[gial] Projeto de Lei (sugestão) de convênio médico a servidores Municipais

Kelly Soares kellyconsultoria em hotmail.com
Quarta Abril 8 16:35:52 BRT 2009

Sérgio Luiz,

Muito bom seu comentário, porque não só estes, mas, vários dos problemas sociais que enfrentamo no país, para mim tem a mesma solução enraizada.

"Mobilização social pode ser a resposta", como você mesmo diz, sem dúvida para mim, seria a solução para a maioria das mazelas sociais que vivemos no país. Mas, o que me impressiona é que o brasileiro se contenta com certas ofertas que no fundo, tendem a manter o círculo vicioso da miséria, do desconhecimento, dentre outras coisas, mantendo uma relação de certa dependência que impede o país de avançar rumo ao desenvolvimento. Fico pasma de ver países que passaram por problemas sociais mais complexos que o Brasil darem a volta por cima e se organizarem como grandes potências mundiais. O Brasil, apesar dos passos rumo aos avanços, ainda engatinha, principalmente se compararmos dados mais complexos que mostram a avaliação de desenvolvimento nacional. Vamos ver por exemplo, que, apesar da sustentação de que o país evoluiu um pouco aqui, outro tanto ali, ainda continua com índices baixos de PIB, índices consideráveis de analfabetismo, de mortalidade infantil, de mortalidade por doenças como a dengue, febre amarela, dentre outras, e índices muito altos de má distribuição de renda, ou seja, guardadas raras exceções, não desenvolvemos em absolutamente nada. Há apenas uma fumaça de desenvolvimento pairando sobre o país, que, pelo menos por enquanto, benefício trouxe para os proprietários de grandes fortunas, e para estrangeiros que aqui se aportam para exploração de uma mão de obra a baixo custo. Enquanto isso, assistimos à privatização de grandes potências estatais, que hoje minam lucros imensos, que só não existiam quando o Estado administrava.

Bom... melhor parar por aqui, porque aqui vão outros tantos temas para boas discussões...

Voltando ao comentário do Sérgio Luiz, penso que é por aí: "mobilização social pode ser a resposta". Resta saber se os reféns da bolsa família ou dos programas do PAC, dentre outros vão querer se mobilizar.

Kelly Cristina O. Soares