[gial] Consulta Publica SILEX - Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestao da Informação Jurídica

Joao Alberto de Oliveira Lima JOAOLIMA em senado.gov.br
Segunda Agosto 19 15:31:27 BRT 2013


Caros colegas do GITEC / GIAL,

            Convido-os a participar da consulta pública sobre o Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão da Informação Jurídica - SILEX criado por um grupo de trabalho do Projeto LexML (www.lexml.gov.br).

            O documento completo está disponível em:

http://silex.lexml.gov.br/wp-content/uploads/2013/08/silex-consulta-publica-visualizacao.pdf

            Criamos um site colaborativo (utilizando o WordPress e o plugin CommentPress) para a consulta pública no seguinte endereço:

http://silex.lexml.gov.br

            A ideia do SILEX é estabelecer requisitos de um sistema ideal para gestão da informação jurídica, que considera o controle da vigência e da eficácia expressa no nível de dispositivo, compilação de textos e relacionamentos entre normas e dispositivos no menor nível de granularidade. O modelo foi pensado, desde o início, para ser utilizado nos níveis federal, estadual/distrital e municipal. Dessa forma, é importante a participação das Assembleias Legislativas e das Câmara Municipais bem como da Academia na revisão do documento e, em especial, dos conceitos do Glossário e dos relacionamentos. Temos certeza que o documento pode ser consideravelmente melhorado com esse processo de consulta pública.

            Eu apresentei uma palestra sobre o SILEX no IV EnGitec. O vídeo pode ser conferido em: http://www.youtube.com/watch?v=AgHZd4LX9gg

Abraços,

João Lima

Líder do Projeto LexML



[ Notícia do Portal de Projeto LexML ]

http://projeto.lexml.gov.br/noticias/consulta-publica-do-silex

Teve início no dia 13 de agosto de 2013 a consulta pública do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão da Informação Jurídica<http://silex.lexml.gov.br/wp-content/uploads/2013/08/silex-consulta-publica-visualizacao.pdf> (http://silex.lexml.gov.br/wp-content/uploads/2013/08/silex-consulta-publica-visualizacao.pdf).

Essa especificação foi criada por um grupo de trabalho do Comitê Gestor do Portal LexML<http://projeto.lexml.gov.br/noticias/www.lexml.gov.br> (www.lexml.gov.br) formado por servidores de diversas instituições e de variados perfis.

O objetivo do SILEX é realizar a gestão da informação jurídica considerando o controle da vigência, da eficácia expressa, das versões de textos, além da identificação da norma, dos dispositivos e dos relacionamentos que ocorrem no tempo.

O desenvolvimento de sistemas informatizados depende de requisitos precisos e o domínio da informação jurídica oferece vários desafios. Acreditamos que a consulta pública ajudará na melhoria da qualidade dos requisitos do SILEX.

O GT SILEX do Comitê Gestor de Informação do Portal LexML espera que a consulta pública do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão da Informação Jurídica tenha participação dos profissionais que lidam com o tema "Gestão da Informação Jurídica" em entidades e órgãos da administração pública direta e indireta nas esferas federal, estadual, municipal e distrital,  na academia e na sociedade.

As contribuições podem ser feitas utilizando o portal colaborativo no endereço http://silex.lexml.gov.br<http://silex.lexml.gov.br/> ou por mensagem eletrônica de acordo com as instruções disponíveis no portal<http://silex.lexml.gov.br/>.

A consulta pública receberá contribuições até o dia 14 de outubro de 2013. A versão final do SILEX conterá o nome das pessoas que tiveram contribuições aceitas durante o período desta consulta pública.

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gial/attachments/20130819/4bd49d66/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão GIAL