[gial] Reenviando questionamentos sobre Sessão Itinerantes

EDNEZIO SANTIAGO ednezio em ednezio.com
Domingo Julho 3 21:26:33 BRT 2011

Prezado Severino,

Conhece este poema de João Cabral de Melo Neto

MORTE E VIDA SEVERINA

O meu nome é Severino,
como não tenho outro de pia.
Como há muitos Severinos,
que é santo de romaria,
deram então de me chamar
Severino de Maria
como há muitos Severinos
com mães chamadas Maria,
fiquei sendo o da Maria
do finado Zacarias.

Mais isso ainda diz pouco:
há muitos na freguesia,
por causa de um coronel
que se chamou Zacarias
e que foi o mais antigo
senhor desta sesmaria.

Como então dizer quem falo
ora a Vossas Senhorias?
Vejamos: é o Severino
da Maria do Zacarias,
lá da serra da Costela,
limites da Paraíba.

Mas isso ainda diz pouco:
se ao menos mais cinco havia
com nome de Severino
filhos de tantas Marias
mulheres de outros tantos,
já finados, Zacarias,
vivendo na mesma serra
magra e ossuda em que eu vivia.

Somos muitos Severinos
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas
e iguais também porque o sangue,
que usamos tem pouca tinta.

E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte
de fome um pouco por dia
(de fraqueza e de doença
é que a morte severina
ataca em qualquer idade,
e até gente não nascida).

Somos muitos Severinos
iguais em tudo e na sina:
a de abrandar estas pedras
suando-se muito em cima,
a de tentar despertar
terra sempre mais extinta,

a de querer arrancar
alguns roçado da cinza.
Mas, para que me conheçam
melhor Vossas Senhorias
e melhor possam seguir
a história de minha vida,
passo a ser o Severino
que em vossa presença emigra.

E TEM OMUITO MAIS...

Severino,

Compreendo o que sente. Já fui Vereador há mais de vinte anos e nada mudou!
As espreanças e decepções são as mesmas. O avanço é muito lento.

Aqui, ai e alhures termina do mesmo jeito: uma morte severina!!!

Atenciosamente,

Ednézio Carvalho Santiago   www.ednezio.com

Celular: (75) 81739398
Email:   ednezio em ednezio.com
MSN: diretoria em diariodomunicipio.com.br

www.diariooficialdomunicipio.com.br               www.psicorpo.com.br

"Impossível viver sem saber reviver. Mario Benedetti."

*Técnico em Contabilidade, Pós-Graduado em Administração Pública Municipal,
em Psicopedagogia e Psicanálise Clínica, Master em PNL.