[gial] Criar uma ONG de catadores de lixo

José Ricardo da Silveira Chagas jose.ricardo.chagas em hotmail.com
Terça Setembro 2 17:04:49 BRT 2014

Adjane,

A primeira coisa a saber se a ideia é criar uma associação civil, uma empresa ou uma cooperativa?
O termo ong, embora mt usual, é inapropriado, porquê é genérico.

O mais comum é a criação de uma cooperativa. É o que a lei recomenda, aliás. Bom, para começo de conversa, será preciso conhecer a Lei nº 12.305/2010 e os objetivos desta. E onde esta lei se insere em seu município.

Se a intenção for a criação de uma cooperativa, o modelo de estatuto pode ser encontrado aqui:

http://www.google.com.br/url?url=http://www.mncr.org.br/box_2/instrumentos-juridicos/modelos-de-estatutos/modelo-2-de-estatuto-de-cooperativa-de-catadores/at_download/file&rct=j&frm=1&q=&esrc=s&sa=U&ei=DCEGVK2SNsXKggTNgIHICw&ved=0CCYQFjAB&usg=AFQjCNExpfJekHdLPiRi7YYICufxxA0ZQQ

Abraço

Date: Tue, 2 Sep 2014 16:51:30 -0300
From: adjaneluiza em gmail.com
To: gial em listas.interlegis.gov.br
Subject: [gial] Criar uma ONG de catadores de lixo

Boa tarde pessoal

Tenho um vereador na minha Câmara que quer criar uma ONG  para o favorecer o pessoal que coleta os resíduos reciclaveis na nossa região, se alguém tiver modelo de estatuto e demais doc necessários por favor me envie.

--
Adjane Luiza de Queiroz

Deus provê, Deus proverá a sua misericordia não faltará.
tudo posso naquele que me fortalece.

--
Hist�rico do grupo:
http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=thread&order=latest&list=gial