[gial] Requerimento CEI

Caleb Pedroso calbesms em gmail.com
Quinta Agosto 13 13:46:31 BRT 2015

Se o seu RI pede votação de requerimento de CEI incorre em
inconstitucionalidade, como explicou o nosso colega o direito das
minorias em investigar não pode ser cerceado pela maioria.

Por aqui tivemos inúmeras CEIs nos últimos oito anos, é matéria
espinhos, alguns investigados buscaram a suspensão dos trabalhos
buscando amparo até mesmo em Leis Federais da década de 1950, acreditem...

Na nossa disposição regimental, caso o requerimento seja apresentado
assinado por 1/3 cabe ao Presidente determinar de imediato o sorteio dos
membros e mandar a Secretaria preparar a Portaria que instaura a CEI.

Aqui também usamos CEI - Comissão Especial de Inquérito e, pelo que li,
equipara-se às CPIs das Casas Legislativas maiores.