<html>
<head>
<style><!--
.hmmessage P
{
margin:0px;
padding:0px
}
body.hmmessage
{
font-size: 10pt;
font-family:Verdana
}
--></style>
</head>
<body class='hmmessage'>
Olá a todos, entrando um pouco no assunto de vocês, na constituição federal temos dois princípios interessantes, o da publicidade e também da economicidade. Sabemos também que para se produzir uma publicidade de qualidade é necessário gastar valores consideráveis. Neste sentido qual a opinião de vocês sobre em qual desses dois princípios o Gestor público deve focar mais para uma administração bem conduzida. <br><br>> Date: Wed, 24 Feb 2010 16:11:54 -0300<br>> From: heliolteixeira@gmail.com<br>> To: gial@listas.interlegis.gov.br<br>> Subject: [gial] Fwd: Detalhando a ação<br>> <br>> Oi Mauricio,<br>> <br>> Vamos continuar o debate focando mais de perto a tua realidade ao na<br>> Câmara de Pedreira.<br>> <br>> Levando em consideração o seu relato, fica muito claro o alto grau de<br>> correção das suas ações. Como não conheço bem a sua realidade, não<br>> seria correto (nem ético) da minha parte falar de algo que desconheço.<br>> Como diz o ditado popular, "cada um sabe onde o seu calo aperta".<br>> Assim, você seguiu os passos e a direção que achou mais conveniente,<br>> de acordo com a realidade (além dos recursos materiais e humanos<br>> disponíveis) que só você conhece.<br>> <br>> Portanto, o meu comentário terá um tom mais conceitual. Vou usar o seu<br>> relato (apenas) para ilustrar o argumento e discutir algumas questões<br>> de fundo dentro do contexto atual da Comunicação Organizacional.<br>> <br>> Dentro das várias "teorias da administração" vigentes (e que<br>> funcionavam muito bem até bem pouco tempo atrás), a tarefa de<br>> "comunicar" dentro das organizações era vista dentro uma visão que<br>> tinha pelo menos três pressupostos básicos: (1) A COMUNICAÇÃO É<br>> PRERROGATIVA EXCLUSIVA DO SETOR OU DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO, (2) O<br>> ATO DE COMUNICAR CONSISTIA ESSENCIALMENTE NUMA TAREFA TRANSACIONAL,<br>> (3) A INICIATIVA E O CONTROLE DA MENSAGEM ESTAVA SEMPRE NAS MÃOS DAS<br>> ORGANIZAÇÕES.<br>> <br>> Confesso que esse cenário era o melhor dos mundos para nós<br>> comunicadores. Tudo ficava mais simples. Bastava publicar nossos<br>> "pacotes" de informações na mídia correta (aquela onde podíamos<br>> alcançar nosso target!, ou pelo menos a maior parte dele), usando a<br>> linguagem certa, dentro do timing ideal, para então persuadi-los com<br>> as nossas técnicas (até então quase infalíveis!) de convencimento e<br>> persuasão, que diga-se de passagem, as "melhores" faculdades de<br>> comunicação do mundo AINDA INSISTEM em nos ensinar...<br>> <br>> Para a alegria de alguns e desespero de muitos, essas teorias estão<br>> sendo (na verdade já foram!) peremptoriamente devastadas pelo avanço<br>> das novas tecnologias de comunicação e relacionamento. Praticamente<br>> todas as antigas práticas de planejamento de comunicação, incluindo<br>> planejamento de mídia e a criação e entrega de produtos e serviços,<br>> PRECISAM SER IMEDIATAMENTE REVISTAS sob a luz da nova configuração<br>> político-social-econômica que essa nova realidade nos impõe.<br>> <br>> O próprio conceito (e o escopo) daquilo que chamamos de "Planejamento<br>> de Comunicação" mudou nesse novo mundo. A razão para isso é simples:<br>> não é mais possível planejar como antes a comunicação da organização,<br>> pois a comunicação organizacional está se tornando cada vez menos<br>> transacional e mais relacional e social. Não dá mais para produzir<br>> pílulas de informação e servi-las para o consumo das pessoas e achar<br>> que estamos nos comunicando com elas. É preciso construir<br>> relacionamentos abertos e democráticos com os nossos públicos. E todos<br>> nós sabemos que não é possível "planejar um relacionamento". Daí é<br>> preciso redefinir as bases teórico-conceituais e também as práticas<br>> daquilo que costumávamos chamar de "Planejamento de Comunicação".