[gial] Como o Design pode transformar vidas

Segunda Dezembro 20 18:06:02 BRST 2010

Oi Weliton

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a gentileza do seu
comentário. Nos dias de hoje, é preciso realmente ter coragem para
defender o que acreditamos.

Voltando a nossa discussão. Infelizmente a visão dominante no serviço
público é a do "fazer para a comunidade;" Uma postura que além de
arrogante e presunçosa, é absolutamente improdutiva. Ou como você bem
observa, "inóqua e sem nenhum valor prático."

O arranjo institucional-organizacional baseado na hierarquia rígida e
no chamado "expertise centralizado," ainda dominante na máquina
pública nos dias de hoje, já está mais do que ultrapassado. É hora de
descer dos nossos pedestais e ouvirmos aqueles para os quais (ao menos
supostamente!) estamos trabalhando.

Se não formos capazes de ouvir os nossos clientes, nunca seremos
capazes de resolver os seus problemas. Apesar de ser algo BÁSICO em
gestão, o que vemos na PRÁTICA (o melhor referencial de verdade jamais
inventado!) é um grupo de ILUMINADOS (reunidos em uma sala refrigerada
em Brasília ou em qualquer outro lugar...) resolvendo problemas que
eles ACHAM que conhecem bem. O resultado dessa visão, todos nós já
sabemos...

Grande abraço

Hélio Teixeira

Em 20 de dezembro de 2010 11:24, weliton Marques
<welitonmarquez em gmail.com> escreveu:
> Meu caro Helio,
>
> Achei muito interessante sua abordagem.Em geral temos muitas idéias, algumas
> delas muito boas, entretanto estamos sempre elabarando algo para os outros e
> quase nunca com eles.
> Vejo aqui na Câmara de Irecê uma série de projetos e idéias "brilhantes" que
> os proponentes nem ao menos se deram ao luxo de conversar com as pessoas
> envolvidas.Na maioria esses projetos se transformam em leis inóquas,sem o
> menor valor prático.
>
> Acho esse tema impotantissímo.
> Parabéns pela resignação em defender o que acredita.

Hélio Teixeira
http://novodialogo.com.br/