[gial] RES: [GIAL] Poder Legislativo na República Vargas e o interesse público

Kelly Soares kellyconsultoria em hotmail.com
Quinta Maio 13 00:10:20 BRT 2010

Luís, demais colegas...

diante de suas palavras, das demais já lidas por mim nessa discussão, da qual a semana apertada me impede de participar com mais assiduidade, e ainda me lembrando das considerações feitas a mim, hoje, por um prefeito de interior mineiro, estou a prestes a (mas, não vou ainda liquidar essa fatura) acreditar que, na prática, o que temos em nossa república é muito mais MERITOCRACIA do que DEMOCRACIA.
Essas práticas aqui relatadas, e situações do tipo: indicação para composição de cortes superiores, tribunais de contas, órgãos públicos diversos, conselhos municipais, lideranças sociais, enfim.... as velhas e viciadas práticas, e todas elas apadrinhadas por uma legislação elaborada com o mesmo fervor, contribuem sobremaneira para que a democracia seja um sonho de revolucinários, quase adormecido, quase esquecido, quase utópico...
Penso que diante dos modelos institucionais que temos, fica dificil falar em real democracia, em participação social efetiva, em controle social eficaz e mais ainda de sociedade justa e distribuição de renda. Ah!!..me esqueci... acrescento à colocação de um colega da lista, ao expor seu pensamento sobre a subserviência dos parlamentares, a situação de vereadores semi analfabetos, que se elegem pela permissão suprema da CF e que são, sem sombra de dúvida, manipulados por um grupo mais eloquente, que adivinhem!!!!... é sempre de situação!.... precisamos começar a pensar num novo modelo institucional ou ficaremos nesse discurso insatisfeito ad eternum!

Um abraço

Kelly