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<DIV>
<P style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class=MsoNormal><FONT size=3 
face="Times New Roman">Olá Wesley,</FONT></P>
<P style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class=MsoNormal><FONT size=3 
face="Times New Roman"></FONT> </P>
<P style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class=MsoNormal><FONT size=3 
face="Times New Roman">Acredito que o sentindo de publicidade exigida pela 
constituição está mais relacionado à transparência na administração pública, o 
que não depende necessariamente de grandes investimentos.</FONT></P>
<P style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class=MsoNormal><FONT size=3 
face="Times New Roman">No entanto, o que se tem com freqüência é a propaganda de 
governo e não publicação de resultados, balanços contábeis e ampla divulgação de 
demais atos públicos.</FONT></P>
<P style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class=MsoNormal><FONT size=3 
face="Times New Roman">É obvio que mais transparência exige maior 
responsabilidade e certamente provocam maiores cobranças, além de envolver 
desgaste político para próximas eleições.</FONT></P>
<P style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class=MsoNormal><FONT size=3 
face="Times New Roman">Sendo assim, entendo que a publicidade na administração 
pública está mais relacionada a estes custos do que aos econômicos.</FONT></P>
<P style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class=MsoNormal><?xml:namespace prefix = o ns = 
"urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p><FONT size=3 
face="Times New Roman"> </FONT></o:p></P>
<P style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class=MsoNormal><FONT size=3 
face="Times New Roman">Edson Rocha</FONT></P>
<P style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class=MsoNormal><FONT size=3 
face="Times New Roman">Gestão de Políticas Públicas.</FONT></P>
<P style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class=MsoNormal><FONT size=3 
face="Times New Roman">Escola de Artes Ciências e Humanidades</FONT></P></DIV>
<BLOCKQUOTE 
style="BORDER-LEFT: #000000 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; PADDING-RIGHT: 0px; MARGIN-LEFT: 5px; MARGIN-RIGHT: 0px">
  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="FONT: 10pt arial; BACKGROUND: #e4e4e4; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=wes.ds@hotmail.com href="mailto:wes.ds@hotmail.com">wesley dias 
  santos</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A 
  title=gial@listas.interlegis.gov.br 
  href="mailto:gial@listas.interlegis.gov.br">Grupo Interlegis de Assessoria 
  Legislativa</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Thursday, February 25, 2010 5:14 
  PM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [gial] Fwd: Detalhando a 
  ação</DIV>
  <DIV><FONT face=Arial></FONT><FONT face=Arial></FONT><BR></DIV>Olá a todos, 
  entrando um pouco no assunto de vocês, na constituição federal temos dois 
  princípios interessantes, o da publicidade e também da economicidade. Sabemos 
  também que para se produzir uma publicidade de qualidade é necessário gastar 
  valores consideráveis. Neste sentido qual a opinião de vocês sobre em qual 
  desses dois princípios o Gestor público deve focar mais para uma administração 
  bem conduzida. <BR><BR>> Date: Wed, 24 Feb 2010 16:11:54 -0300<BR>> 
  From: heliolteixeira@gmail.com<BR>> To: 
  gial@listas.interlegis.gov.br<BR>> Subject: [gial] Fwd: Detalhando a 
  ação<BR>> <BR>> Oi Mauricio,<BR>> <BR>> Vamos continuar o debate 
  focando mais de perto a tua realidade ao na<BR>> Câmara de 
