[gial] RES: RES: LEIS MUNICIPAIS 2

EDNEZIO SANTIAGO ednezio em ednezio.com.br
Quinta Março 8 09:13:06 BRT 2012

Alexandre,

Cito aqui parte do texto da Revista do STF do link indicado:

"No mérito, entendeu-se que a autorização conferida pelo art. 5º da lei em
questão ao Chefe do Poder Executivo de criar, mediante decreto, os cargos,
afronta a norma constitucional emergente da conjugação dos artigos 61, §
1º, II, a, e 84, VI, a, da CF. Asseverou-se que, nos termos do art. 61, §
1º, II, a, da CF, a criação de cargos, funções ou empregos públicos na
administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração constituem
objeto próprio de lei de iniciativa reservada do Chefe do Poder Executivo."

Diz o Art. 37, X, da CF: X - a remuneração dos servidores públicos e o
subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou
alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada
caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção
de índices; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de
1998)<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc19.htm#art37x>

Então, a Criação dos Cargos, fixação e alteração de vencimentos será sempre
por Lei.

Restando para Resolução apenas a estrutura interna.

Ednézio Santiago
Conceição do Coité - Ba.