[gial] Nova seção no Chapa (Comunicação Digital)

Sexta Setembro 11 11:50:53 BRT 2009

Pessoal,

Estamos inaugurando um novo espaço de interação e compartilhamento no
Chapa. Ultimamente, acredito que pela grande projeção conquistada pelo
Chapa Branca nos últimos tempos, temos recebido cada vez mais
questionamentos de leitores com dúvidas sobre comunicação digital,
mídias sociais, estratégias de comunicação online, web design, enfim,
muita coisa mesmo.

A todos respondemos prontamente (obviamente, dentro das nossas
limitações). Então me ocorreu: por que não criar um espaço para
compartilhar essa interações? Por que não compartilhar com todos o
conhecimento gerado nesses diálogos? Bingo!!!! Assim nasceu a idéia de
criar esse novo espaço de colaboração e diálogo com os nossos
leitores.

Para inaugurar a nossa coluna, vamos responder a pergunta abaixo,
enviada por Samara Augusto do Rio de Janeiro-RJ (que gentilmente nos
permitiu publicizar aqui as suas "agruras" rsrsrs):

Acabei de ser escolhida para chefiar a Gerência de Comunicação Digital
da empresa onde trabalho. Ontem, meu chefe me fez uma pergunta cuja
resposta eu desconheço completamente. Ele queria saber qual a melhor
(ou as melhores) ferramenta(s) para monitorar os diálogos onde a nossa
empresa e/ou produtos são mencionados nas redes sociais, blogs,
foruns, web sites, podcasts... enfim, ele quer saber
onde/como/quando/por quem e em qual contexto o nome da nossa empresa e
dos nossos produtos estão sendo citados em toda a internet social. Em
primeiro lugar, gostariade saber se é possível fazer isso? Se sim,
gostaria de saber se existem ferramentas que ofereçam essas
informações em uma única interface? E, dentre elas quais são as
melhores, levando em consideração a "relação custo/benefício" (meu
chefe adora essa expressão!!! rs). Confesso que ainda estou em dúvida
se ele quis apenas me testar, ou se ele realmente não sabia, o que
acho difícil pois ele acabou de chegar de viagem da nossa matriz (na
Inglaterra) onde participou de um curso sobre "mídias online". Você
poderia me ajudar a responder essas perguntas. Prometi a ele que até
amanhã apresentaria um relatório completo sobre o assunto. (Pergunta
enviada por Samara Augusto, do Rio de Janeiro-RJ)

Vejam a resposta no endereço: http://comunicacaochapabranca.com.br/?p=8164

Grande abraço,

--
Hélio Teixeira