[gial] Trajédia que a gente não quer que aconteça

inaciojunior em usp.br inaciojunior em usp.br
Quinta Abril 30 17:22:53 BRT 2009

Companheiro,

O que o povo quer eu não sei, mas talvez o seu Ciço dê uma pista...

Inté

Inácio

Depoimento de Antonio Cícero de Souza

?Então veja, o senhor fala ?Educação? daí eu falo ?educação?. A
palavra é a mesma, não é ? A pronúncia, eu quero dizer. É uma só. Mas
então eu pergunto pro senhor: é a mesma coisa ? É do mesmo que a gente
fala quando diz essa palavra ? Aí eu digo: ?Não?. Eu digo pro senhor
desse jeito: ?Não. Não é.?  Eu penso que não.
Educação... quando o senhor chega e diz educação vem do seu mundo, o
mesmo, um outro. Quando o senhor fala a palavra conforme eu sei
pronunciar também, ela vem misturada no pensamento com isso tudo,
recursos que no seu mundo tem.  Quando eu falo, o pensamento vem dum
outro mundo. Um que pode ser até vizinho do seu, vizinho assim, de
confrontante, mas não é o mesmo.  A escolinha cai-não-cai alí num
canto da roça, a professorinha dalí mesmo, os recursos, tudo como é o
resto da regra do pobre. Estudo ? Um ano, dois, nem três. Comigo não
foi nem três.
Porque é assim desse jeito que eu queria explicar pro senhor. Tem uma
educação que vira o destino do homem, não vira? Ele entra alí com um
destino e sai com outro. Quem fez ? Estudo, foi estudo regular, um
saber completo. Ele entra dum tamanho e sai de outro. Parece que essa
educação que foi a sua tem uma força que tá nela e não tá. Como é que
um menino como eu fui mudá num doutor, num professor, num sujeito de
muita valia?
O senhor faz a pergunta com um jeito de quem sabe já a resposta. Mas
eu explico assim. A educação que chega pro senhor é a sua, da sua
gente, é pros usos do seu mundo. Agora, a minha educação é a sua.  Ela
tem o saber da sua gente e ela serve pra que mundo? Não é assim mesmo?
(...) Menino aqui aprende na ilusão dos pais; aquela ilusão de mudar
com o estudo, um dia. Mas acaba saindo como eu, como tantos, com umas
continhas, uma leitura. Isso ninguém vai dizer que não é bom, vai?
Mas pra nós é uma coisa que ajuda e não desenvolve.
?Educação?.  É por isso que eu lhe digo que a sua é a sua e a minha é
a sua. Só que a sua lhe fez. E a minha?

A gente manda os meninos pra escola. Quem é que não manda?  Só mesmo
um sujeito muito atrasado...  Podiam tá na roça com o pai, mas tão na
escola. Mas quem é pobre e vive nessa descrença de trabalhar dum
tanto, a gente crê e descrê.
Menino desses pode crescer sem um estudosinho que seja, da escola ?
Não, não pode. O meu saberzinho que já é muito pouco, veio de aprender
com os antigos, mais que da escola, veio a poder de assunto, mais do
que de estudo regular. Finado meu pai já dizia assim. ?Mas pra esses
meninos quem sabe o que espera?? Vai ter vida na roça pra eles todo o
tempo? Tá parecendo que não...  E, me diga, quem é quem na cidade sem
um saberzinho de estudo? Se bem que a gente fica pensando:  o que é
que a escola ensina, meu Deus?  Sabe, tem vez que eu penso que pros
pobres a escola ensina o mundo como ele não é.?

Antonio Cícero de Souza
Lavrador de sitio entre Andradas e Caldas, no sul de Minas Gerais

Este depoimento foi editado. O texto completo pode ser lido na
coletânea A questão politica da educação popular , organizada por
Carlos Rodrigues Brandão e publicada pela Brasiliense, São Paulo,1985.

Citando damiem em usp.br: