[gial] Apresentação e primeiro questionamento

Paulo Maynar paulomaynar em institutoht.com.br
Sexta Junho 17 10:50:26 BRT 2011

Olá pessoal,

Meu nome é Paulo Maynar e gostaria de me apresentar ao grupo. Sou natural
de São Paulo-SP e fui convidado pelo Hélio Teixeira para coordenar as
diversas interfaces de relacionamento do Instituto Hélio Teixeira (IHT).
Para exercer essa função fui designando para a ocupar o posto de gerente
de relacionamento do IHT.

Nesta minha primeira intervenção gostaria de ouvir a opinião do grupo
sobre uma questão cada vez mais corriqueira nos dias atuais: licitações
públicas para aquisição de produtos digitais.

Essa minha preocupação surgiu quando um amigo me fez o seguinte relato:

"No ano de 2009 o Governo de Minas abriu uma licitação para adquirir
imagens de satélite de todo o estado de Minas Gerais. A licitação ocorreu
normalmente sendo as imagens de domínio público. Acontece que eu não moro
em Belo Horizonte e não tenho como ir lá pessoalmente levar as mídias para
fazer cópias dos arquivos (não sei quantas mídias seriam necessárias, já
que os arquivos devem ser gigantes). O órgão responsável pela licitação
disse que em "breve" as imagens estariam disponíveis para qualquer cidadão
na internet, mas já estamos quase na metade de  2011 e nada disso
acontecer (as imagens já estão ficando desatualizadas)".

Fica a pergunta: Não seria interessante, sei lá, na lei de licitações,
quando ocorrer processo licitatório que envolva arquivos digitais e de
domínio público, a empresa vencedora ter que disponibilizar na internet,
por conta própria, durante um certo período, esses arquivos, para que
qualquer cidadão possa copia-los.

Enfim, o que sugerem?

Abraços

--