  Pedreira.<BR>> <BR>> Levando em consideração o seu relato, fica muito 
  claro o alto grau de<BR>> correção das suas ações. Como não conheço bem a 
  sua realidade, não<BR>> seria correto (nem ético) da minha parte falar de 
  algo que desconheço.<BR>> Como diz o ditado popular, "cada um sabe onde o 
  seu calo aperta".<BR>> Assim, você seguiu os passos e a direção que achou 
  mais conveniente,<BR>> de acordo com a realidade (além dos recursos 
  materiais e humanos<BR>> disponíveis) que só você conhece.<BR>> <BR>> 
  Portanto, o meu comentário terá um tom mais conceitual. Vou usar o seu<BR>> 
  relato (apenas) para ilustrar o argumento e discutir algumas questões<BR>> 
  de fundo dentro do contexto atual da Comunicação Organizacional.<BR>> 
  <BR>> Dentro das várias "teorias da administração" vigentes (e que<BR>> 
  funcionavam muito bem até bem pouco tempo atrás), a tarefa de<BR>> 
  "comunicar" dentro das organizações era vista dentro uma visão que<BR>> 
  tinha pelo menos três pressupostos básicos: (1) A COMUNICAÇÃO É<BR>> 
  PRERROGATIVA EXCLUSIVA DO SETOR OU DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO, (2) O<BR>> 
  ATO DE COMUNICAR CONSISTIA ESSENCIALMENTE NUMA TAREFA TRANSACIONAL,<BR>> 
  (3) A INICIATIVA E O CONTROLE DA MENSAGEM ESTAVA SEMPRE NAS MÃOS DAS<BR>> 
  ORGANIZAÇÕES.<BR>> <BR>> Confesso que esse cenário era o melhor dos 
  mundos para nós<BR>> comunicadores. Tudo ficava mais simples. Bastava 
  publicar nossos<BR>> "pacotes" de informações na mídia correta (aquela onde 
  podíamos<BR>> alcançar nosso target!, ou pelo menos a maior parte dele), 
  usando a<BR>> linguagem certa, dentro do timing ideal, para então 
  persuadi-los com<BR>> as nossas técnicas (até então quase infalíveis!) de 
  convencimento e<BR>> persuasão, que diga-se de passagem, as "melhores" 
  faculdades de<BR>> comunicação do mundo AINDA INSISTEM em nos 
  ensinar...<BR>> <BR>> Para a alegria de alguns e desespero de muitos, 
  essas teorias estão<BR>> sendo (na verdade já foram!) peremptoriamente 
  devastadas pelo avanço<BR>> das novas tecnologias de comunicação e 
  relacionamento. Praticamente<BR>> todas as antigas práticas de planejamento 
  de comunicação, incluindo<BR>> planejamento de mídia e a criação e entrega 
  de produtos e serviços,<BR>> PRECISAM SER IMEDIATAMENTE REVISTAS sob a luz 
  da nova configuração<BR>> político-social-econômica que essa nova realidade 
  nos impõe.<BR>> <BR>> O próprio conceito (e o escopo) daquilo que 
  chamamos de "Planejamento<BR>> de Comunicação" mudou nesse novo mundo. A 
  razão para isso é simples:<BR>> não é mais possível planejar como antes a 
  comunicação da organização,<BR>> pois a comunicação organizacional está se 
  tornando cada vez menos<BR>> transacional e mais relacional e social. Não 
  dá mais para produzir<BR>> pílulas de informação e servi-las para o consumo 
  das pessoas e achar<BR>> que estamos nos comunicando com elas. É preciso 
  construir<BR>> relacionamentos abertos e democráticos com os nossos 
  públicos. E todos<BR>> nós sabemos que não é possível "planejar um 
  relacionamento". Daí é<BR>> preciso redefinir as bases teórico-conceituais 
  e também as práticas<BR>> daquilo que costumávamos chamar de "Planejamento 
  de Comunicação".<BR>> <BR>> Vou explicar rapidamente o porquê desta 
  mudança em cada um dos paradigmas:<BR>> <BR>> 1 - A COMUNICAÇÃO É 
  PRERROGATIVA EXCLUSIVA DO SETOR OU DEPARTAMENTO DE<BR>> COMUNICAÇÃO<BR>> 
  Em primeiro lugar é importante ressaltar e entender que todos na<BR>> 
  Organização desempenham um papel importante dentro do processo de<BR>> 
  Comunicação Organizacional. Todos os colaboradores da organização, de<BR>> 
  uma forma ou de outra, comunicam-se com os nossos clientes. Como já<BR>> 
