[gial] Interlegis Online | Nossa página no facebook

Jose Eduardo jedumendes em terra.com.br
Quarta Maio 1 11:08:37 BRT 2013

Prezada Juliana. Bom dia.

Primeiramente agradeço pelo convite e ao mesmo tempo gostaria de externar

minhas impressões sobre este assunto. Também, esta mensagem está copiada

ao prof Marcelo (EACH-USP curso GPP) e ao colega Luiz Fernando (GIAL),
porque

os considero pessoas com profunda influência nos meios em que atuam.

Faz algum tempo, quando eu era aluno, eu havia alertado os coordenadores

do curso que haveria uma certa tendência das instituições participarem de
portais

de relacionamento (redes sociais). Como se as instituições estivessem em

processo de “esvaziamento” e agravando o fortalecimento do Facebook

como “gerenciador” das relações em rede. Receio que haja um processo de

outorga para um portal estrangeiro, que utiliza softwares de pesquisa e
outros

subterfúgios para fins econômicos etc, dos processos de mudança social em
nosso

país.

Não me considero “dono da verdade” muito menos um “visionário” fatalista,
mas, sempre

me preocupei em alertar as pessoas sobre isso.

As instituições públicas brasileiras devem promover ou manter as redes
sociais (fóruns, portais etc)

no que diz respeito às “mudanças sociais” no Brasil. O governo juntamente
com as universidades devem

criar “campos” e atrair as redes existentes, para que o conhecimento gerado
possa estar

mais territorializado, mais consistente, talvez mais legítimo, enfim, mais
“nosso”.

Bem. Desculpem-me as falhas de vocabulário porque este tema, em minha
humilde opinião,

é de extrema importancia e deve ser discutido com mais atenção e com maior
argumentação.

Seria interessante que seja levado a todos que estejam envolvidos na
formação de opinião sobre

os fatos políticos e sociais do país.

Grande abraço a todos.

JEduardo