[gial] (Respondendo a Marcos) ENCONTRO GIAL

rabi souza rabisouza em hotmail.com
Terça Março 20 08:52:59 BRT 2012

Caleb, Jeová-Deus, que criou o Universo e sobre ele tem o controle, e bem assim o Seu Santo Filho Jesus, que pelo sofrimento granjeou a ascensão ao Pai o o sentar-se à direita do Trono, sejam contigo!
Date: Mon, 19 Mar 2012 16:50:49 -0300
From: calbesms em gmail.com
To: gial em listas.interlegis.gov.br
Subject: Re: [gial] (Respondendo a Marcos) ENCONTRO GIAL

    fala, Marcos.

    Vamos lá! =)

    Ofendido não estou não.

    Não foi desgosto.

    Nem me ofendeu.

    Acredite você ou não, simplesmente fui irônico.

    Você não percebeu a ironia porque está com o raciocínio muito
    ocupado em dar forma a uma defesa ao que alguns talvez considerem
    uma piadinha maneira, além de ser difícil a comunicação escrita
    entre pessoas que praticamente se desconhecem "encaixar" o que se
    quer passar.

    Você e muitos outros, a quem eu muito incomodei com meus longos
    e-mails quando fazia parte da lista do GITEC, ficaria espantado ao
    me conhecer pessoalmente pois, apesar de formal na escrita, sou
    bastante descontraído e piadista, e defendo veementemente a
    liberdade de costumes e de linguagem - mas cada coisa a seu tempo, e
    no seu devido lugar e momento.

    Amigo, a genialidade está sumindo, aquilo que nos fazia exclamar
    "uau!!, essa foi demais!!!" vem sendo substituído por doses
    contínuas de "temperos fortes", simplesmente. E assim a banalidade
    vai ganhando seu espaço cada vez maior (é outra ironia, não estou me
    referindo a ninguém)

    É nos pequenos sinais, Marcos, que a gente vê desenhado o sinal do
    que virá. Canta-se aos quatro ventos deste Brasil que vivemos
    momentos de rara integração e companheirismo nestes modernos tempos
    de descontração e de derrubada de preconceitos.  Saudemos de bom
    grado esta conquista!

    Mas vive-se também no seio da sociedade moderna o outro lado das
    muitas moedas que acompanham a queda das mordaças: a ditadura das
    minorias, a banalização de termos e expressões legais e religiosos
    que deveriam ser usados a contexto correto (todos logo correm para a
    Bíblia quando precisa "dar um lado" para alguma coisa polêmica,
    não?), a exposição desnecessária da intimidade, a fragmentação da
    família, as piadas inoportunas nascidas de "sacadas" pouco criativas
    (saudades do tempo em que as pidadas eram "de salão" ou de "boteco"
    - Rabi, estamos caindo em desuso? Somos parte de uma espécie em
    extinção?). Sem contar O PIOR DE TUDO: o Photshop, o VideoMaker e o
    PowerPoint estão liberados para livre uso de - santo Deus!! -
    qualquer um huahehahueha

    Aposto que a maioria silenciosa da lista prefere um ENGIAL divertido
    mas sem as vaselinas do ENGITEC (que trocadilho, hã?), apenas não se
    manifesta ou então não tem tempo para ficar um pedaço do dia em cima
    da tela do e-mail, preocupados que estão com os textos de seus
    pareceres, processos, e autógrafos de lei.

    Mas não pense que eu poderia fazer melhor do que os organizadores do
    sorteio. Não sou boa companhia em convenções e em eventos sociais, e
    na organização e mobilização de recursos para concretizar coisas
    assim, sou pior ainda... E não me venham dizer que aquele que
    critica é obrigado a mostrar que pode fazer melhor, pois isto é um
    sofisma bobo, uma falácia que não vou me dar ao trabalho contestar.

    Prefiro ficar na companhia das minhas doses diárias de Flagrovil e
    Semancol :)

    Conheço meus limites e vou continuar vivendo dentro deles.

    Assim como se combate a tirania e a opressão também deveria se
    combater sem tréguas a vulgaridade fora de contexto. Ninguém precisa
    ser sisudo e sem graça, mas assim como os carolas e moralistas, os
    "engraçadinhos" também podem ser inoportunos e por isso fui irônico
    ao escrever que você está suavizando uma piadinha sacana de
    conotações homoeróticas que alguém fez durante um sorteio de
    chocolates - pela descrição do Rabi foi isso...

    Tentar me convencer do contrário é no mínimo tentar fazer sacanagem
    comigo (sem interpretações liberais por favor... hehehe) Não podia
    ser somente um sorteio de chocolate? Me explica o que a latinha de
    vaselina tem a ver? E vem o Ishida escrever que a vaselina pode
    ajudar a passar cabos por buracos que não aumentam... pelo menos
    desta vez poupou-nos de mais uma piadinha... amém!

    AH! por uma questão de justiça: não pesquiso bastante, nem sou
    conhecedor das figuras de linguagem... sou afoito mas sou fraco,
    ainda há muito o que aprender. Mas tenho o Google sempre à mão, foi
    assim que fui buscar o que significa eufemismo - e te confesso que
    não estou bem certo de que é realmente um eufemismo!

    Um abraço,

    Caleb