[gial] A propósito da polêmica sobre variedades linguísticas nos livros didáticos

EDNEZIO SANTIAGO ednezio em ednezio.com
Terça Maio 31 22:54:27 BRT 2011


Giovana,

Seu texto é excelente.

O seu blog é de inicitaiva exemplar. Tenho vontade de publicar um, mas minha
agenda ainda não permite!!!

Atenciosamente,

Ednézio Carvalho Santiago   www.ednezio.com

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"Impossível viver sem saber reviver. Mario Benedetti."

*Técnico em Contabilidade, Pós-Graduado em Administração Pública Municipal,
em Psicopedagogia e Psicanálise Clínica, Master em PNL.




Em 31 de maio de 2011 16:42, Giovana Rodrigues
<giovana.divcol em gmail.com>escreveu:

> Caras/os Colegas,
>
> A propósito da polêmica sobre as variedades linguísticas nos livros
> didáticos, compartilho aqui mensagem que escrevi
> a uma amiga, professora de Artes, que se posicionava contrária à inclusão
> de variedades que não as ditas "cultas" nos livros didáticos.
> O texto também se encontra em meu blog www.escrevendoalei.blogspot.com, no
> qual a participação de vocês seria de grande contribuição.
> Um abraço,
>
> Giovana
>
> a uma amiga professora de artes: a linguagem da escola deve ser todas as
> linguagens do mundo -
> por Giovana De Sousa Rodrigues<https://www.facebook.com/profile.php?id=562591408>,
> terça, 31 de maio de 2011 às 00:35
>
>
> se eu concordar com você quanto à necessidade de a escola eleger apenas uma
> variedade linguística (aquela cujo padrão é restrito a usos supercontrolados
> da língua portuguesa) para tratar em sala de aula, terei de defender que tal
> escola não poderá mencionar o conceito de língua como expressão de uma
> cultura, nem poderá levar aos seus alunos as letras de luiz gonzaga e do
> rap, os poemas de patativa do assaré, os magníficos contos e romances de
> guimarães rosa, o qual certa vez afirmou:
>
>
>
> “rezei, de verdade, para que pudesse esquecer-me, por completo, de que
> algum dia já tivessem existido septos, limitações, tabiques, preconceitos, a
> respeito de normas, modas, tendências, escolas literárias, doutrinas,
> conceitos, atualidades e tradições – no tempo e no espaço”.
>
>
>
> têm pipocado no brasil momentos de intolerância - sobretudo em relação ao
> homossexualismo e à linguagem - que guardam muita semelhança com
> manifestações de xenofobismo ocorridas em países da europa. isso me faz crer
> que mais do que nunca é hora de praticarmos a diversidade, as diferenças,
> com seus conflitos e encontros, de refletirmos sobre tudo isso, em casa, na
> escola, em todos os espaços possíveis.
>
> a respeito da língua: se a escrita alfabética nasceu para espelhar a fala
> e, com o tempo, escrita e fala passaram a alimentar-se mutuamente, se a
> língua é um fenômeno dinâmico e fruto de uma imensurável interatividade, se
> a linguagem nos consitui, nos diferencia, nos identifica, negar a
> diversidade linguística não seria negar o processo formador da linguagem
> para favorecer uma imagem de língua que não corresponde à realidade?
>
> imaginemos se a escola elegesse apenas o vocabulário do classicismo como
> digno de constar do conteúdo da disciplina de artes. todos os outros estilos
> estariam fora do currículo, toda a infinidade de possibilidades de criação e
> todo o conhecimento (de uma época, de lugares, de formas de vida, trabalho e
> festas etc) advindos deles seriam ignorados em sala de aula.
>
> querida amiga, com certeza, a escola que queremos e praticamos não é aquela
> à qual cabe julgar formas de expressão e sim aquela que cria oportunidades
> para que o aluno possa conhecer as mais variadas formas de expressão,
> refletir sobre elas e optar pelas que mais lhe convierem nos diferentes
> momentos de sua vida.
>
>
>
> assim, a linguagem da escola deve ser todas as linguagens do mundo."
>
>
> --
> Giovana de Sousa Rodrigues - Redatora
> DIVCOL/DIRLEG - Câmara Municipal de Belo Horizonte - CMBH
> (31) 3555-1309
> giovana.divcol em gmail.com
>
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