[gial] Boas práticas e inovações nas Câmaras Municipais

José Ricardo da Silveira Chagas jose.ricardo.chagas em hotmail.com
Terça Junho 23 17:20:05 BRT 2015

Recesso de 6 meses???

Date: Tue, 23 Jun 2015 16:37:32 -0300
From: slucasfilho em gmail.com
To: gial em listas.interlegis.gov.br
Subject: Re: [gial]	Boas práticas e inovações nas Câmaras Municipais

Prezado colega Guilherme, o tema sugerido para sua palestra foi bem escolhido, porém não será tão fácil encontrar nas Câmaras Municipais do Brasil o perfil escolhido para sua palestra.
Poderia lhe falar de algumas coisa que aconteceram pelo menos há quatro anos atrás - quando tive a experiência de ter um mandato de quatro anos como Vereador da minha cidade.
Como Vereador de Juripiranga consegui com o apoio do Plenário:
Reduzir o Recesso Parlamentar de 06 meses para apenas 02 meses por ano;
Fazer transmitir todas as Sessões da Câmara pelas Rádios Comunitárias local;Implantei através de uma Resolução a "Tribuna Livre" sempre na primeira sessão ordinária do mês;Implantei da mesma forma,  "Sessão Itinerante" à cada trimestre do ano;Implantei o "Fim da Reeleição" para os cargos da Mesa Diretora, principalmente para o cargo de Presidente;Implantei o "Fim do Voto Secreto em praticamente todas as votações da Câmara" conforme a CF;Implantei a não antecipação da votação para renovação da Mesa Diretora da Câmara;Implantei o dever de "Desconto de 10% nos subsídios do Vereador que faltasse sem justa causa a qualquer sessão da Câmara; exceto Sessão Extraordinária.Implantei o dever de fazer a "Execução do Hino Nacional, ou Estadual, ou Municipal antes do início de qualquer Sessão da Câmara Municipal; Dentre outras ações de menor impacto para a realidade de nossa região.
OBS: Tudo isso, na época eu fiz com o apoio deste Grupo GIAL, todas as vezes que solicitei ajuda dos colegas deste Grupo eu fui atendido, por isso até hoje eu tenho apreço por todos os colegas cadastrados no GIAL; sobretudo aos amigos Ednézio, Luiz Otávio, Luiz Fernando, Sidney, Rejane e tantos outros colegas que agora não lembro os seus nomes, mas deixo um forte abraço a todos. Pois todo esse trabalho, eu tive a oportunidade de mostrar em Palestra - convidado pelo Interlegis - realizada no I ENGIAL no ano de 2012 em Campinas São Paulo.Espero ter colaborado com você Guilherme, Abraços de Ino Lucas - Juripiranga/PB.

Em 23 de junho de 2015 10:47, julianobringer em gmail.com <julianobringer em gmail.com> escreveu:

Bom dia Guilherme,

Segue contribuição, espero poder ajudar com as respostas:

a) Quais são os
instrumentos de comunicação criados nos últimos três anos em sua
Câmara?
- Adoção de
registro de domínio .Leg.Br
(https://colab.interlegis.leg.br/wiki/DominioLegBr)
facilitando a divulgação e nomenclatura do legislativo municipal
www.domingosmartins.es.leg.br;
- Disponibilidade ao
vivo do áudio das sessões por meio do site;
- Abertura de
comentárias nas matérias disponíveis no portal legislativo;

-
Flickr: https://www.flickr.com/photos/camaradomingosmartins/

-
Publicação de conteúdo em redes sociais: Facebook
(https://www.facebook.com/camara.domingosmartins?fref=ts)  e
Twitter (https://twitter.com/cmdmartins)

- Publicações em
imprensa oficial, no mural e Diário municipal por meio de convênio
com a Prefeitura;

b) Sua
instituição realiza reuniões ou audiências fora da sede da
Câmara?
Não

c)
Promove, de alguma forma, a participação dos munícipes pela
internet? Como?
Queremos adotar a
participação popular por meio de fóruns e pesquisas.
Utilizando do novo
portal modelo a ser lançado nesta semana conforme links abaixo:
Fórun :
http://pm3.domingosmartins.es.leg.br/foruns
Pesquisas de
opinião: http://pm3.domingosmartins.es.leg.br/enquetes

d)
Gostaria de destacar alguma prática de sua Câmara que talvez
pudesse servir

de exemplo para outras instituições?
adoção do novo portal modelo 3.0 disponibilizado pelo Interlegis, e
a consolidação cada vez maior da utilização do SAPL
htt://www.domingosmartins.es.leg.br:8080/sapl
garantem a Câmara Municipal um nível de divulgação de dados
(Acesso à Informação) exemplares para câmaras de pequeno, médio
e grande porte. Basta conferir nos links disponíveis e caso queiram
entrar em contato conosco estamos à disposição. O projeto é
acessível a esfera legislativa e nada impedi de o Poder Executivo
adotar as plataformas sugeridas adaptando a sua realidade.

Após o
lançamento do site o domínio onde se lê
pm3.domingosmartins.es.leg.br mudará para
www.domingosmartins.es.leg.br

Att.

Juliano Bringer
Câmara Domingos Martins-ES
Tel: 27 98122-8526

fui designado para uma palestra com o título "Boas práticas e inovações nas Câmaras Municipais",

e gostaria da ajuda de vocês. Queria saber se vocês poderiam me indicar algumas práticas

inovadoras de suas Câmaras Municipais. Para orientar, deixo algumas perguntas.

[...]

Comprometo-me a compartilhar com vcs uma síntese de minha fala.

Desde já agradeço.

Guilherme Ribeiro

Escola do Legislativo da ALMG

--

Histórico do grupo:

http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=thread&order=latest&list=gial

Juliano Rafael Bringer Nunes
Domingos Martins-ESTel.: 27 98122-8526 Vivo

Hist�rico do grupo:
http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=thread&order=latest&list=gial

Regras de participa��o: