[gial] Boas práticas e inovações nas Câmaras Municipais

Paulo Torres camara.toledo em gmail.com
Sexta Junho 26 11:13:10 BRT 2015

Caro Guilherme, aqui em Toledo, PR, criei em 2011 um perfil da Câmara no
Facebook e a resposta foi boa, tanto que tive que transformar em fan page.
Hoje temos 6,3 mil pessoas cadastradas e posto textos curtos com o link
para o nosso sítio eletrônio visando tirar os temas legislativos do meio
das fotos do bichinho ou da popozuda do momento.
Também criei no ano passado um boletim eletrônico (newsletter) reunindo
texto enriquecido (rich text) , fotos e links para nosso sítio. Ele aborda
as proposições da sessão da semana e temas relevantes do sítio, mas meu
cadastro tem 1,4 mil emails e minha conta Gmail permite só 500
mensagens/dia.
Tem sido de grande ajuda o SAPL, que está sendo alimentado há dois anos de
forma sistemática e também com o resgate das proposições passadas. Ele
viabiliza a disponibilização à imprensa nos press release e à comunidade no
boletim e no sítio do link com a íntegra das proposições.
Depois de uma experiência de transmissão em streaming com o Ustream a
partir de 2011 usando webcam a Casa adquiriu um sistema de votação com
câmeras robotizadas e o sinal tem sido transmitido pelo Youtube. A
experiência começou em janeiro e deu maior confiabilidade na transmissão,
que no entanto não é integrada ao Facebook como no Ustream. Estão sendo
transmitidas via internet as reuniões diárias de comissões e as audiências,
além das sessões semanais, estamos começando a postar o link das
transmissões no Facebook e espero que isso abra caminho para a nossa TV
Câmara.

PAULO TORRES
Jornalista - DRT/DF 2315
Câmara Municipal de Toledo