[gial] (Respondendo a Marcos) ENCONTRO GIAL

Caleb Pedroso calbesms em gmail.com
Segunda Março 19 16:50:49 BRT 2012

fala, Marcos.
Vamos lá! =)

Ofendido não estou não.
Não foi desgosto.
Nem me ofendeu.

Acredite você ou não, simplesmente fui irônico.

Você não percebeu a ironia porque está com o raciocínio muito ocupado em
dar forma a uma defesa ao que alguns talvez considerem uma piadinha
maneira, além de ser difícil a comunicação escrita entre pessoas que
praticamente se desconhecem "encaixar" o que se quer passar.

Você e muitos outros, a quem eu muito incomodei com meus longos e-mails
quando fazia parte da lista do GITEC, ficaria espantado ao me conhecer
pessoalmente pois, apesar de formal na escrita, sou bastante
descontraído e piadista, e defendo veementemente a liberdade de costumes
e de linguagem - mas cada coisa a seu tempo, e no seu devido lugar e
momento.

Amigo, a genialidade está sumindo, aquilo que nos fazia exclamar "uau!!,
essa foi demais!!!" vem sendo substituído por doses contínuas de
"temperos fortes", simplesmente. E assim a banalidade vai ganhando seu
espaço cada vez maior (é outra ironia, não estou me referindo a ninguém)

É nos pequenos sinais, Marcos, que a gente vê desenhado o sinal do que
virá. Canta-se aos quatro ventos deste Brasil que vivemos momentos de
rara integração e companheirismo nestes modernos tempos de descontração
e de derrubada de preconceitos.  Saudemos de bom grado esta conquista!

Mas vive-se também no seio da sociedade moderna o outro lado das muitas
moedas que acompanham a queda das mordaças: a ditadura das minorias, a
banalização de termos e expressões legais e religiosos que deveriam ser
usados a contexto correto (todos logo correm para a Bíblia quando
precisa "dar um lado" para alguma coisa polêmica, não?), a exposição
desnecessária da intimidade, a fragmentação da família, as piadas
inoportunas nascidas de "sacadas" pouco criativas (saudades do tempo em
que as pidadas eram "de salão" ou de "boteco" - Rabi, estamos caindo em
desuso? Somos parte de uma espécie em extinção?). Sem contar O PIOR DE
TUDO: o Photshop, o VideoMaker e o PowerPoint estão liberados para livre
uso de - santo Deus!! - qualquer um huahehahueha

Aposto que a maioria silenciosa da lista prefere um ENGIAL divertido mas
sem as vaselinas do ENGITEC (que trocadilho, hã?), apenas não se
manifesta ou então não tem tempo para ficar um pedaço do dia em cima da
tela do e-mail, preocupados que estão com os textos de seus  pareceres,
processos, e autógrafos de lei.

Mas não pense que eu poderia fazer melhor do que os organizadores do
sorteio. Não sou boa companhia em convenções e em eventos sociais, e na
organização e mobilização de recursos para concretizar coisas assim, sou
pior ainda... E não me venham dizer que aquele que critica é obrigado a
mostrar que pode fazer melhor, pois isto é um sofisma bobo, uma falácia
que não vou me dar ao trabalho contestar.

Prefiro ficar na companhia das minhas doses diárias de Flagrovil e
Semancol :)
Conheço meus limites e vou continuar vivendo dentro deles.

Assim como se combate a tirania e a opressão também deveria se combater
sem tréguas a vulgaridade fora de contexto. Ninguém precisa ser sisudo e
sem graça, mas assim como os carolas e moralistas, os "engraçadinhos"
também podem ser inoportunos e por isso fui irônico ao escrever que você
está suavizando uma piadinha sacana de conotações homoeróticas que
alguém fez durante um sorteio de chocolates - pela descrição do Rabi foi
isso...

Tentar me convencer do contrário é no mínimo tentar fazer sacanagem
comigo (sem interpretações liberais por favor... hehehe) Não podia ser
somente um sorteio de chocolate? Me explica o que a latinha de vaselina
tem a ver? E vem o Ishida escrever que a vaselina pode ajudar a passar
cabos por buracos que não aumentam... pelo menos desta vez poupou-nos de
mais uma piadinha... amém!

AH! por uma questão de justiça: não pesquiso bastante, nem sou
conhecedor das figuras de linguagem... sou afoito mas sou fraco, ainda
há muito o que aprender. Mas tenho o Google sempre à mão, foi assim que
fui buscar o que significa eufemismo - e te confesso que não estou bem
certo de que é realmente um eufemismo!

Um abraço,
Caleb