[gial] Artigo sobre o portal AUDESP

Jose Eduardo jedumendes em terra.com.br
Sexta Maio 21 23:23:59 BRT 2010


“Um quebra-cabeças legal: será que o cidadão consegue resolver? (AUDESP)”

 

 

O título exprime de forma animada e ao mesmo tempo tranquila, o que sentimos
quando acessamos o portal AUDESP, que faz parte do sítio da internet do
Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Por trás da ilustração, há um
“quebra-cabeças” complexo de sistemas integrados que resolvem a transação de
informações sobre os municípios paulistas, que cumprem com a prestação de
contas desde a implantação piloto em 2007. Ainda há todo um apoio de
sistemas de contabilidade para as peças de planejamento e demais informações
em ambiente integrado, para o envio dos arquivos eletrônicos do PPA, LOA,
LDO entre outros.

O que nós observamos é um impacto importante na dinâmica do processo de
prestaçao de contas: o fato de o cidadão comum ter acesso às informações. O
ambiente permite que qualquer pessoa que acesse o portal, possa acompanhar
ou mesmo verificar o que está sendo auditado no município. Mesmo com
documentos fotocopiados (não eletrônicos), o portal expõe a informação para
o nosso personagem: o “usuário-cidadão”. Inclusive, diga-se de passagem, o
sistema também “descansa” em alguns fins-de-semana e mostra isso plenamente
como destaque, demonstrando que perfeição não existe, há dificuldades e
desafios a serem superados todos os dias.

Então, o que pretendemos demonstrar é que caminhamos para uma plenitude de
uso da tecnologia da informação no setor público, gerando impactos positivos
apesar das dificuldades. O usuário-cidadão percebe de forma lúdica ao
iniciar os primeiros acessos ao portal e a partir de então, começa a aguçar
a curiosidade em saber como é o gasto do erário no município vizinho,
afinal, no município que ele pertence, está tudo certo! Certo? Não sei. O
que falta? Entender melhor, estar afinado com as informações públicas
prestadas, conhecer e saber o que está sendo publicado. Como se apresenta ou
deve se apresentar um ferramental imenso de prestação de contas? O
usuário-cidadão, não pode e não deve aparecer como um mero espectador de um
sítio colorido. Apesar de toda a tecnologia envolvida, os gestores do portal
devem lutar pela transparência sempre, mas, em níveis ou camadas que vão se
transformando aos poucos como degraus de uma escada, que levem o nosso
usuário-cidadão a níveis maiores de entendimento, dentro de um processo
constante de estímulo. 

Afinal, ensinar a lidar com um “quebra-cabeças” é talvez o nosso maior
desafio, não como gestores comuns, mas, como participantes de um novo país.

 

Artigo escrito por Jailta Cavalcante e José Eduardo Mendes

Alunos do curso de Gestao de Politicas Publicas EACH-USP

 

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