[gial] Ajuda sobre Redação de Documento Legislativo

Caleb calbesms em gmail.com
Quinta Fevereiro 10 07:21:50 BRST 2011

Ave, caríssimos gial's :)
Meu cordial bom dia a todos na lista.

Preciso de uma opinião dos amigos a respeito de redação de atas e de pareceres das Comissões Permanentes, principalmente na seara das Comissões de
Justiça e Redação e da Comissão de Finanças e Orçamento.

A Secretaria da Câmara tem sido sistematicamente criticada por um vereador local quanto à redação das atas das sessões como um todo e especificamente
quanto ao tempo dos verbos e ao vocabulário usado para contornar os erros de português e as dificuldades de expressão dos vereadores menos lapidados
nas artes da oratória - nem sempre dá para escrever" ipsis leteris" o que alguns de nossos ilustres edis vocalizam... às vezes é necessário, sim,
transcrever o sentido do pronunciamento.

Tenho absoluta certeza de que a qualidade e fidelidade de nossas atas são bastante razoáveis - para dizer o mínimo... e para manter uma saudável
modéstia... - mas antes de ser um pouco mais assertivo na defesa de nosso trabalho diante do nobre vereador eu quero revisar a minha "lição de casa" e
fazer uma auditoria bem honesta do trabalho de redação que atualmente fornecemos a nossos gestores: os vereadores de nossa Câmara Municipal.

Minhas referências têm sido os Manuais de Redação dos Poderes das esferas Estaduais e Municipais obtidos através dos respectivos portais web mesclados
com as referências de minha vida profissional, e minha atual idéia inicial é desenvolver um pequeno Guia impresso que sirva de referência a
funcionários e vereadores.

Assim sendo, eu gostaria de saber se os amigos podem me fornecer mais referências sobre o assunto; qualquer indicação, bibliografia ou conselho será
bem-vindo. Obviamente, se dispuserem de algum Manual ou Regulamento que esteja em uso em vossas Casas Legislativas e que seja com Licença de Uso que
possibilite sua livre adaptação e modificação para servir como meu  ponto de partida, isso seria uma valiosa ajuda.

Por oportuno, aproveito para ressaltar que antevejo o mesmo embate de paradigmas quando começarem as reuniões da Comissão de Justiça e Redação, da
qual o nobre vereador é Presidente e eu serei o redator de atas das reuniões e auxiliarei o Assessor Legislativo na composição de alguns pareceres.

Ah!  Ia esquecendo, temos dois de nossos vereadores cadastrados como participantes da lista, talvez eles também se manifestem. Trata-se da ver.
Neuzair Barbosa e do ver. Eduardo Estellita, ambos membros da nova Mesa Diretora eleita em Dezembro passado.

Muito grato pela atenção dos amigos.
E antecipadamente grato pelas opiniões e ajudas.

Cordialmente,
Caleb Pereira Pedroso
Secretário Administrativo