  falei, Comunicação hoje, é sinônimo de relacionamento e um<BR>> 
  relacionamento entre os nossos clientes e a organização onde<BR>> 
  trabalhamos é construído e edificado levando-se em consideração TODOS<BR>> 
  os contatos entre eles (clientes) e a nossa organização. É muita<BR>> 
  ingenuidade acreditar que a imagem que os nossos clientes tem da nossa<BR>> 
  organização e dos produtos e serviços ofertados por ela, é construída<BR>> 
  apenas pelo "consumo" do material produzido por nossas assessorias de<BR>> 
  comunicação. Todos os contatos entre os nossos clientes e a nossa<BR>> 
  organização somam-se para formar a imagem da organização em suas<BR>> 
  cabeças.<BR>> <BR>> Portanto é muito importante que pelo menos duas 
  mudanças sejam<BR>> operadas na prática: (1)a política de comunicação se 
  transforme numa<BR>> política de relacionamento baseada nos valores 
  VERDADEIRAMENTE<BR>> compartilhados pelo grupo de colaboradores e (2) que 
  esta política<BR>> seja internalizada em todos os procedimentos e rotinas 
  administrativas<BR>> da organização. E o mais importante, todos precisam 
  entender (todos<BR>> mesmo!!!) e respeitar essa política.<BR>> <BR>> 
  2 - O ATO DE COMUNICAR CONSISTIA ESSENCIALMENTE NUMA TAREFA<BR>> 
  TRANSACIONAL - Já falei sobre isso mais acima. Comunicação deve ser<BR>> 
  entendida como relacionamento. Não como uma transação do tipo "start<BR>> 
  and stop".<BR>> <BR>> 3 -  A INICIATIVA E O CONTROLE DA MENSAGEM 
  ESTAVA SEMPRE NAS MÃOS DAS<BR>> ORGANIZAÇÕES - Essa mudança de paradigma 
  também poder ser explicada<BR>> pelo mudança (de transacional para 
  relacional) na natureza da<BR>> comunicação organizacional. Você já tentou 
  controlar com mão de ferro<BR>> um relacionamento, quer seja um 
  relacionamento amoroso, familiar ou<BR>> profissional? Se você já tentou 
  fazer isso já sabe que não vai<BR>> funcionar. Relacionamentos sadios e 
  edificantes não podem ser<BR>> construídos a base de tirania.<BR>> 
  <BR>> Um conselho que dou a todos: Tratem seus clientes como 
  amigos.<BR>> Respeite-os. Seja franco e aberto para discutir tudo, 
  inclusive aquilo<BR>> que não seja do seu interesse. Só assim vocês poderão 
  ser levados a<BR>> sério por eles.<BR>> <BR>> Mais adiante vou falar 
  das implicações dessa mudança paradigmática nos<BR>> relacionamentos das 
  organizações com os seus públicos nas chamadas<BR>> redes sociais.<BR>> 
  <BR>> Grande abraço<BR>> <BR>> Hélio Teixeira<BR>> <BR>> Em 19 
  de fevereiro de 2010 14:42, Imprensa - Câmara Pedreira<BR>> 
  <imprensa@camarapedreira.sp.gov.br> escreveu:<BR>> > Obrigado mais 
  uma vez caros (as) amigos (as) por responderem prontamente<BR>> > minhas 
  considerações. Sugiro agora uma troca de experiências para enriquecer<BR>> 
  > um pouco mais nossa discussão. Para isso vou tentar detalhar um pouco 
  melhor<BR>> > a situação do Legislativo pedreirense, para vocês 
  conhecerem o que tenho<BR>> > feito e o que me levou a abordar o tema 
  Redes Sociais nesta lista.<BR>> > Quando assumi o departamente de 
  comunicação desta Casa de Leis, minha<BR>> > primeira ação foi criar um 
  Planejamento Estratégico suscinto para ter um<BR>> > direcionamento de 
  ações.<BR>> > Para isso, primeiramente estabeleci uma "Visão" e uma 
  "Missão" (como bem<BR>> > colocou o Prof. Marcelo) para o departamento e 
  fui delineando alguns<BR>> > objetivos que gostaria de atingir a curto e 
  médio prazo.<BR>> > Coloquei como "Visão" do departamento de 
  Comunicação, a promoção e a<BR>> > formação política e social do 
  cidadão, visando um aumento da participação da<BR>> > comunidade nas 
  sessões legislativas e na aproximação da Câmara com a<BR>> > comunidade. 