<br>> <br>> Vou explicar rapidamente o porquê desta mudança em cada um dos paradigmas:<br>> <br>> 1 - A COMUNICAÇÃO É PRERROGATIVA EXCLUSIVA DO SETOR OU DEPARTAMENTO DE<br>> COMUNICAÇÃO<br>> Em primeiro lugar é importante ressaltar e entender que todos na<br>> Organização desempenham um papel importante dentro do processo de<br>> Comunicação Organizacional. Todos os colaboradores da organização, de<br>> uma forma ou de outra, comunicam-se com os nossos clientes. Como já<br>> falei, Comunicação hoje, é sinônimo de relacionamento e um<br>> relacionamento entre os nossos clientes e a organização onde<br>> trabalhamos é construído e edificado levando-se em consideração TODOS<br>> os contatos entre eles (clientes) e a nossa organização. É muita<br>> ingenuidade acreditar que a imagem que os nossos clientes tem da nossa<br>> organização e dos produtos e serviços ofertados por ela, é construída<br>> apenas pelo "consumo" do material produzido por nossas assessorias de<br>> comunicação. Todos os contatos entre os nossos clientes e a nossa<br>> organização somam-se para formar a imagem da organização em suas<br>> cabeças.<br>> <br>> Portanto é muito importante que pelo menos duas mudanças sejam<br>> operadas na prática: (1)a política de comunicação se transforme numa<br>> política de relacionamento baseada nos valores VERDADEIRAMENTE<br>> compartilhados pelo grupo de colaboradores e (2) que esta política<br>> seja internalizada em todos os procedimentos e rotinas administrativas<br>> da organização. E o mais importante, todos precisam entender (todos<br>> mesmo!!!) e respeitar essa política.<br>> <br>> 2 - O ATO DE COMUNICAR CONSISTIA ESSENCIALMENTE NUMA TAREFA<br>> TRANSACIONAL - Já falei sobre isso mais acima. Comunicação deve ser<br>> entendida como relacionamento. Não como uma transação do tipo "start<br>> and stop".<br>> <br>> 3 -  A INICIATIVA E O CONTROLE DA MENSAGEM ESTAVA SEMPRE NAS MÃOS DAS<br>> ORGANIZAÇÕES - Essa mudança de paradigma também poder ser explicada<br>> pelo mudança (de transacional para relacional) na natureza da<br>> comunicação organizacional. Você já tentou controlar com mão de ferro<br>> um relacionamento, quer seja um relacionamento amoroso, familiar ou<br>> profissional? Se você já tentou fazer isso já sabe que não vai<br>> funcionar. Relacionamentos sadios e edificantes não podem ser<br>> construídos a base de tirania.<br>> <br>> Um conselho que dou a todos: Tratem seus clientes como amigos.<br>> Respeite-os. Seja franco e aberto para discutir tudo, inclusive aquilo<br>> que não seja do seu interesse. Só assim vocês poderão ser levados a<br>> sério por eles.<br>> <br>> Mais adiante vou falar das implicações dessa mudança paradigmática nos<br>> relacionamentos das organizações com os seus públicos nas chamadas<br>> redes sociais.<br>> <br>> Grande abraço<br>> <br>> Hélio Teixeira<br>> <br>> Em 19 de fevereiro de 2010 14:42, Imprensa - Câmara Pedreira<br>> <imprensa@camarapedreira.sp.gov.br> escreveu:<br>> > Obrigado mais uma vez caros (as) amigos (as) por responderem prontamente<br>> > minhas considerações. Sugiro agora uma troca de experiências para enriquecer<br>> > um pouco mais nossa discussão. Para isso vou tentar detalhar um pouco melhor<br>> > a situação do Legislativo pedreirense, para vocês conhecerem o que tenho<br>> > feito e o que me levou a abordar o tema Redes Sociais nesta lista.<br>> > Quando assumi o departamente de comunicação desta Casa de Leis, minha<br>> > primeira ação foi criar um Planejamento Estratégico suscinto para ter um<br>> > direcionamento de ações.