[gial] ética - moral e outros assuntos relativos

Rodrigo Vieira rodrigoavare em hotmail.com
Terça Abril 24 15:51:26 BRT 2012

Você sofreu retaliações por ter aberto um tópico de discussão no gial?? Isso é de fato um absurdo e deve ser combatido com veemência...Solidarizo-me com sua indignação.
Abraços.

Date: Tue, 24 Apr 2012 15:36:31 -0300
From: fernanda123ja em gmail.com
To: gial em listas.interlegis.gov.br
Subject: [gial] ética - moral e outros assuntos relativos

Pessoal,

Taaaarde....

É de conhecimento de todos nós que o GITEC é o grupo mais solidificado e com maior número de participantes e "giro" de mensagens, é desejo de todos nós que o GICOM e o GIAL também cresça e se torne a "potência" que eu considero já ser o GITEC. Hoje, GICOM, GIAL e GITEC, juntos, já representam uma massa pensante e com grande propensão ao sucesso das expectativas interlegis/legislativo brasileiro, isso é fato e muito bom pra todos os lados.

Uma grande preocupação e um imenso desejo de nós, participantes natos do GITEC que, talvez por ser um grupo mais antigo, já está num status solidificado e bem ativo, é que GIAL e GICOM se desenvolvam, cresçam, e que para isso, não falte motivação e estímulo, na medida do possível, eu e alguns companheiros temos tentado estimular a troca de mensagens, aguçando a curiosidade de alguns, levantando matérias para discussões e algumas ações ainda que singelas, mas muito válidas, com o intuito de fortalecer todos os Grupos Interlegis.

Desde o final do ano passado, muita gente já me perguntou sobre a legalidade / moralidade das questões relacionadas ao aumento do número de assentos em nossas Casas Legislativas, essa dúvida também me coube, já que existem muitas controvérsias e discussões afloradas, resolvi postar na lista GIAL para sanar minhas dúvidas, que com certeza eram também dúvidas de muita gente, e também movimentar uma discussão.

Infelizmente chegou ao conhecimento de um bom número de parlamentares de minha Casa Legislativa que eu havia incitado um tópico a respeito do tema, e cada qual, em seu juizo de valor, tirou conclusões precipitadas e alguns inclusive melindraram-se, achei lamentável mas entendo o fato de que nessa fase, cada dia mais calorosa, em que se aproxima o processo eleitoral, nossos parlamentares encontram-se, naturalmente, com os sentimentos à flor-da-pele, mas muito mais reprovável que achei foi o comportamento anti-ético da parte de algum participante do GIAL, por ter propagado no ímpeto da falácia, talvez até infamemente, ou não, posso estar enganada e talvez nem tenha sido de má fé, mas o fato é que, ao meu ver, fugiu ao objetivo do grupo, e se estes forem usados para "vigiar", "difamar", "mexericar" ou algo afim, infelizmente jamais será atingido o propósito do mesmo.

"O objetivo desta lista de discussões é o intercâmbio de informações e
conhecimento sobre o processo legislativo, legislação e discussões sobre
 qualquer assunto relacionado a área legislativa e jurídica com objetivo
 de resolver problemas práticos das Casas Legislativas".

Respondendo a pergunta que me foi feita por alguns colegas: "Pq voce não procurou no google ou perguntou à assessoria de sua Câmara?"
 Resposta = Certamente seria mais fácil, mas por ser um assunto tão em
voga eu não perderia a oportunidade de ajudar a enriquecer a lista como
uma método de sanar dúvidas de quem as tinha, informar quem nem se
interessava pelo assunto além de gerar um excelente arquivo de memória e
 consultas posteriores. E mais, pra que existiria o grupo se o google
fosse resposta pra tudo????

Tenho conhecimento de que TODAS as mensagens trocadas nas listas são públicas, e realmente eu sabia disso quando postei e não tenho problema algum que alguém venha a conhecer o conteúdo de minhas mensagens até porque estão à disposição de qualquer pessoa na internet, seja participante do grupo ou não, pelo contrário, me sinto feliz por poder contribuir com discussões que concernem à atividade legislativa. Comentar algum assunto tratado nas listas não é de forma alguma a "quebra" de uma regra, mas no mínimo Antiético, um agravo aos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, quando esse "comentário" não tem objetivo de ajudar a ninguém, mas sim um objetivo que, sinceramente, ainda não consegui descobrir mas achei engraçadíssimo (foi um bom antídoto contra o tédio e o mau humor pois me rendeu boas risadas) enfim, resolvi fazer limonada dos limões e faço 2 considerações:

Primeiramente convido o autor dos comentários, a postar na lista, instigar discussões, acrescentar conhecimento, experiência, eu preciso disso, muitos de nós precisamos por menor que seja a contribuição, ela será imensa pra muita gente que precise aprender muito ainda, assim como eu, essa é uma maneira produtiva e proba de colaborar, eu tenho tentado fazer a minha parte, o pouco que eu tenho, tento doar, doe esse tempo gasto com "a informação do que acontece" pra oferecer um pouquinho do seu conhecimento pra nós, seremos muito gratos, eu garanto. E se alguém quiser saber um "resumo" do que acontece aqui, peça que se cadastre no grupo e participe com a grandeza da solidariedade.

Em segundo, agradeço ao autor do comentário por nos ajudar a levantar mais um tópico de discussão:  VAMOS DISCUTIR SOBRE O QUE SERIA ÉTICO OU NÃO NA RELAÇÃO INTERPESSOAL DENTRO DE UMA CASA LEGISLATIVA?
O que vocês acham?

Qual o limite entre liberdade de expressao e ética?
Limite entre chefia e assédio moral?
Existiria assédio moral entre colaterais ou apenas nas relações de subordinação?

Enfim, ninguém está impedido de fazer algumas coisas, a não ser pelos
valores morais e éticos que possui. Alguns simplesmente não os possuem,
pra esses, estaremos "chovendo no molhando". Acho interessante esse assunto e muito pertinente sua "dissecação"

Espero contribuir!!!!
Abs,

--
*Fernanda - Câmara Municipal de Paracatu*

(38) 9808-8888 - (38) 3672-3003
fernanda123ja em gmail.com

http://colab.interlegis.leg.br

Regras de participa��o: