[gial] [gitec] Um novo espaço

Quinta Dezembro 17 10:25:36 BRST 2015

Grande Leandro

Você tem um olhar aguçado meu amigo. Entre todas as provocações que o nosso
blog traz, esta talvez seja a mais importante para a nossa democracia. Como
reunir pessoas do jeito certo? Este não é um questionamento qualquer. Este
é a pergunta cuja resposta traz embarcada a solução para todos os nossos
grandes desafios coletivos.

Por que é tão importante reunir pessoas do jeito certo? Porque a
colaboração é a nossa única saída. Afinal alguém espera que aqueles que
foram eleitos para roubar sejam os responsáveis pelo fim da corrupção?

A colaboração é nossa única alternativa para enfrentar os nossos desafios
coletivos. Sem colaboração não geramos responsabilização coletiva. Sem
responsabilização coletiva não temos a participação co-criativa das
pessoas. Sem participação co-criativa nenhuma mudança sustentável ocorre.
Sem mudanças sustentáveis não construiremos o futuro que queremos e tanto
precisamos!

Então, se eu pudesse resumir em uma frase qual o maior fracasso das nossas
atuais instituições políticas, eu diria: elas não sabem (ou não querem!)
reunir pessoas do jeito certo. Em outras palavras, eles não sabem (ou não
querem!) configurar os espaços institucionais (estruturais e simbólicos)
para a colaboração co-criativa.

E aqui entra outra questão de fundo muito importante: A política deve ser a
arte de reunir as pessoas para construir juntas o futuro. Mas, infelizmente
não é o que vemos hoje.

O que vemos é uma postura de super-homem adotada pela quase totalidade dos
gestores públicos eleitos. Eles são eleitos com discursos oniscientes. Em
seus discursos, eles possuem soluções e respostas para tudo. Eles têm um
plano para resolver cada problema. A mensagem é mais ou menos a seguinte:
"Vote em mim e eu resolverei todos os vossos problemas". Aliás, os próprios
eleitores alimentam essa dinâmica paternalista, quando recompensam com o
seu voto os candidatos "oniscientes" em detrimento daqueles que adotam a
postura mais honesta de assumir a sua natural incapacidade para resolver
tudo.

Em resumo, acredito que a maior contribuição que as instituições políticas
podem oferecer à sociedade é REUNIR AS PESSOAS DO JEITO CERTO. Ou melhor:
REUNIR AS PESSOAS COM AS MOTIVAÇÕES CERTAS, EM CONTEXTOS/ESPAÇOS ADEQUADOS
E COM AS LIBERDADES CERTAS.

O grande desafio do Instituto Hélio Teixeira e do nosso blog é justamente
este. Ensinar as pessoas a se reunir do jeito certo. Queremos aumentar a
capacidade colaborativa de nossas comunidades levando esse conhecimento ao
maior número de pessoas e comunidades que pudermos alcançar. Queremos
ensinar as crianças a fazer isso incorporando esse conhecimento aos
currículos escolares. Afinal, quanto mais pessoas tiverem acesso a este
conhecimento mais forte e poderosa será a nossa democracia.

Grande abraço

Em 14 de dezembro de 2015 15:03, Leandro Roberto Silva <
leandroroberto.br em gmail.com> escreveu:

> Grande Hélio Teixeira...
>
> *"Como reunir pessoas do jeito certo"*
>
> Desafio monstruoso que, com certeza, carece de fomento...
> No que tange no meu quintal, a tecnologia, a oferta de ferramentas que
> oferecem a transparência, carecem de um ambiente colaborativo que,
> inclusive, seja disseminado e abraçado por desenvolvedores também do setor
> privado... (Poderiam dizer, "isso não é minha obrigação", Será?) Sabemos
> que as instituições públicas, geridas por agentes políticos, tem como
> financiar o impulsionamento dessa transparência mas, evidentemente, não faz
> [...]

Hélio Teixeira
IHT/Brasil
http://helioteixeira.org
http://institutohelioteixeira.org

A simplicidade é o último estágio da sofisticação.