<br>> > Para isso, primeiramente estabeleci uma "Visão" e uma "Missão" (como bem<br>> > colocou o Prof. Marcelo) para o departamento e fui delineando alguns<br>> > objetivos que gostaria de atingir a curto e médio prazo.<br>> > Coloquei como "Visão" do departamento de Comunicação, a promoção e a<br>> > formação política e social do cidadão, visando um aumento da participação da<br>> > comunidade nas sessões legislativas e na aproximação da Câmara com a<br>> > comunidade. Como "Missão" estabeleci que a Assessoria de Comunicação deveria<br>> > fornecer, com eficiência e eficácia, informações consistentes sobre a<br>> > atuação do poder Legislativo para os mais diversos públicos-alvos que<br>> > quisesse atingir, mantendo uma imagem positiva da instituição. Asssim,<br>> > estabeleci duas categorias de públicos-alvos: Interno (Funcionários e<br>> > Vereadores) e Externo (População, Imprensa, Poder Executivo - local,<br>> > Estadual e Federal, Poder Legislativo - Estadual e Federal, Instituições<br>> > Públicas, Ministério Público, Tribunais de Contas e Tribunais da Justiça).<br>> > A partir daí, fui estabelecendo algumas estratégias de ação: realizei uma<br>> > reunião com todos os colaboradores da Câmara para apresentar o trabalho da<br>> > Assessoria de Comunicação e depois realizei uma apresentação do departamento<br>> > para a imprensa.<br>> <br>> <br>> <br>> <br>> > Após as apresentações, a princípio me dediquei à formação de uma imagem<br>> > positiva da Câmara para o público externo através de releases e coberturas<br>> > de eventos jornalísticos onde a Câmara participava. Durnate dois anos me<br>> > dediquei a isso e medi o impacto de minhas ações através da clippagem.<br>> > Consegui um resultado positivo. Então, a partir do segundo semestre do ano<br>> > passado, me voltei para o público interno ao qual tenho me dedicado até<br>> > agora, com resultados de difícil monitoramento pela falta de tecnologia<br>> > adequada. Ao mesmo tempo, no final de 2009 comecei a dar atenção às novas<br>> > ferramentas de mídia eletrônica, quando procurei o Portal Modelo para<br>> > implantação de nosso site e comecei a me aventurar pelas redes sociais<br>> > (Twitter, Facebook e Orkut), o que me levou a colocar em discussão o tema<br>> > nessa lista.<br>> > Acredito que essas informações possam ser úteis para as próximas<br>> > considerações da lista. Assim, para não me tornar cansativo,  paro por aqui.<br>> ><br>> > Atenciosamente<br>> > Maurício Batarce<br>> > Assessor de Comunicação<br>> > (19) 3893-3172 (com.)<br>> > (19) 8179-0699<br>> > imprensa@camarapedreira.sp.gov.br<br>> ><br>> > --<br>> > Site da Comunidade GICOM<br>> > http://colab.interlegis.gov.br<br>> ><br>> > Para pesquisar o histórico da lista visite:<br>> > http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas<br>> ><br>> > Para administrar sua conta visite:<br>> > http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom<br>> ><br>> <br>> <br>> <br>> --<br>> Hélio Teixeira<br>> http://ComunicacaoChapaBranca.com.br<br>> Twitter: http://twitter.com/helioteixeira ou<br>> http://twitter.com/chapabranca<br>> <br>> <br>> <br>> -- <br>> Hélio Teixeira<br>> http://ComunicacaoChapaBranca.com.br<br>> Twitter: http://twitter.com/helioteixeira ou<br>> http://twitter.com/chapabranca<br>> -- <br>> Site da Comunidade GIAL<br>> http://colab.interlegis.gov.br<br>> <br>> Para pesquisar o histórico da lista visite:<br>> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas<br>> <br>> Para administrar sua conta visite:<br>> http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gial<br>                                       <br /><hr />Quer navegar na Internet sem medo? <a href='http://go.microsoft.com/?linkid=9707132' target='_new'>Instale grátis o Internet Explorer 8.</a></body>
</html>