>> pelo mudança (de transacional para 
  relacional) na natureza da<br>> comunicação organizacional. Você já tentou 
  controlar com mão de ferro<br>> um relacionamento, quer seja um 
  relacionamento amoroso, familiar ou<br>> profissional? Se você já tentou 
  fazer isso já sabe que não vai<br>> funcionar. Relacionamentos sadios e 
  edificantes não podem ser<br>> construídos a base de tirania.<br>> 
  <br>> Um conselho que dou a todos: Tratem seus clientes como 
  amigos.<br>> Respeite-os. Seja franco e aberto para discutir tudo, 
  inclusive aquilo<br>> que não seja do seu interesse. Só assim vocês poderão 
  ser levados a<br>> sério por eles.<br>> <br>> Mais adiante vou falar 
  das implicações dessa mudança paradigmática nos<br>> relacionamentos das 
  organizações com os seus públicos nas chamadas<br>> redes sociais.<br>> 
  <br>> Grande abraço<br>> <br>> Hélio Teixeira<br>> <br>> Em 19 
  de fevereiro de 2010 14:42, Imprensa - Câmara Pedreira<br>> 
  <imprensa@camarapedreira.sp.gov.br> escreveu:<br>> > Obrigado mais 
  uma vez caros (as) amigos (as) por responderem prontamente<br>> > minhas 
  considerações. Sugiro agora uma troca de experiências para enriquecer<br>> 
  > um pouco mais nossa discussão. Para isso vou tentar detalhar um pouco 
  melhor<br>> > a situação do Legislativo pedreirense, para vocês 
  conhecerem o que tenho<br>> > feito e o que me levou a abordar o tema 
  Redes Sociais nesta lista.<br>> > Quando assumi o departamente de 
  comunicação desta Casa de Leis, minha<br>> > primeira ação foi criar um 
  Planejamento Estratégico suscinto para ter um<br>> > direcionamento de 
  ações.<br>> > Para isso, primeiramente estabeleci uma "Visão" e uma 
  "Missão" (como bem<br>> > colocou o Prof. Marcelo) para o departamento e 
  fui delineando alguns<br>> > objetivos que gostaria de atingir a curto e 
  médio prazo.<br>> > Coloquei como "Visão" do departamento de 
  Comunicação, a promoção e a<br>> > formação política e social do 
  cidadão, visando um aumento da participação da<br>> > comunidade nas 
  sessões legislativas e na aproximação da Câmara com a<br>> > comunidade. 
  Como "Missão" estabeleci que a Assessoria de Comunicação deveria<br>> > 
  fornecer, com eficiência e eficácia, informações consistentes sobre a<br>> 
  > atuação do poder Legislativo para os mais diversos públicos-alvos 
  que<br>> > quisesse atingir, mantendo uma imagem positiva da 
  instituição. Asssim,<br>> > estabeleci duas categorias de 
  públicos-alvos: Interno (Funcionários e<br>> > Vereadores) e Externo 
  (População, Imprensa, Poder Executivo - local,<br>> > Estadual e 
  Federal, Poder Legislativo - Estadual e Federal, Instituições<br>> > 
  Públicas, Ministério Público, Tribunais de Contas e Tribunais da 
  Justiça).<br>> > A partir daí, fui estabelecendo algumas estratégias de 
  ação: realizei uma<br>> > reunião com todos os colaboradores da Câmara 
  para apresentar o trabalho da<br>> > Assessoria de Comunicação e depois 
  realizei uma apresentação do departamento<br>> > para a 
  imprensa.<br>> <br>> <br>> <br>> <br>> > Após as 
  apresentações, a princípio me dediquei à formação de uma imagem<br>> > 
  positiva da Câmara para o público externo através de releases e 
  coberturas<br>> > de eventos jornalísticos onde a Câmara participava. 
  Durnate dois anos me<br>> > dediquei a isso e medi o impacto de minhas 
  ações através da clippagem.<br>> > Consegui um resultado positivo. 
  Então, a partir do segundo semestre do ano<br>> > passado, me voltei 
  para o público interno ao qual tenho me dedicado até<br>> > agora, com 
  resultados de difícil monitoramento pela falta de tecnologia<br>> > 
  adequada. Ao mesmo tempo, no final de 2009 comecei a dar atenção às 
  novas<br>> > ferramentas de mídia eletrônica, quando procurei o Portal 
  Modelo para<br>> > implantação de nosso site e comecei a me aventurar 
  pelas redes sociais<br>> > (Twitter, Facebook e Orkut), o que me levou a 
  colocar em discussão o tema<br>> > nessa lista.<br>> > Acredito 
  que essas informações possam ser úteis para as próximas<br>> > 
  considerações da lista. Assim, para não me tornar cansativo,  paro por 
  aqui.<br>> ><br>> > Atenciosamente<br>> > Maurício 
  Batarce<br>> > Assessor de Comunicação<br>> > (19) 3893-3172 
  (com.)<br>> > (19) 8179-0699<br>> > 
  imprensa@camarapedreira.sp.gov.br<br>> ><br>> > --<br>> > 
  Site da Comunidade GICOM<br>> > http://colab.interlegis.gov.br<br>> 
  ><br>> > Para pesquisar o histórico da lista visite:<br>> > 
  http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas<br>> ><br>> > 
  Para administrar sua conta visite:<br>> > 
  http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom<br>> ><br>> 
  <br>> <br>> <br>> --<br>> Hélio Teixeira<br>> 
  http://ComunicacaoChapaBranca.com.br<br>> Twitter: 
  http://twitter.com/helioteixeira ou<br>> 
  http://twitter.com/chapabranca<br>> <br>> <br>> <br>> -- <br>> 
  Hélio Teixeira<br>> http://ComunicacaoChapaBranca.com.br<br>> Twitter: 
  http://twitter.com/helioteixeira ou<br>> 
  http://twitter.com/chapabranca<br>> -- <br>> Site da Comunidade 
  GIAL<br>> http://colab.interlegis.gov.br<br>> <br>> Para pesquisar o 
  histórico da lista visite:<br>> 
  http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas<br>> <br>> Para 
  administrar sua conta visite:<br>> 
  http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gial<br><br>
  <hr>
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  <BR><hr>

  <BR>-- <br>Site da Comunidade 
  GIAL<br>http://colab.interlegis.gov.br<br><br>Para pesquisar o histórico da 
  lista 
  visite:<br>http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas<br><br>Para 
  administrar sua conta 
  visite:<br>http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gial</blockquote>                                       <br /><hr />Quer comprar na Internet com segurança? <a href='http://go.microsoft.com/?linkid=9707132' target='_new'>Instale grátis o Internet Explorer 8.</a></body>
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