  Como "Missão" estabeleci que a Assessoria de Comunicação deveria<BR>> > 
  fornecer, com eficiência e eficácia, informações consistentes sobre a<BR>> 
  > atuação do poder Legislativo para os mais diversos públicos-alvos 
  que<BR>> > quisesse atingir, mantendo uma imagem positiva da 
  instituição. Asssim,<BR>> > estabeleci duas categorias de 
  públicos-alvos: Interno (Funcionários e<BR>> > Vereadores) e Externo 
  (População, Imprensa, Poder Executivo - local,<BR>> > Estadual e 
  Federal, Poder Legislativo - Estadual e Federal, Instituições<BR>> > 
  Públicas, Ministério Público, Tribunais de Contas e Tribunais da 
  Justiça).<BR>> > A partir daí, fui estabelecendo algumas estratégias de 
  ação: realizei uma<BR>> > reunião com todos os colaboradores da Câmara 
  para apresentar o trabalho da<BR>> > Assessoria de Comunicação e depois 
  realizei uma apresentação do departamento<BR>> > para a 
  imprensa.<BR>> <BR>> <BR>> <BR>> <BR>> > Após as 
  apresentações, a princípio me dediquei à formação de uma imagem<BR>> > 
  positiva da Câmara para o público externo através de releases e 
  coberturas<BR>> > de eventos jornalísticos onde a Câmara participava. 
  Durnate dois anos me<BR>> > dediquei a isso e medi o impacto de minhas 
  ações através da clippagem.<BR>> > Consegui um resultado positivo. 
  Então, a partir do segundo semestre do ano<BR>> > passado, me voltei 
  para o público interno ao qual tenho me dedicado até<BR>> > agora, com 
  resultados de difícil monitoramento pela falta de tecnologia<BR>> > 
  adequada. Ao mesmo tempo, no final de 2009 comecei a dar atenção às 
  novas<BR>> > ferramentas de mídia eletrônica, quando procurei o Portal 
  Modelo para<BR>> > implantação de nosso site e comecei a me aventurar 
  pelas redes sociais<BR>> > (Twitter, Facebook e Orkut), o que me levou a 
  colocar em discussão o tema<BR>> > nessa lista.<BR>> > Acredito 
  que essas informações possam ser úteis para as próximas<BR>> > 
  considerações da lista. Assim, para não me tornar cansativo,  paro por 
  aqui.<BR>> ><BR>> > Atenciosamente<BR>> > Maurício 
  Batarce<BR>> > Assessor de Comunicação<BR>> > (19) 3893-3172 
  (com.)<BR>> > (19) 8179-0699<BR>> > 
  imprensa@camarapedreira.sp.gov.br<BR>> ><BR>> > --<BR>> > 
  Site da Comunidade GICOM<BR>> > http://colab.interlegis.gov.br<BR>> 
  ><BR>> > Para pesquisar o histórico da lista visite:<BR>> > 
  http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas<BR>> ><BR>> > 
  Para administrar sua conta visite:<BR>> > 
  http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom<BR>> ><BR>> 
  <BR>> <BR>> <BR>> --<BR>> Hélio Teixeira<BR>> 
  http://ComunicacaoChapaBranca.com.br<BR>> Twitter: 
  http://twitter.com/helioteixeira ou<BR>> 
  http://twitter.com/chapabranca<BR>> <BR>> <BR>> <BR>> -- <BR>> 
  Hélio Teixeira<BR>> http://ComunicacaoChapaBranca.com.br<BR>> Twitter: 
  http://twitter.com/helioteixeira ou<BR>> 
  http://twitter.com/chapabranca<BR>> -- <BR>> Site da Comunidade 
  GIAL<BR>> http://colab.interlegis.gov.br<BR>> <BR>> Para pesquisar o 
  histórico da lista visite:<BR>> 
  http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas<BR>> <BR>> Para 
  administrar sua conta visite:<BR>> 
  http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gial<BR><BR>
  <HR>
  Quer navegar na Internet sem medo? <A 
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  <P>
  <HR>

  <P></P>-- <BR>Site da Comunidade 
  GIAL<BR>http://colab.interlegis.gov.br<BR><BR>Para pesquisar o histórico da 
  lista 
  visite:<BR>http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas<BR><BR>Para 
  administrar sua conta 
  visite:<BR>http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gial</BLOCKQUOTE></BODY></HTML>