[gial] Boas práticas e inovações nas Câmaras Municipais

Ino Lucas Filho slucasfilho em gmail.com
Terça Junho 23 16:37:32 BRT 2015

Prezado colega Guilherme, o tema sugerido para sua palestra foi bem
escolhido, porém não será tão fácil encontrar nas Câmaras Municipais do
Brasil o perfil escolhido para sua palestra.

Poderia lhe falar de algumas coisa que aconteceram pelo menos há quatro
anos atrás - quando tive a experiência de ter um mandato de quatro anos
como Vereador da minha cidade.

Como Vereador de Juripiranga consegui com o apoio do Plenário:

   - Reduzir o Recesso Parlamentar de 06 meses para apenas 02 meses por ano;
   - Fazer transmitir todas as Sessões da Câmara pelas Rádios Comunitárias
   local;
   - Implantei através de uma Resolução a "Tribuna Livre" sempre na
   primeira sessão ordinária do mês;
   - Implantei da mesma forma,  "Sessão Itinerante" à cada trimestre do ano;
   - Implantei o "Fim da Reeleição" para os cargos da Mesa Diretora,
   principalmente para o cargo de Presidente;
   - Implantei o "Fim do Voto Secreto em praticamente todas as votações da
   Câmara" conforme a CF;
   - Implantei a não antecipação da votação para renovação da Mesa Diretora
   da Câmara;
   - Implantei o dever de "Desconto de 10% nos subsídios do Vereador que
   faltasse sem justa causa a qualquer sessão da Câmara; exceto Sessão
   Extraordinária.
   - Implantei o dever de fazer a "Execução do Hino Nacional, ou Estadual,
   ou Municipal antes do início de qualquer Sessão da Câmara Municipal;
   - Dentre outras ações de menor impacto para a realidade de nossa região.

   - OBS: Tudo isso, na época eu fiz com o apoio deste Grupo GIAL, todas as
   vezes que solicitei ajuda dos colegas deste Grupo eu fui atendido, por isso
   até hoje eu tenho apreço por todos os colegas cadastrados no GIAL;
   sobretudo aos amigos Ednézio, Luiz Otávio, Luiz Fernando, Sidney, Rejane e
   tantos outros colegas que agora não lembro os seus nomes, mas deixo um
   forte abraço a todos. Pois todo esse trabalho, eu tive a oportunidade de
   mostrar em Palestra - convidado pelo Interlegis - realizada no I ENGIAL no
   ano de 2012 em Campinas São Paulo.

Espero ter colaborado com você Guilherme, Abraços de Ino Lucas -
Juripiranga/PB.